Centro judaico acusa PT de apoiar terrorismo após crítica a ofensiva

O Centro Simon Wiesenthal expressou nesta quarta-feira seu protesto contra o Partido dos Trabalhadores (PT), que divulgou uma nota em que classificou de “terrorismo de Estado” a ofensiva israelense contra o Hamas em Gaza.

Desde o início do ataque israelense a Gaza, no dia 27, mais de 600 palestinos morreram, informam fontes médicas que atuam no território. Ao menos um quarto das vítimas palestinas seria de civis. Sete soldados israelenses morreram na ofensiva, quatro deles em episódios de “fogo-amigo”, e quatro civis foram mortos em ataques de foguetes lançados pelo Hamas contra as cidades do sul de Israel. Israel diz que a ofensiva tem por objetivo dar um fim aos ataques com foguetes, que se intensificaram após o fim, no dia 19 de dezembro, de uma trégua de seis meses com o Hamas.

No comunicado divulgado nesta quarta-feira pelo PT, o partido criticou a ofensiva de Israel na faixa de Gaza e declarou o seu “integral apoio à causa palestina”. “Não aceitamos a “justificativa’ apresentada pelo governo israelense, de que estaria agindo em defesa própria e reagindo a ataques. Atentados não podem ser respondidos através de ações contra civis. A retaliação contra civis é uma prática típica do exército nazista”, afirma a nota, assinada pelo presidente do PT nacional, Ricardo Berzoini.

O Centro Wiesenthal rejeitou a nota do PT “devido à declaração na qual acusa Israel de praticar ‘terrorismo de Estado’, negando seu direito à auto-defesa e chamando sua reação aos ataques terroristas do Hamas como ‘prática nazista'”, indica um comunicado do centro, divulgado por sua sede regional para a América Latina, em Buenos Aires.

A entidade se dedica à busca de criminosos de guerra nazistas em todo o mundo.

Além do comunicado, o Centro Wiesenthal enviou uma carta ao presidente do PT, Ricardo Berzoini, e ao secretário de Relações Internacionais do partido, Valter Pomar.

Na carta, assinada por Shimon Samuels, diretor de Relações Internacionais, e Sergio Widder, representante para a América Latina, o Centro Wiesenthal afirma que “o comunicado do PT é escandaloso, mas não de todo surpreendente, dado seu acordo de cooperação com o Partido Baath Árabe Socialista da Síria”.

“Lembremos que, sob o regime do Baath, a Síria deu abrigo ao criminoso nazista Alois Brunner, além do lugar-tenente de Adolf Eichmann na implementação da ‘Solução Final’ (de aniquilamento dos judeus na Segunda Guerra Mundial). Isso sim é cumplicidade com o nazismo”, destacou.

Além disso, a nota exige que o PT, partido presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condene “o antissemitismo do Hamas”, e “a chuva de foguetes que essa organização dispara contra civis israelenses, além de seu abuso contra os civis palestinos, aos utilizá-los como escudos humanos”.

A entidade conclui afirmando que, com a postura adotada, o PT “demonstra solidariedade com o antissemitismo e o terrorismo”.

A nota do PT já tinha sido alvo de crítica do presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Cláudio Luiz Lottenberg.

Folha online

Rizzolo: O acordo de cooperação do PT com o Partido Baath Árabe Socialista da Síria é a prova cabal da solidariedade ao antissemitismo, como afirma o texto. As pitadas de posturas antiamericanas, o apoio a Chavez assim como os laços com o Irã dão o verniz comprobatorio e ratificam as denúncias do Centro Wiesenthal. Até agora não vi nenhuma crítica em relação ao Hamas, mas uma vez reina a esquerdofrenia retrógada apoiando o terrorismo, gritando contra os EUA, e aplaudindo as manobras russas no Caribe. Este é o PT, levando a imagem do Brasil como sendo um País que compactua com a intolerância. Veja o site nos EUA Simon Wiesenthal Center

Publicado em últimas notícias, comunidade judaica responde ao PT, conflito Israel, Conib reage ao PT, cotidiano, Faixa de Gaza, Federação israelita reage contra o PT, geral, Hugo Chavez e os russos, Israel, Judaismo, judeus indignados com o PT, mundo, News, notícias, Política, política internacional, preconceito racial no Brasil, PT dá apoio a Palestinos judeus reagem. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: