Comandante deixa cargo no Rio e exalta golpe militar

O general Luiz Cesário da Silveira Filho despediu-se do Comando Militar do Leste no Rio de Janeiro com um discurso que exaltou o golpe militar de 1964 que, segundo ele, foi um “memorável acontecimento” e uma “revolução democrática”. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

O comandante do Exército, Enzo Peri, afirmou que Cesário “manifestou a participação dele como cadete”. Cesário ainda narrou a sua participação no golpe. “Participei ativamente da revolução democrática de 31 de março de 64, ocupando posição de combate no Vale do Paraíba”, disse. O general completou ainda ao afirmar que atuou sob “a incontestável liderança do general-de-brigada Emílio Garrastazu Médici, de patriótica atuação posteriormente na Presidência”.

Segundo o general, o golpe militar, que chamou de “revolução democrática”, impediu um golpe preparado pelo próprio governo contra as instituições democráticas.

Rizzolo: A exaltação do golpe militar de 1964 não é algo preconizável nos dias de hoje, mesmo porque remete a uma época triste em que o Brasil foi entregue a um regime de exceção. É bem verdade que muitos entendem que essa democracia que aí está, corrupta, politiqueira, onde grande parte dos membros do cenário político estão mais interessados em proveitos próprios, carece do patriotismo que de certa forma permeava o regime militar.

Alegar que não houve avanços no regime militar, é ascender ao plano tacanho ideológico tão nefasto quanto o regime de exceção. Entendo que os jovens militares querem se ver livre deste passado triste, querem participar da democracia, querem dar sua contribuição ao Brasil, e exaltações como está, sublinham o estereótipo do militar autoritário, e acabam servindo aqueles que querem a opinião militar amordaçada e circunscrita à caserna.

7 Respostas to “Comandante deixa cargo no Rio e exalta golpe militar”

  1. Anronio Says:

    O general Cessário, feliz com sua declaração, nem todos sabiam que o partido comunista e manifestações e anarquias se espalhavam pelo Brasil na época, foi a melhor opção na época, sendo que com o passar dos anos, a reepresão perdeu o controle. No meu modo de ver a situação de hoje, deveria ter intervesão militar no congresso nacional com tantos ladões de dinheiro público, deveria ser fechado, e convocar novaseleições e realizar o convisco de bens para destes para a união.
    Se o povo não tomar nenhuma atitude em relação a isto alguem tem que tomar. outra coisa lideres da forças armadas não são subordinatos a ninguém, principalmente a civis,

  2. JAYME LIMA BEZERRA Says:

    NÃO LI o discurso do Exmo Sr GENERAL LUIZ CESÁRIO.
    VOU acessá-lo.Aliás, se alquem me mandar por e-mail,
    agradeço(centuriao.jaymeodont@gmail.com).Na íntegra,
    p/favor. Pelo que li, acima, são pertinentes,oportunas e
    corajosas as colocações do General.A ação revolucioná-
    ria de 64 foi desencadeada no tempo e para o tempo ,
    sob as circunstâncias graves da perda da autoridade do Poder Central(Subversão da Ordem pública,Corrupção e
    Imflação), ALIÁS, O MESMO QUADRO se repete HOJE,ex-
    ceto a Inflação. CORRUPÇÃO aguda,dentro do Governo LULA, a partir do MENSALÃO,CAMARA DOS DEPUTADOS,SE
    NADO,ROYALTIES da PETROBRÁS no Rj, e muito mais: SUB-
    VERSÃO DA ORDEM pública e da propriedade privada[leia-
    MST-sob o total silêncio do LULA] +VIOLÊNCIA URBANA
    (leia-se PODER PARARELO de de todo matiz) absolutamen
    te sem controle Federal, Estadual ou Municipal, de tão
    apáticos e irresponsáveis. É só OBA,OBA,viagens,mordomi
    as, viagens,sob quaisquer pretexto. Há muitissimo mais…

    mente sem controle. O reconhecimento político é tal que o
    próprio Senador CRISTOVAO BUARQUE já fala em plebiscito
    para FECHAR O CONGRESSO. O Jornal do COMERCIO fala que a corrupção deixa daRECEITA cerca de 2 TRILÕES.

  3. Um brasileiro. Says:

    Me causa espanto como hoje em pleno regime democratico,que com muita luta e sofrimento o povo brasileiro conquistou ainda existem pessoas,com um pensamento retrogrado que desejam a volta do tão odioso regime militar,que causou tanto sofrimento ao povo brasileiro.Francamente dizer que no regime militar não existia corrupção é como diz o ditado popular tapar o sol com a peneira,no mal fadado regime militar que se Deus quizer jamais voltara a imprensa era totalmente censurada por isto não se tinha noticias de roubo,porem eles aconteciam e muito,assim como tinha tortura,desaparecimento de pessoas e mortes.A democracia brasileira tem problemas claro que tem,mas voltar ao regime militar jamais,o congresso brasileiro com raras exeções é realmente um lixo,mas regime militar nunca mais,quanto ao general,ele perdeu uma otima oportunidade para ficar calado.

  4. hs37 Says:

    As Forças Armadas precisam agir como o Marechal Deodóro da Fonseca, que expulsou certo imperador estrangeiro que se meteu a besta aqui no Brasil.O Exército tem que dissolver o Congresso e impedir as ONGs na Amazônia.A soberania do Brasil está sendo ferida só uma ditadura pode levanta_la novamente.

  5. Walter luiz Says:

    Gen, Augusto Heleno, só ele na presidencia do Brasil fará nosso povo sorrir novamente, com liberdade de ir e vir, trabalhar e ver o fim da guerra civil nos morro do Rio e das grandes cidades protagonizadas pelos traficantes de drogas. Chega de imoralidades destes ex-guerrilheiros que estão afanado nossas riquesas.

  6. JAYME LIMA BEZERRA Says:

    OLHE,gente, na verdade, o Brasil só precisa de UM HOMEM. O General HELENO pode, sim, ser o tal homem. Tomara. O meu voto aqui está.

  7. asssis Says:

    Um certo dia o último pres. militar disse,”voçes sentiram saudades de mim”.Certamente sentimos muito ,a segurança,o respeito e a ordem.Naquela ocasião de 64,a anarquia era eminente,só com a força e o respeito das forças armadas,era possível controlar as rebeliões que estavam acontecendo.Governos anteriores ao atual,quiseram esvaziar o poderio das forças armadas,o que seria um desastre para naçaõ.Um país como o nosso sem forças armadas,é como galinhas no meios de lobos.Viva as forças Armadas…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: