RIO (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no sábado que o prejuízo reportado por Aracruz Celulose e Sadia com operações no mercado futuro se deveram à “ganância” das empresas que apostaram contra o real.
Ao participar em São Bernardo da campanha a prefeito do ex-ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), Lula afirmou que Aracruz e Sadia estavam “especulando” no mercado e são responsáveis pelas perdas que tiveram.
“Essas empresas, no fundo, estavam especulando contra a moeda brasileira. Portanto, não tiveram prejuízo. Elas praticaram, por conta própria, por ganância, esse prejuízo”, disse Lula a jornalistas, segundo a Agência Brasil.
“Portanto, não coloque isso na crise não. Isso é problema delas, que tentaram especular de forma pouco recomendada”, acrescentou o presidente.
A Aracruz anunciou um prejuízo de 1,95 bilhão de reais com operações no mercado futuro de dólar e suas ações na Bovespa despencaram 24,8 por cento na sexta-feira, a maior queda dos últimos 18 anos. A Sadia divulgou perdas de 760 milhões de reais com derivativos de câmbio, o que levou os papéis da empresa a caírem 36,5 por cento desde que a empresa anunciou o prejuízo.
Lula comparou a crise financeira nos Estados Unidos a um “tsunami”, mas disse que ela chegará ao Brasil como “uma marolinha, não dando nem para esquiar”. O presidente negou mais uma vez a adoção de qualquer pacote de medidas para enfrentar os efeitos da crise.
“Não existirá pacote. Nós vamos tomar medidas pontuais para acompanhar a crise e o seu desenrolar. O povo brasileiro pode ficar tranquilo”, afirmou.
Folha online
Rizzolo: Entendo o presidente deve estar dessa feita, acusando as empresas acima, como forma de minimizar a crise, e logicamente culpando-as de especulação. Tudo é válido para chancelar que a crise não chegará ao Brasil, e que não haverá pacote no país da ” marolinha”. Melhor seria, se o governo enfrentasse de frente como assim o faz os países da europa, se mobilizando do ponto de vista de medidas econômica e sem receio de demonstrá-las. Todos os países serão afetados; não acredito em “país da marolinha”, se não tivermos suficiente coragem para admitir a crise poderemos ser afogados pela ” pequena onda “.
16/03/2009 às 5:40 PM
ola gostariamos que nos mandassem alguns materiais e informaçes sobre a impresa aracruz que iremos fazerum trabalho sobre a aracruz para consientizar as pessoas
porfavor nos ajudem presisamos desses materiais entrem em contato obrigada