Finanças faz mais duas audiência sobre fim do fator previdenciário

A Comissão de Finanças e Tributação realiza mais duas audiências públicas nesta semana para discutir o projeto que extingue o fator previdenciário (PL 3299/08, do Senado). O fator é um cálculo aplicado às aposentadorias que reduz o benefício de quem se aposenta por tempo de serviço e não por idade.

A primeira audiência será realizada na terça-feira (31), às 14h30, no plenário 4. Foram convidados:
– o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos;
– o presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva;
– o presidente da nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), José Calixto Ramos;
– o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah;
– o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antônio Neto;
– o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), Assunta di Dea Bergamasco;
– Joilson Cardoso, representante da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB);
– o secretário-geral da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Moacir Meirelles de Oliveira;
– Luiz Carlos Prates, representante da Secretaria Executiva da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Na quinta-feira (2), a comissão ouve um técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Leonardo Rangel; o chefe do Departamento de Risco de Mercado do BNDES, Fábio Giambiagi; o pesquisador do IBGE Kaizô Beltrão; e o advogado especialista em Previdência Social Matusalém dos Santos. A audiência será realizada às 10 horas no plenário 4.

As audiências fazem parte de uma série de debates propostos pelo relator do projeto, deputado deputado Pepe Vargas (PT-RS). Ele pretende apresentar seu parecer sobre o projeto em abril. Vargas já adiantou que vai modificar as regras atuais do cálculo da aposentadoria, por entender que o fator previdenciário pune os trabalhadores.

agência câmara

Rizzolo: Vamos observar como os sindicalistas, após terem sido adoçados com o mel das verbas da União, irão se comportar em relação ao fator previdenciário e as tais manobras como a “fórmula 95” e outras artimanhas que servem apenas para iludir os pobres aposentados do Brasil.

Já os gastos no Senado, os aumentos dos gastos com o funcionalismo, os aumentos dos gastos de custeio, os aumentos com os gastos de pessoal, as benesses da eleite do funcionalismo da União. AH! Estes não têm fórmula 95, ou outras maneiras de trocar seis por meia dúzia.

Estes têm sim o poder do PT na defesa de seus interesses, visando as eleições de 2010. Abrem mão até de impostos como IPI, benefiando empresas e diminuindo a arrecadação, para resguardar a popularidade. Mas para os aposentados que reclamam do fator previdenciário, dizem: “manda a tal fórmula 95″.

Pobres aposentados do Brasil, felizes os aposentados da Europa e de outros países que respeitam o idoso. Hoje os aposentados representam aqueles que com seu modesto rendimento, ajudam os filhos desempregados, os netos desamparados, os parentes no desalento, uma filha abandonada, e com o desemprego isso tende a piorar. Mas isso não enxergam, não há interesse político, sob o manto do descaso e o argumento da ” falta de recursos” então: ” mandam a fórmula 95 “, ou a 85, ou 75 sei lá, alguma coisa que façam aposentar o idoso mais tarde, trocar seis por meia dúzia e os calem para sempre.

Publicado em 40000 advogados sem aposentadoria Ipesp, últimas notícias, Banco Central, benefícios do Estado europeu, Brasil, comportamento, corrupção, cotidiano, Direitos Humanos, economia, eleições 2010, fator previdenciario 16/02/2009, fator previdenciário, Fator previdenciário e os sindicalistas, fórmula 95, FHC deveria se arrepender fator previdenciário, FHC e o fator previdenciário, geral, Jarbas Vasconcelos, Jarbas Vasconcelos (PE), negros no Brasil, News, notícias, OAB pede fim do fator previdenciário, Paim e o fator previdenciário, Política, Previdência Social, Principal, Sua Sáude. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 5 Comments »

5 Respostas to “Finanças faz mais duas audiência sobre fim do fator previdenciário”

  1. OSMAR M. DA MAIA Says:

    É simplesmente repugnante o que o fator previdenciario esta fazendo com as pessoas que já contribuiram ao longo de suas vidas, sera que o FHC e seus cupinchas e agora o Lula e seus??? tambem vão fazer o mesmo. Lembrem, a única arma que temos para lutar é a informação e o voto, portanto vote e deposite confiança em quem realmente mereçe. Esses devem ser o seus representate por dever e por direito e isso só se consegue com informação, o que faz o seu representante em cada esfera, qual os projetos já apresentados etc. ect. e etc.

  2. SOLANGE MENDES DE SOUSA Says:

    Não entendo uma Lei que visa somente receber e na hora de nos devolver o que é nosso por direito (eu paguei), inventa um fator de expectativa de vida. Se bem entendi devo trabalhar até o fim de minha vida. E o dinheiro que contribuí? Vão construir Brasília outra vez? Cade nossos direitos?

  3. lourdes Says:

    quando lula vai sancionar a lei que acaba com o fator previdenciaro que tanto nos tem prejudicado.

  4. sebastiao cruz da silva Says:

    sei de que existem pessoas bem intencionadas no governo, mas sei também de pessoas que não querem saber de ajudar ninguém, isso é uma covardia, não aprovar o fim desse fator, esse LULA está conseguindo enganar muita gente, ninguém esperava isso dele, ele era contra o fator na época do FHC, mas hoje e a favor, o que vemos que FHC e LULA é uma só pessoa, e DILMA e SERRA será uma só também, estamos arruinados se não tiver senadores e deputados do nosso lado.

    Senhores, não podemos acreditar em terroristas, a mídia esta massacrando a classe dos trabalhadores, esses jornalistas não sabem de nada , esses economistas também fala aquilo que o governo dita, manda eles buscarem a realidade , eles vendem o peixe que o mandam vender, nesse nosso pais ninguém mais vai conseguir aposentar com menos de 60 anos, leia abaixo e entendera porque, o governo sabe disso, se acham que podem ajudar faça uma pesquisa, procurem a verdade , o que não ´podem é falar do que não sabem , ou vivenciou na própria pele, a previdência tem um caminho , ela tem que ser somente para a aposentadoria do setor privado, daqueles que um dia pagaram para isso. Poderia se tirar um percentual da Petrobras para fazer um fundo de caixa para a previdência, a Petrobras não é do Brasil, então seria justo, poderia tirar um percentual das loterias para a previdência, existem maneiras de ajudar sem matar, o que vemos que fácil matar quem já esta nas ultimas.

    Leia atentamente abaixo, e se possível encaminhe a outros, certamente existe pessoas com sentimentos. Irá entender uma realidade não mostrada. O Brasil tem jeito, a previdência não esta falida , esta sendo mal usada. Aposentados não merecem serem culpados porque o governo não sabe administrar a previdência.

    Os ministros, economistas, jornalistas todos falam a língua do governo, isto já esta claro, se quiserem buscar informações concretas e serias certamente poderiam, mas não vão fazer. Isto é fato, só fazem aquilo que é de seus interesses, esse é o Brasil . Brasil que construímos, que agora está não de quem tem poder, e obedecem quem tem juízo.

    Leia abaixo atentamente………..

    o pior é acreditar que um presidente que já pregou antes ser contrario ao fator, esse dispositivo agressivo implantado por FHC, é lamentável que os órgãos de imprensa, televisão, hoje pela manhã o jornal do SBT disse uma frase na hora de informar sobre a votação, essa frase é dita por quase todos os meios, “ acaba o fim do fator” dispositivo que volta com as aposentadorias precoce. Isso é muito triste, porque as pessoas começavam a trabalhar cedo para auxiliar no sustento da família, isso as classes menos favorecidas, enquanto as classe média e alta , seus filhos ia para faculdades se formar, e na média ia para o mercado de trabalho com seus 25 anos, para esses não teria muito importância ter o fator ou não, idade mínima também não, além de terem melhores colocação no mercado, somando a idade provável de ingresso no mercado de trabalho + o tempo de contribuição ficaria +- em 25 +35 = 60 anos, isso não mudaria a forma deles sem contar que esses certamente teria um bom emprego com umas remuneração bem mais alta, teria uma previdência privada, teria um bom plano de saúde, teoricamente teria uma saúde melhor, já aqueles que um dia começaram mais cedo , não teria tudo isso, teria uma saúde já desgastada, dependeria de SUS, na maioria das vezes, com uma idade + de 45 anos , as vezes desempregados, dependendo de caridades das empresas em ceder um lugar no mercado de trabalho, pois com essa idade fica difícil de entrar no mercado de trabalho, ainda que conseguisse chegar a uma idade de aposentar como andam pregando por ai com uma idade precoce, isso na pratica não existe mais, pois o PPP que é um aplicativo de insalubridade na hora de aposentar, não mais é aceito pelos peritos do INSS, existe um acordo interno imposto pelo governo, que qualquer PPP não mais é aceito, são negados, isso é lamentável pois aqueles que começaram cedo, na hora que mais precisa não tem mais direito, outra coisa, se limitar a idade a aposentadoria, teria que ser os outros órgãos também , não ter um piso para aposentar, e também acompanhar os da ativa como os outros, mas isso não pode , o nome é já bastante sugestivo, privado…… isso é lastimável que pessoas que não vivencia tudo isso vem falar de aposentadoria precoce, além do mais hoje não pode mais assinar carteira com 14 anos, só após os 18, considerando uma entrada no mercado com 20 anos + 35 de contribuição, somente com 55 anos, poderia se aposentar, considerando no percurso de cada trabalhador se perde o emprego e dura um certo tempo para conseguir novamente colocação, isso vai levar esse tempo muito mais além dos 55 anos, sem contar aqueles que ao longo dos desempregos, e depois dos 40 anos não mais conseguem colocação ,somente vão aposentar depois dos 65 anos, isso é quase sempre uma realidade dos ditos precoces, mais infelizmente quem mais dita regras, as colocam por que não é para eles, pois se fosse atingir a própria carne não as colocaria. estamos diante de uma situação lamentável, não temos forças, os meios de comunicação seja ela escrita ou falada, só pregam a cartilha do governo, só diz o que o governo coloca para falar, enfim não podemos fazer mais nada , só nos resta esperar o fim da velhice na pior maneira possível , ganhando um salário mínimo, não tendo dinheiro para comprar seus remédios, ficando a caridade da família em fazer suprir uma necessidade que vai ser uma rotina dessas pessoas, pois ao longo da vida o que ganhou foi quase sempre a conta de sustentar a família, médico para tratar da saúde, não teve acesso pois além do tempo, não tiveram plano de saúde, e depender de SUS, só quem depende é que sabe. Esse governo que ai está e o antecessor , não sabe o mal que fizera, eles conseguiram acabar com a dignidade de muitos aposentados , alguns já se foram , outros ainda padecem , mas já não vivera por muito tempo, pois a expectativa de vida do IBGE , não, é uma realidade, na vida real, quando eles colocam uma expectativa de vida de 80 anos, não colocam que muitos estão em condições não normais, a grande maioria , esta em situação vegetável, as vezes em leitos, sem uma vida própria, dependendo de remédios e suporte para a sobrevivência, essa expectativa dita, não leva isso em consideração, poucos estará saudável e vivendo plenamente, mas eles não querem saber disso, pode estar quase morto, mas estando vivo aos 80 anos, vai entra na media aritmética deles. Isso é muito triste, porque pessoas como ministros de saúde , planejamento, economia, estão tentando tirar e colocam para a sociedade um verdadeiro apocalipse, que os aposentados quebraram a previdência, que o fim do fator vai aumentar mais ainda o rombo, isso os meios de comunicação , deveria buscar , vasculhar, e tentar ver melhor, não acreditar naquilo que o governo fala, mas isso não vai acontecer, existe motivos obscuros que não nos é de conhecimento, mas porque não se fazem uma reportagem abrangente, diga a sociedade quanto se arrecada com o INSS, onde esta sendo usado o dinheiro, o que se paga aos aposentados, e o que se tira dos aposentados para uso do governo, existe informações que o governo paga aposentadorias rurais, Loas, tem uma retirada programada já aprovado, para tirar e usar onde bem entender sem mesmo mostrar onde, mas isso a sociedade não pode saber, só terrorismo de rombo, déficit, existe algumas informações de superávit na previdência, mas essa vinculação não saem com intensidade, ou quase não sem, mas tudo do governo é verdadeiro, se vir dos ministros então, gostaria que algum jornalista tivesse uma luz e fizesse uma busca para ter informações sobre a previdência, se é tão ruim , porque não se tenta uma privatização, acho eu que teríamos bancos interessado em pegar para gerenciar a previdência, mas certamente o governo não vai querer, pois e como ficaria suas obras sociais, como ficaria sua retirada mensal, enfim o que o governo teria de fazer era não vetar o fim do fator, e colocar o aumento dos aposentados igual ao do mínimo, igual antes FHC, seria mais digno com aqueles que dera a vida por esse pais, se o LULA colocasse a vida dele em situação parecida, certamente não hesitaria em aprovar essas medidas, trabalhador não depende de esmola.

    desculpe esta mandando isso , mas alguem poderia ter como colocar essas idéias em pratica ou levar a outras pessoas, te garanto que isso aqui escrito é um pouco da realidade, tem muito mais além disso, só quem vive na linha da pobreza sabe.

    Estamos aqui torcendo para que o governo tenha sentimentos e não vete nenhum dos dois dispositivos , Fator e aumento,

    Parabéns ao Deputados e Senadores que não se esconderam e votaram. vamos pedir a Deus que ilumine o LULA e ele não vete

  5. sebastiao cruz da silva Says:

    desculpem o tamanho do que escrevi, mas isso é pouco diante do que passamos e o que vamos passar se esse governo vetar o fim do fator, queira Deus que entre no coração dele, e o faça ver uma realidade igual aquela que um dia ele pregou e o fez chegar ao poder…….


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: