Para Lula, PT deveria ter autorizado aliança em BH

Após o PSDB confirmar que apoiará informalmente Márcio Lacerda, candidato da aliança PSB-PT em Belo Horizonte (MG), como exigiu a Executiva Nacional petista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a instância nacional do PT deveria ter autorizado os tucanos a participar da coligação.

“Eu confesso que, depois de o PT de Minas aprovar, municipal e estadual, depois da convenção aprovar, eu acho que direção nacional do partido poderia tranqüilamente ter confirmado tudo o que aconteceu. Se tivesse que fazer uma repressão ao (Fernando) Pimentel (prefeito de Belo Horizonte), que a fizesse em segredo, porque o jogo estava sendo feito à luz do dia. Todo mundo sabia o que estava acontecendo em Minas”, afirmou Lula após participar de evento em Itajubá (MG).

Para o presidente, a aliança era plenamente aceitável e seria uma “loucura” relacionar a disputa municipal em Belo Horizonte com as eleições presidenciais em 2010.

“Cada cidade, em se tratando de eleição municipal, faz o acordo que for possível fazer e o que for melhor para que ganhe o candidato que o governo apóia. Em Belo Horizonte, o prefeito e o governador (Aécio Neves, do PSDB) têm um acordo e lançaram um candidato do PSB. O PT tem a vice e, portanto, é plenamente aceitável, viável e importante. A participação de Aécio é importante, pois vai ajudar a eleger o candidato”, afirmou.

Entretanto, o presidente ressalvou que o assunto está encerrado. “Não dá para fazer um cavalo de batalha. Estamos a três meses das eleições. O negócio é ir para rua e ganhar as eleições. Eu terei o imenso prazer de participar de um comício em Minas Gerais. Eu vou participar pouco das eleições, mas Belo Horizonte é uma das cidades que eu quero ir”, completou o presidente.

Folha online

Rizzolo: Isso comprova mais uma vez que o presidente Lula já se descolou do PT há muito tempo. Aliás uma decisão extremamente sábia, vez que com isso se torna imune às questões que já comprometeram a imagem do partido Na verdade Lula tem razão, na esfera municipal não haveria sequer nenhum problema, tampouco macularia o debate para 2010. Contudo, a ala raivosa petista que entende ser politicamente maior do que todos, jamais aceita coligar-se com o PSDB, e mais uma vez o que observamos é um retrocesso na evolução política nesse País. Uma pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: