Ações da PF ajudam popularidade de Lula, diz jornal suíço

‘Le Temps’ diz que, apesar do aumento das ações, elite brasileira não fica presa por mais de um par de horas

SÃO PAULO – As ações da Polícia Federal são uma bandeira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde que assumiu a Presidência em 2003, e o ajudaram a recuperar a popularidade perdida na época do mensalão, em 2005. A avaliação é do jornal suíço Le Temps, que traz uma série de reportagens sobre o País no combate aos crimes financeiros, na edição desta terça-feira.

A publicação tratou ainda da participação de bancos suíços em crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, e explicou a recente operação que resultou na prisão do banqueiro do Opportunity, Daniel Dantas, o megainvestidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta.

O Le Temps afirma que Lula investiu na PF com aumento do efetivo, modernização de procedimentos e combate aos “maus elementos”. As operações passaram a ter como alvo um maior número de representantes da elite econômica do País e também de juízes, funcionários e políticos acusados de corrupção. E servem, ainda segundo a publicação, para afirmar que a corrupção nunca “foi tão combatida” e que a polícia “ajuda a aprofundar a democracia”.

No entanto, o jornal ressalta que a tal elite brasileira não fica presa por mais de um par de horas. “Apesar dos avanços, os delitos financeiros e a corrupção de agentes públicos continuam impunes. O Brasil possui leis necessárias, mas os tribunais são lentos e a possibilidade de recursos, infinita”, diz a publicação.
Agência Estado

Rizzolo: Infelizmente essa é a imagem do Brasil no exterior. Tenho insistido em meus comentários, que a questão da impunidade não só impressiona aos pobres do Brasil, mas de certa forma o conceito de justiça aplicado no Brasil aos olhos do exterior. Ou será que também a imagem do Brasil no exterior de nada vale? Precisamos construir um Brasil justo, e as ações da Polícia Federal dentro da legalidade reforçam essa necessidade, que conta sim com o apoio maciço do povo brasileiro. Questões de interpretação na aplicação da Lei devem ser muito bem analisadas, quer em relação aos ricos e aos pobres, para que enfim tenhamos um Brasil justo, coerente, e com uma imagem melhor do que a relacionada na matéria acima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: