BRASÍLIA – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a viajar aos Estados Unidos a partir de amanhã para realizar visitas até o fim do mês a instalações militares. No Estado de Nevada, Jobim conhecerá a Base Aérea de Nellis e, no Estado da Flórida, visitará o Comando Sul (SOUTHCOM), o Comando de Operações Especiais e a Joint Inter-Agency Task-Force.
O despacho presidencial autorizando o afastamento de Jobim do País está na edição de hoje do “Diário Oficial da União”. O jornal publica também autorização de Lula para o ministro das Comunicações, Hélio Costa, tirar férias até o próximo dia 26. Costa embarcou ontem para a Argentina e deverá retornar ao trabalho na segunda-feira.
O início das férias do ministro das Comunicações estava previsto para o sábado passado, mas, nesse dia, ele teve que participar, como mediador, de reunião entre dirigentes da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e representantes dos funcionários, na qual a paralisação foi encerrada.
Agência Estado
Rizzolo: Se analisarmos o cenário internacional na América Latina, podemos inferir que a Venezuela está investindo de forma maciça em armamento. Para que eu não sei. Ameaça dos EUA, hoje não existe, é uma bobagem em termos de realidade. A verdade é que o Brasil face ao seu território precisa reequipar suas Forças Armadas, e essa visita é de bom alvitre.
Estamos chegando a um ponto em que não nos resta outra saída a não ser nos aproximarmos dos EUA, até porque a Rússia, China e a Coréia do Norte, estão de “mãos dadas com Chavez”, e não vai ser com ” tapinha nas costas” que manteremos nossa soberania e respeito em relação aos nossos vizinhos; não que a Venezuela tenha aspirações imperialistas, mas sinceramente entendo a Venezuela de Chavez como um regime atualmente instável e não confiável, face aos documentos relacionados entre o governo da Venezuela e as Farc.
Alem disso, uma notícia preocupante, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que a cooperação militar entre Caracas e Moscou continuará e deu a entender que a Rússia deveria estabelecer uma base militar em solo venezuelano, informou a mídia russa. E nós como ficamos ?
Deixe um comentário