Sobrinho neto de Hitler se converteu ao judaísmo

Uma nota publicada no site do Aish.com, site israelense, que pertence a uma reconhecida organização judaica que transmite valores judaicos, afirmava que o sobrinho neto do Hitler vive atualmente em Israel e que se converteu ao judaísmo. Trata-se do Dr. Daniel Brown (nome fictício) que trabalha há anos em uma reconhecida Universidade Israelense e é professor em temas judaicos. Brown vive em Israel há 35 anos e conta que seus filhos eram ofendidos por companheiros de escola quando descobriam sua origem. Segundo Brown muitos descendentes de alemães se converteram ao judaísmo. A maioria deles vive em Israel e se converteu de acordo com a tradição ortodoxa.

“O nome da minha avó era Erna Petra Hitler. Depois da guerra tirou a letra T e ficou Hiler”, conta Brown. “Seu segundo marido se chamava Hans Hitler, que era sobrinho do Fuhrer. “Mas ele não sabia de nada, era suave e amável”, completa Daniel. Minha avó era uma nazista extrema. Antes mesmo da guerra já acreditava na ideologia nazista e assim continuou, durante e depois dela. Ela se orgulhava de ter um sogro, que era irmão de Hitler. Por mais que este estivesse fora do âmbito político e fosse proprietário de um café em Berlim, a elite nazista freqüentava o café por simpatizar com a idéia de o dono ser irmão do Fuhrer.

“Quando meus avós nos visitavam eles chegavam em uma Mercedes preta, que era um símbolo de status, e este chamava a atenção quando entrava no simples bairro que minha mãe e eu vivíamos”, prossegue Brown. Daniel, filho de pais protestantes e servidores do Wermacht, nasceu em Frankfurt em 1952. Mas Brown foi criado apenas por sua mãe, pois logo apos o divórcio seu pai abandonou a casa em que moravam.

Brown disse que sua mãe sempre lhe contou toda a verdade do ocorrido, e que quando descobriu o livro “Mein Kampf” o leu imediatamente. Apesar de sua família tê-lo encorajado a entrar no exército, Brown virou um pacifista alegando questões religiosas e conseguiu ser liberado. Começou a estudar Teologia e em um de seus cursos aprendeu sobre Judaísmo e Hebraico. Diz ter se surpreendido pelo que estudou.

“Quanto mais estudava Judaísmo, mais encontrava motivos que me incomodavam a respeito de minha fé”, afirmou Daniel. Em 1977 decidiu visitar Israel e estudar na Universidade de Jerusalém um pouco mais sobre judaísmo. Brown conta que acabou ficando mais tempo e acabou estudando na Yeshivá Mercaz Harav. Ele considera que sua conversão não foi influenciada como um modo de expiar os pecados de seus familiares, mas sim por questões religiosas e teológicas pessoais. Em 1979 converteu e casou-se com uma alemã, também convertida e acadêmica. Conta que sua mãe o aceitou como judeu, talvez por medo de perder seu único filho. Ela também presenciou a cerimônia de Bar-Mitzvá de seus três netos.

Brown relata que quando seu filho participou da Marcha da Vida, na Polônia, e visitou os campos de concentração se sentiu péssimo: “Estive nos campos de concentração e pensei como os avós de todos meus companheiros estavam dentro do campo e meu avô do lado de fora. Meus companheiros foram a estes campos por seu passado e eu fui para observar, me senti muito mal”, revela o filho de Brown. Dr. Brown conta que nunca escondeu sua origem e que uma vez um aluno da universidade falou: “Talvez seu avô fez sabão do meu avô”.

Também diz que há pelo menos 300 alemães convertidos ao judaísmo e que vivem em Israel. Os casos mais conhecidos são os de; Katrin Himmler, a segunda sobrinha do comandante nazista da SS Heinrich Himmler que se casou com um israelense e a de Oscar Ada, membro da Luftwaffe que mudou de nome para Asher, se casou com uma sobrevivente do holocausto e atualmente trabalha como guia turístico em Israel.

Fontes: “La voz Judia” e “Jewish Action, the magazine of the OU” – Traduzido por Fernando Bisker (JCLE Morashá).

Rizzolo: Aos olhos de Deus ele não é sobrinho neto de Hitler, é um ser humano, e seu ato de conversão nada tem a ver com as atitudes perpetradas por Hitler. De qualquer forma é curiosa a notícia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: