Hugo Chávez se diz disposto a trabalhar com governo Obama

CARACAS – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou neste domingo, 14, que poderia colaborar com a Agência Antidrogas americana (DEA) se as “relações de respeito” entre Caracas e Washington forem restabelecidas quando o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, assumir o cargo, em 20 de janeiro, informou a agência France Presse.

“Podemos retomar um acordo respeitoso da Venezuela com a DEA, sempre respeitando a soberania do país”, afirmou Chávez em uma entrevista ao canal local Televen. O presidente venezuelano suspendeu em agosto de 2006 um acordo com a agência americana. Desde então, a Casa Branca alega que a Venezuela “falha” no combate ao narcotráfico.

Hugo Chávez também se mostrou aberto para receber funcionários de Washington para debater outros temas, como energia. “Estou disposto a avaliar tudo isso, como o tema energético, a luta contra o terrorismo, e disposto a trabalhar com o novo governo dos Estados Unidos”, continuou.

O presidente venezuelano, que manteve relações tensas com a administração George W. Bush “tanto no pessoal quanto no político”, crê que as relações entre EUA e Venezuela “vão melhorar” com Obama. “Sinto que há ventos de mudança. Temos que olhar com paciência, bom ânimo e fé”, concluiu.

Agência Estado

Rizzolo: Bem, sempre há tempo de um melhor entendimento. Não há outra saída a Chavez a não ser parar de vez com as suas infantis posturas anti americanas, que por sinal não fazem mais sentido. Obama que desde o início representou o “novo” a “mudança” demonstrou que de novo não há nada, se staff é tão conservador quanto o de Bush, tudo conversa para se eleger. Por outro lado está tendo umas posturas que já preocupa os radicais, como o Irã, e outros. Se Chavez se entender com Obama será um grande avanço para a Venezuela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: