Rabino será primeiro não-católico em sínodo no Vaticano

ROMA – Um rabino de Israel, o rabino Shear-Yashuv Cohen, será o primeiro não-cristão a discursar em um sínodo da Igreja Católica.

O rabino foi convidado a falar sobre a interpretação judaica das Escrituras, das partes que são lidas por cristãos e judeus.

Cohen vem de uma família que, há 18 gerações, conta com rabinos e estudiosos da Bíblia e é o Grande Rabino de Haifa, em Israel.

Segundo o correspondente da BBC para assuntos religiosos Christopher Landau, Cohen afirmou que seu convite para o sínodo é “um sinal de esperança” no relacionamento entre as duas religiões.

Bispos do mundo todo estão reunidos em Roma para o sínodo, que reúne mais de 200 cardeais e bispos de todo o mundo e é realizado a cada três anos. O encontro de três semanas deste ano foi iniciado com uma missa celebrada pelo papa Bento 16 na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no domingo.

Velho Testamento

Cohen vai liderar as reflexões a respeito de como os judeus usam suas Escrituras, que os cristãos chamam de Velho Testamento.

O rabino reconheceu que alguns judeus encaram a possibilidade de diálogo com cristãos com desconfiança.

Mas, segundo Landau, Cohen afirmou que pretende promover o respeito e a coexistência, acrescentando que o judaísmo é o “irmão mais velho” do cristianismo.

O convite para a participação do rabino ocorre em um momento em que o Vaticano dá um novo impulso às suas relações com outras religiões.

Em novembro, o papa Bento XVI vai realizar uma reunião inédita em Roma com estudiosos islâmicos.

Agência Estado/ BBC

Rizzolo: A palavra sínodo tem sua origem no idioma grego – sýnodos – e quer dizer “caminhar juntos” . Em um sínodo diocesano, trata-se de uma “assembléia de eclesiásticos” e leigos “convocados pelo seu prelado ou outro superior” que se reúnem com o propósito de “caminhar juntos”, seguindo um determinado plano. É uma expressão utilizada pelos cristãos. Em relação ao encontro, acho muito interessante este diálogo inter religioso. No mundo não há mais espaço para que discordâncias religiosas se transformem em motivos para o prosperar da intolerância. O povo judeu com seu conhecimento baseado na Torá, tem muito a acrescentar ao debate. O cristianismo vem do judaísmo, já a intolerância e o preconceito vem da falta da presença de D´US, nos corações duros daqueles não que sabem enxergar as diferenças. Provavelmente o rabino Cohen alem ser Cohen no nome, deve ser advindo da tribo de Cohen ( religiosos ) do Templo. Nem todo Cohen é Cohen, mas isso é um pouco difícil de explicar no momento. Fica para outra oportunidade. Valeu a notícia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: