Irã pede que Obama não repita falsas acusações dos EUA

WASHINGTON – O Irã pediu nesta segunda-feira, 12, para que o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, não repita o que chamou de falsas acusações contra a República Islâmica como fez a administração de saída da Casa Branca. Obama afirmou no fim de semana que os EUA adotarão uma nova postura para lidar com o Irã durante seu mandato. Em entrevista ao programa This Week, da rede de TV americana ABC, transmitida neste domingo, Obama afirmou que “o Irã vai ser um de nossos maiores desafios”.

Obama, que assume como presidente no dia 20 de janeiro, disse que essa abordagem inclui “mandar um sinal de que respeitamos as aspirações do povo iraniano, mas de que também temos certas expectativas em termos de como um ator internacional age”. Ele disse estar preocupado com o apoio da república islâmica ao grupo xiita libanês Hezbollah e com o programa nuclear iraniano, que ele disse poder desencadear uma corrida armamentista no Oriente Médio.

Os EUA acusam o Irã de desenvolver armas nucleares e o presidente George W. Bush liderou um esforço para isolar o país internacionalmente. Teerã nega a acusação. O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores iraniano sugeriu ainda que o país pode responder de modo apropriado e no momento certo em qualquer mudança da postura americana sobre o regime iraniano. “Temos que ver se essa mudança na orientação será ou não colocada na prática e se trará mudanças fundamentais no comportamento da América em relação ao Irã”, disse Hassan Qashqavi em entrevista coletiva. O porta-voz reiterou que Obama não deveria repetir as declarações e informações falsas sobre o Irã, referência sobre as acusações de que o país desenvolve um programa nuclear armamentista.

Segundo a BBC, durante a entrevista ao apresentador George Stephanopoulos, o presidente eleito afirmou que adotaria uma postura mais abrangente em relação ao Irã. “Vamos adotar uma nova postura. E eu especifiquei minha crença de que engajamento é o ponto de partida”, disse ele. Obama prometeu “nova ênfase em respeito e na disposição para conversar, mas também clareza sobre onde estão nossos limites”. No passado, Obama disse que não devem haver precondições para o diálogo com o Irã. A administração Bush acusa o país de tentar desenvolver tecnologia para produzir armas nucleares, mas Teerã insiste que os processos só seriam usados para gerar eletricidade.

“O Irã será um de nossos maiores desafios e como eu disse durante a campanha, temos uma situação em que não apenas o Irã está exportando terrorismo através do Hamas e do Hizbollah, mas também está tentando obter armas nucleares, o que poderia potencialmente detonar uma corrida armamentista”, disse o presidente eleito. “Agora estou montando a equipe para que no dia 20 de janeiro (quando Obama assume a presidência), começando no primeiro dia, a gente tenha as melhores pessoas possíveis que vão ser engajadas imediatamente no processo de paz do Oriente Médio como um todo.”

Agência Estado

Rizzolo: O Irã se transformou num País perigoso dado a sua intenção de se tornar um centro de exportação do terrorismo e no desenvolvimento de armas nucleares, como bem afirmam as autoridades dos EUA. Além disso o Irã é o pilar de sustentação do Hamas e do Hizbollah, inimigos de Israel e que querem definitivamente ” varrer Israel do mapa”. O pior disso tudo, é que o Brasil (PT), insiste em manter relações com o Irã, um País condenado pelos EUA. Quanto a Obama, não poderá se curvar aos desígnios do presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad, e ele sabe disso.

Publicado em últimas notícias, Brasil, comunidade judaica responde ao PT, conflito Israel, Conib reage ao PT, Direito Internacional, Federação Israelita do Estado de São Paulo, Federação israelita reage contra o PT, geral, MacCain e Obama, mundo, News, notícias, Política, política internacional, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Leave a Comment »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: