Analfabetismo cai no Brasil, mas ainda é um dos piores da América Latina

O Brasil teve em 2007 um dos piores índices de analfabetismo da América Latina, atrás de países como Bolívia, Suriname e Peru, mostra a Pnad 2007 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira. A pesquisa registrou cerca de 14,1 milhões de analfabetos no país no ano passado.

Com uma taxa de analfabetismo de 10%, o Brasil é o 15º em um ranking de projeções de índices de analfabetismo de 22 países na América Latina divulgado pelo estudo. A lista é liderada por Cuba, que aparece com taxa 0,2%. O pior nível foi o do Haiti –37,9% da população de 15 anos ou mais.

Apesar de ainda ser um dos piores no continente, o índice brasileiro melhorou na comparação com 2006, quando a taxa era de 10,4%. A queda acontece progressivamente desde 1997.

Dentro do país, o menor índice foi registrado entre os adolescentes de 15 a 17 anos: 1,7%. Já a maior taxa, de 12,5%, foi entre a população com 25 anos ou mais.

A Pnad, que faz levantamentos socioeconômicos anuais da população brasileira, coletou dados em 147.851 domicílios de 851 municípios do Brasil par a pesquisa de 2007.
Folha online

Rizzolo: O analfabetismo ainda é um grande problema no Brasil, e está na realidade relacionado com as diferenças regionais, e com a ineficácia do Estado brasileiro em investir na educação de forma adequada. Não é possível convivermos e consentirmos que existam 14,1 milhões de analfabetos no país, de acordo com os dados no ano passado. Estarmos atrás em níveis de analfabetismo da Bolívia, Suriname e Peru é uma vergonha, muito embora exista um esforço do governo federal para avançarmos nos programas de alfabetização. A verdade é que nunca houve um grande programa de combate ao analfabetismo, nem na época do regime militar com o antigo Mobral. As demandas sociais do Brasil são enormes, e para alfabetizarmos é necessário antes alimentarmos, darmos emprego, e insistirmos nos programas de inclusão social. Infelizmente a ignorância ainda é a maior multinacional, os maus políticos faturam alto com a simplicidade, a ingenuidade, e a boa-fé daqueles que ainda não tiveram a oportunidade do saber e da cultura.

Obs. Leitor agora temos o próprio domínio: http://www.blogdorizzolo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: