Grupo de venezuelanos restaura a fachada de sinagoga profanada

Segundo informações fornecidas à Agência Judaica de Notícias de Caracas, um grupo de pessoas de diferentes bairros de Caracas, Venezuela, aproveitou o feriado declarado pelo presidente Chavez, para trabalhar na limpeza e restauração da Sinagoga Tiferet Israel.

As pessoas da associação civil “Radar dos Bairros” limpou as inscrições antisemitas e em seguida pintou a fachada.

O grupo que se reuniu para a ação não estava de acordo com o feriado decretado pelo presidente Hugo Chávez em homenagem a seus dez anos no poder e decidiram passar o dia na sinagoga limpando e pintando a instituição.

Segundo informações dadas pela associação civil, o grupo de voluntários que chegou ao local carregava pincéis e latas de tinta para apagar os grafites e devolver à sinagoga sua fachada habitual.

Uma vez finalizada a tarefa o grupo emitiu o seguinte comunicado:

“Estamos aquí, as portas deste lugar que é sagrado para muitos venezuelanos que professam a fé judaica, por acreditarmos que de todos os trabalhos importantes que devem ser realizados em nosso país nenhum é tão urgente quanto o de vencer o ódio. Por este motivo, viemos, com água e sabão, com pincéis e tinta, com amor e envergonhados pela ação alheia, curar as feridas deixadas pelo ódio e reiterar uma vez mais que o povo venezuelano é nobre e solidário, não covarde e encapuzado.”

Fonte: AJN/SJS

Rizzolo: Hugo Chavez, com suas afirmações, incitou grupos antissemitas. Não é possível que um chefe de governo de forma irresponsável, sem medir as consequencias, promova uma guerra religiosa na Venezuela. Talvez eu tenha sido um dos poucos que conheceu a comunidade judaica de Caracas, quando lá estive a convite para participar de um Congresso. Na época, em 2007, tudo estava sob controle, mas Chavez, ao defender o Hamas, extrapolou e promoveu agora um conflito religioso.

Domingo o povo decidirá. O que decidir estará decidido, e o povo sabe o que é melhor, porém Chavez deve ponderar suas posições em relação à Israel e aos judeus; está visão simplista e esquerdista infantil, não dará sustentação maior para um governo justo, como sempre foi , segundo ele sua proposta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: