Exército colombiano denuncia ataque das Farc a partir do Equador

BOGOTÁ, 26 Abr 2008 (AFP) – O comandante do Exército da Colômbia, general Mario Montoya, denunciou neste sábado que a guerrilha das Farc executou na sexta-feira, a partir do Equador, um ataque com explosivos que deixou um oficial ferido.

“Ontem (sexta-feira) às 11H15 locais (13H15 de Brasília) foram lançados cinco cilindros carregados de explosivos do território equatoriano para o território colombiano. O soldado Uriel Muñoz sofreu uma fratura e ferimentos no tórax”, disse à imprensa.

O general, que qualificou o ataque como um “atentado terrorista”, o atribuiu à frente 48 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

A denúncia militar colombiana acontece em meio à tensão diplomática com o Equador, após a ruptura de relações por parte de Quito depois do ataque do Exército colombiano a uma base das Farc situada em território equatoriano, perto da fronteira, no dia 1º março.
Folha online

Rizzolo: As Farc tem com certeza bases no Equador e conta com a complacência de Correa, um esquerdista de primeira linha. A Colômbia denuncia há vários anos que as Farc utilizam o território do Equador para preparar ataques contra as Forças Armadas e para fugir da perseguição militar, em meio ao conflito interno de mais de quatro décadas com milhares de mortos.

O grande problema dos governos neopopulistas é que na sua essência existe a cumplicidade ideológica que em nome dela tudo é permitido. A tentativa de se espalhar a guerrilha a partir de países da América Latina é grande, prova disso é a nova visão do governo americano em determinar comandos militares específicos para atuarem na América Latina, se preciso. É claro que o governo equatoriano vai negar essa incursão, no meu entender as acusações procedem. Todo cuidado é pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: