As Passagens Aéreas da Câmara e os que Nunca Decolaram

bruno2

Não é raro por volta das seis horas da tarde, num dia de trânsito intenso, olhar para a esquerda ou à direita e observarmos uma multidão à espera por uma condução nos abarrotados pontos de ônibus. O trânsito nos denúncia e nos leva a refletir, o quanto doloroso deve ser embarcar num daqueles coletivos depois de um dia de labuta.

Problemas de transporte à parte, olhar a pobre multidão sempre nos leva a pensar sobre a essência dos problemas brasileiros – que são inúmeros. A cena também nos remete, à indignação em relação à postura daqueles, que indicados foram pelos pobres do ponto de ônibus, a representa-los no Congresso, quando da oportunidade que a democracia lhes deu em nomear um parlamentar para representá-los.

Pelas notícias inclinam-se eles resignados, ao ler na banca de jornal, que, segundo a imprensa, com a exceção de João Paulo Cunha (PT), todos os deputados ouvidos disseram não ver problemas no uso da cota aérea para emissão de passagens para familiares e pessoas conhecida, constituindo assim numa “farra aérea” a favor de si mesmos.

Não é possível que num País pobre como o Brasil, não exista entre os membros da Câmara, um consenso e uma visão de valor que esbarre num conceito de ética e, até porque não dizer, de culpabilidade social, em saber que tal atitude com o dinheiro público – mesmo que não haja irregularidade legal – fere os princípios básicos que balizam a moralidade exigida nos homens públicos.

Precisamos reeditar os conceitos da ética e da moral nas coisas públicas, para que aqueles que jamais decolaram quer do ponto de vista aéreo ou social, não se sintam humilhados, decepcionados e traídos pela democracia, nas imensas filas dos ônibus, na espera dos hospitais, ou simplesmente nas bancas de jornais.

Fernando Rizzolo

Publicado em Artigos de Fernando Rizzolo, últimas notícias, Brasil, comportamento, corrupção, cotidiano, crise no Brasil, cultura, economia, eleições 2010, Forças Armadas, General Augusto Heleno, geral, News, notícias, pmdb corrupção, Política, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 4 Comments »

4 Respostas to “As Passagens Aéreas da Câmara e os que Nunca Decolaram”

  1. Global Voices Online » Brazil: Fly me to the moon with public money Says:

    […] members of their family and even acquaintances, as they were not told this was illegal beforehand. Fernando Rizzolo [pt] comments: Não é possível que num País pobre como o Brasil, não exista entre os membros da […]

  2. Global Voices em Português » Brasil: Com dinheiro público a gente vai até a lua Says:

    […] pessoas conhecidas, já que ninguém teria dito a eles com antecedência de que isso seria ilegal. Fernando Rizzolo comenta: Não é possível que num País pobre como o Brasil, não exista entre os membros da […]

  3. Manoel Miguel Says:

    Bom existe sempre uma grande diferença entre o ladrão pobre e o rico, QUANDO O LADRÃO POBRE ROUBA, e é preso e algumas pessoas podemos falar assim demagoga ao intrevistar o bandido depois sempre fala a seguinte frase(O CRIME NÃO COMPENSA) realmente não compensa, no entanto quando politico rouba ninguem prende e ninguem da imprensa fala alguma coisa ou que o crime não compensa da mesma forma que fala para o pobre, ai falo eu para estes graNDES LADRÕES VALE A PENA ROUBAR POIS SABEM QUE NÃO VÃO PRESO CAUSA OS MAIORES DANOS PARA A SOCIEDADE(OS POBRES) E DEPOIS COM O DINHEIRO DO ROUBO AINDA PAGA OS BONS ADVOGADOS E O QUE SOBRAR É LUCRO , aassim vamos vivendo nesta democracia onde até ministro participa da MACHA DA MACONHA podemos então colocar um alcunha no ministro POIS JÁ TEMOSA O SENADOR TELEMAR QUE DEU PARA A SUA FILHA O TELEFONE FUNCIONAL, TEMOS O DEPUTADO CARNAVALESCO E INTERNACIONAL QUE ALEM DE LEVAR SUA EX PARA NATAL AINDA PAGOU PARA A MÃE DELA UMA LEVE PASSAGEM PARA MIAME, TEMOS O DEPUTADO REIZINHO QUE NUMA CIDADE ONDE NÃO SE SABE NEM O QUE É DEMOCRACIA ELE CONSTRUIU UM CASTELO, DEPOIS APARECEU O VERIADOR IMPERADOR QUE POR TER DECENDENCIAS COM O ORIENTE COM O DINHEIRO PUBLICO CONTRUIU UMA MANSÃO A GOSTO ORIENTAL, DEPOIS APARECEU O DEPUTADO DO CONCELHO DE ETICA DA CASA QUE É O DEPUTADO BONZINHO E SUAS PENAS BRANDAS OU MELHOR FALANDO SE O DEPUTADO ROUBAR ELE PODE SER PUNIDO COM UMA PASSAGEM PARA O EXSTERIOR JUNTO COM TODA SUA FAMILIA E AMIGOS, AI VEM A MAIOR O DEPUTADO QUE FALOU QUE SE AS PASSAGENS FOSSE CORTADA SUA MULHER IRIA ACABAR COM O CASAMENTO ESTE É O DEPUTADO PACATO CIDADÃO, E PARA NÃO ESQUECER DO MINISTRO DEVE SER CHAMADO DE MINISTRO (MACONHINHA) HÁ O MAIS RECENTE É O DEPUTADO DITADOR QUE PARA LIVRAR SEU COLEGA VAGABUNDO FALOU QUE ESTAVA SE (LIXANDO PARA A OPINIÃO PUBLICA ) não é um canalha?

  4. Passagens Aéreas Promocionais - Says:

    Olá, muito bacana o seu blog. Estamos querendo criar um blog semelhante a este para a nossa empresa divulgar informações sobre passagens áreas promocionais. Você tem alguma sugestão?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: