Lula acusa Aracruz e Sadia de especularem contra o real

RIO (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no sábado que o prejuízo reportado por Aracruz Celulose e Sadia com operações no mercado futuro se deveram à “ganância” das empresas que apostaram contra o real.

Ao participar em São Bernardo da campanha a prefeito do ex-ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), Lula afirmou que Aracruz e Sadia estavam “especulando” no mercado e são responsáveis pelas perdas que tiveram.

“Essas empresas, no fundo, estavam especulando contra a moeda brasileira. Portanto, não tiveram prejuízo. Elas praticaram, por conta própria, por ganância, esse prejuízo”, disse Lula a jornalistas, segundo a Agência Brasil.

“Portanto, não coloque isso na crise não. Isso é problema delas, que tentaram especular de forma pouco recomendada”, acrescentou o presidente.

A Aracruz anunciou um prejuízo de 1,95 bilhão de reais com operações no mercado futuro de dólar e suas ações na Bovespa despencaram 24,8 por cento na sexta-feira, a maior queda dos últimos 18 anos. A Sadia divulgou perdas de 760 milhões de reais com derivativos de câmbio, o que levou os papéis da empresa a caírem 36,5 por cento desde que a empresa anunciou o prejuízo.

Lula comparou a crise financeira nos Estados Unidos a um “tsunami”, mas disse que ela chegará ao Brasil como “uma marolinha, não dando nem para esquiar”. O presidente negou mais uma vez a adoção de qualquer pacote de medidas para enfrentar os efeitos da crise.

“Não existirá pacote. Nós vamos tomar medidas pontuais para acompanhar a crise e o seu desenrolar. O povo brasileiro pode ficar tranquilo”, afirmou.
Folha online

Rizzolo: Entendo o presidente deve estar dessa feita, acusando as empresas acima, como forma de minimizar a crise, e logicamente culpando-as de especulação. Tudo é válido para chancelar que a crise não chegará ao Brasil, e que não haverá pacote no país da ” marolinha”. Melhor seria, se o governo enfrentasse de frente como assim o faz os países da europa, se mobilizando do ponto de vista de medidas econômica e sem receio de demonstrá-las. Todos os países serão afetados; não acredito em “país da marolinha”, se não tivermos suficiente coragem para admitir a crise poderemos ser afogados pela ” pequena onda “.

Uma resposta to “Lula acusa Aracruz e Sadia de especularem contra o real”

  1. Alicia Corrêa Machado Says:

    ola gostariamos que nos mandassem alguns materiais e informaçes sobre a impresa aracruz que iremos fazerum trabalho sobre a aracruz para consientizar as pessoas

    porfavor nos ajudem presisamos desses materiais entrem em contato obrigada


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: