FHC atribui alta dos alimentos ao aumento da demanda

RIO – O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) atribuiu o aumento da inflação mundial dos alimentos principalmente ao aumento da demanda. “E, na verdade, há um pouco de especulação também”, disse. O ex-presidente considera “um exagero” afirmar que o aumento da inflação seja por conta dos biocombustíveis. “Há um certo efeito. Não da cana-de-açúcar, que não compete com a alimentação, pelo menos até agora. Mas há a questão dos Estados Unidos, do milho”, afirmou.

Segundo o ex-presidente, o aumento da demanda por alimentos é positivo, mas “até que se ajuste a oferta, leva tempo”. Por isso, considera que “algumas ações têm de ser tomadas para evitar que os preços disparem e que a fome maltrate ainda mais as populações pobres”.

Fernando Henrique deu as declarações ao chegar para a reunião da Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia, fundada por ele e pelos ex-presidentes da Colômbia, Cesar Gaviria, e do México, Ernesto Zedillo.
Agência Estado

Rizzolo: Bom, mas isso é o óbvio, a Ásia principalmente a China está consumindo mais alimentos, e quando me refiro a alimentos considero vegetais e animais. Como a maior parte da população consome carne animal, os animais também consomem mais alimentos até o abate, portanto a cadeia aumenta. Um dos maiores argumentos dos segmentos vegetarianos da atualidade, é que se os seres humanos não consumissem carne animal sobraria mais alimento para a humanidade, vez que os animais estariam fora da cadeia de consumo.

Quanto a afirmativa de FHC, é claro que o aumento dos alimentos não se dá única e exclusivamente face aos biocombustíveis, mas como se diz em inglês ” it helps”. A utilização do milho como matéria-prima para os combustíveis é condenável, contudo a cana-de-açúcar é a grande opção. Não podemos esquecer que precisamos regulamentar com urgência o plantio dessa cultura, medida que já está sendo implementada pelo governo federal. Vamos ver se isso é sério..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: