Copom decide manter taxa selic em 13,75% ao ano sem viés

BRASÍLIA – O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira, 29, manter a taxa Selic estável em 13,75% ao ano. A justificativa para a decisão foi o ambiente de maior incerteza. “Avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação em ambiente de maior incerteza, o Copom decidiu por unanimidade neste momento manter a taxa Selic em 13,75% ao ano, sem viés”, afirma a nota à imprensa do Banco Central.

Entre os analistas, prevalecia a aposta de que a Selic permaneceria no atual patamar. Entre as instituições financeiras consultadas pelo AE Projeções, a expectativa majoritária é de que o Comitê de Política Monetária (Copom) deveria manter a Selic nos atuais 13,75% ao ano. De um total de 63 casas consultadas, 39 esperavam a manutenção da taxa, 21 com uma elevação de 0,50 ponto porcentual e apenas três aguardam acréscimo de 0,25 ponto porcentual.

A ata da reunião será divulgada em 6 de novembro, próxima quinta-feira, às 8h30.

A próxima reunião do Copom ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro.
Agência estado

Rizzolo: No momento atual em que os efeitos da alta do dólar no componente inflacionário já esta menorizado, face à escassez de crédito, a medida no meu entender foi de bom tamanho. Na verdade um eventual aumento das taxas de juros no Brasil, caberia num cenário onde não houvesse um aperto no crédito. Todos sabem que a própria situação de falta de liquidez, por si só já produziu o efeito de retração econômica do aumento das taxas de juros . Melhor assim.

O que também pode ter contribuído para a manutenção da taxa foi o fato do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) cortar a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,50 ponto porcentual nesta quarta-feira, 29, para 1% ao ano, o nível mais baixo desde entre junho de 2003 e junho de 2004. A dosagem ou o ajuste fino da economia brasileira, corre pelas tomadas de decisão do Fed, e em cenário de recessão o melhor é tentar reaquecer a economia.

Publicado em últimas notícias, Brasil, construtoras em crise, cotidiano, Crise, Crise Financeira, crise imobiliária no Brasil, crise na China, cultura, economia, estatização dos bancos no Brasil, mundo, News, notícias, Política, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: