Clodovil Hernandes morre aos 71 anos

BRASÍLIA – O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) morreu no início da noite de terça-feira, após ser internado devido a um acidente vascular cerebral, informou o hospital Santa Lúcia, de Brasília.

Clodovil, de 71 anos, sofreu uma parada cardíaca às 18h45, enquanto estava sendo preparado para entrar no centro cirúrgico para a retirada de órgãos que seriam doados, segundo a assessoria de imprensa do hospital. A morte cerebral havia sido anunciada por volta das 16h.

Em nota, o PR informou que o deputado será velado na quarta-feira na Assembléia Legislativa de São Paulo e enterrado no mesmo dia no Cemitério do Morumbi.

A sessão desta terça-feira prosseguiu na Câmara dos Deputados após o anúncio da morte cerebral de Clodovil. O presidente da Casa, Michel Temer, comentou a atuação do colega.

“Foi uma passagem de muita presença e acho que isso revela uma personalidade forte. O Clodovil tem uma personalidade forte, mas uma atuação suave”, disse Temer.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Clodovil. “Entrou tardiamente na vida política e provou que tinha muitos adeptos, uma vez que foi o terceiro deputado federal mais votado no Estado de São Paulo. Neste momento de dor, expresso minha solidariedade a seus parentes, amigos e correligionários”, afirmou Lula em comunicado.

Clodovil, eleito depois de se tornar famoso como estilista e apresentador de televisão, sofreu um AVC e foi internado em estado grave na segunda-feira no Hospital Santa Lúcia, onde os médicos fizeram drenagem de sangue de seu cérebro por meio de um cateter.

O estado de saúde do deputado se agravou na tarde de segunda em razão de uma parada cardiorrespiratória de cinco minutos. Ele estava em coma profundo desde então.

A parada cardíaca sofrida nesta terça inviabiliza a doação dos órgãos sólidos, segundo explicou o dr. Lúcio Lucas Pereira, da central de doação de órgãos de Brasília, em nota.

OUTRO ACV

Clodovil sofria de hipertensão arterial sistêmica e vinha enfrentando diversos problemas de saúde recentemente.

Em setembro do ano passado, ele ficou internado por alguns dias na UTI do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, por causa de uma embolia pulmonar.

Em junho de 2007 ele já havia sofrido um outro AVC, de menor intensidade, que resultou na paralisia parcial do braço direito.

Clodovil, eleito deputado federal pelo PTC em 2006 com uma das maiores votações de São Paulo, disse que resolveu se candidatar ao ter um “insight”, depois de ficar sabendo que estava com câncer na próstata.

Na semana passada, o deputado foi absolvido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de uma acusação de infidelidade partidária, por ter se filiado ao PR depois do prazo fixado pela Justiça.

Segundo os ministros do tribunal eleitoral, Clodovil sofreu discriminação no partido, e por isso, teve justificativa para mudar de legenda.

Nascido em 17 de junho de 1937 em Elisário, no interior de São Paulo, Clodovil destacou-se como estilista e ganhou fama nacional quando passou a trabalhar na televisão. Num dos programas, trabalhou ao lado da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy.

Na vida política, ele foi eleito deputado logo em sua primeira candidatura. Na Câmara, Clodovil participou das comissões de Direitos Humanos e Minorias; e Educação e Cultura, entre outras.

agência estado

Rizzolo: Realmente é muito triste ver alguém que depois da fama, optou pela vida pública e teve a oportunidade de conhecer o mundo da política no Brasil, mundo este que Clodovil jamais esteve preparado. Clodovil se indignava com a amoralidade na política e talvez isso tenha contribuído para este triste desfecho. Clodovil sempre gostou muito da Claudia Bonfiglioli, da instituição Casa Hope, eram amigos há muitos anos, frequentava inclusive a fazenda da família.Talvez chegue o dia que nos daremos conta que Clodovil foi mais que um estilista, talvez um verdadeiro estadista. Descanse em paz .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: