Sem pedir desculpas a Darwin, Vaticano aceita Evolução

O Vaticano disse nesta terça-feira (16) que a Teoria da Evolução das Espécies é compatível com a Bíblia, mas não planeja um pedido de desculpas póstumo a Charles Darwin pela fria recepção dada a ele há 150 anos.

A notícia foi dada nesta terça-feira (16) pela manhã na sala de imprensa da Santa Sé, durante a apresentação do Congresso Internacional sobre os 150 anos da “Evolução das Espécies”, de Charles Darwin.

O arcebispo Gianfranco Ravasi, o ministro da Cultura do Vaticano, deu a declaração durante o anúncio da conferência de cientistas, teólogos e filósofos.

A 150 anos da publicação da Origem das Espécies, de Charles Darwin, cientistas de várias disciplinas e filósofos — que professam um credo religioso e agnósticos — chamados do mundo inteiro, juntamente com teólogos, farão uma avaliação das teorias evolucionistas, “limpando o campo de um equívoco que poderia prejudicar os trabalhos”, como destacou Ravasi.

“Gostaria de reiterar a não incompatibilidade a priori entre as teorias da evolução com a mensagem da Bíblia e da teologia. Darwin, como se sabe, nunca foi condenado. A Origem das Espécies não foi colocada no “Índice dos Livros Proibidos” e, acima de tudo, existem pronunciamentos muito significativos do próprio magistério eclesial sobre a evolução”, afirmou.

Mais cedo nesta semana, um importante membro da Igreja anglicana, Malcom Brown, disse que a instituição devia desculpas a Darwin pela maneira na qual suas idéias foram recebidas na Inglaterra.

O papa Pio 12 descreveu a evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano em 1950 e o papa João Paulo segundo reiterou o fato em 1996. Mas Ravasi disse que o Vaticano não tinha a intenção de se desculpar por sua visão negativa anterior.

“Talvez devêssemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal que está eternamente em sessão”, disse, acrescentando que as teorias de Darwin “nunca foram condenadas pela Igreja Católica e nem seu livro havia sido banido”.

O criacionismo é a crença de que Deus teria criado o mundo em seis dias, como é descrito na Bíblia. A Igreja Católica interpreta a acepção do Genesis literalmente, dizendo que ela é uma alegoria para a maneira na qual Deus criou o mundo.

Alguns outros cristãos, na maioria protestantes nos Estados Unidos, lêem o Genesis literalmente e protestam contra o fato de a evolução ser ensinada em aulas de biologia em colégios públicos.

Site do PC do B

Rizzolo: Antes de mais nada, precisamos declarar que a teoria da evolução não aparece na narrativa da Torá ( Bíblia) sobre a criação. Mesmo que esta teoria fosse substanciada e a mutação das espécies ficasse provada em testes de laboratório, mesmo assim isso não iria contradizer a possibilidade de o mundo ter sido criado conforme o relato da Torá, em vez de pelo processo evolutivo.

E ainda mais, como toda esta teoria é altamente especulativa e, embora durante os anos de pesquisa e investigação desde que a teoria foi primeiro apresentada, tenha sido possível observar certas espécies de animais e plantas com um curto período de vida no decorrer de milhares de gerações, mesmo assim jamais foi possível estabelecer uma transmutação de uma espécie para outra, muito menos transformar uma planta em animal. Tal teoria não pode ter lugar no arsenal da ciência empírica.

A ciência formula e lida com teorias e hipóteses, ao passo que a Torá lida com verdades absolutas. Estas são duas disciplinas diferentes e uma “conciliação” é absolutamente impossível. A Torá está no âmbito da verdade do absoluto. Aquilo que a Torá diz é verdadeiro não porque foi provado cientificamente, ao contrário, é verdadeiro porque foi revelado por D’us. A ciência não lida com absolutos, e sim com fenômenos observáveis e produz princípios baseados em suas observações. No futuro o caminho será convergir e não divergir. Muitos dirão mas o Rizzolo está louco. Como pode-se conversar sobre um assunto de economia, direito, política com uma pessoa que de repende fala em Adão e Eva ? Que não acredita na evolução ? Olha a ciência no futuro irá convergir com a religião até porque só Deus é a maior explicação para tudo. Na verdade a ciência caminha para explicar a grandeza do Grande Arquiteto do Universo. Sou religioso, acredito em algo maior, acredito na Justiça Divina, tenho temor a Deus, faço jejum completo no Dia do Perdão, algumas vezes cheguei a desmaiar em pedir sempre para ser inscrito no Livro da Vida.

Obs. Leitores, agora temos o domínio próprio: http://www.blogdorizzolo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: