Lula pede que não se faça “terrorismo” com gripe suína

Brasília, 28 abr (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu hoje que todas as informações sobre a gripe suína sejam tratadas com “cautela” e exigiu que “não se faça terrorismo” com a doença, pois o país “está preparado” para enfrentá-la.

“Temos remédios para atender às pessoas e vamos fazer a fiscalização devida nos aeroportos”, declarou o presidente no Acre, para onde viajou hoje para se reunir com o presidente peruano, Alan García.

Segundo Lula, se trata de “um momento de cautela e prevenção, e não de fazer terrorismo”. Por isso, apelou à “responsabilidade” da imprensa, para que não se gere pânico no país.

Até agora, no Brasil o número de casos suspeitos está em 20 e foram localizados em Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

Essas 20 pessoas permanecem hospitalizadas e todas chegaram ao país nos últimos dias, procedentes de México ou Estados Unidos, com sintomas da doença.
folha online

Rizzolo: A grande questão é sabermos até que ponto a doença atingiu ou atinge o Brasil, e constatarmos a capacidade de atuação do governo no enfrentamento da doença. Como tudo no Brasil gera em torno de popularidade, e os números ainda são muito incipientes, estamos completamente na escuridão dos dados.

“A pior pandemia do século 20 aconteceu (…) em 1918 e também começou como uma pandemia relativamente branda que não chegou a ser muito notada na maioria dos lugares. Depois, ela se tornou uma pandemia bastante séria, um dos mais sérios episódios de doenças contagiosas já registrados”, como afirmou o Diretor-geral adjunto para segurança sanitária da OMS, Keiji Fukuda.

Bem melhor seria usarmos o termo cautela, em não afirmarmos que ” o Brasil está preparado”; até porque nem sequer sabemos quantos doentes existem; poderá haver pouco impacto ou muita infecção. É a marolinha desta feita agindo no campo da subjetividade, e atuando mais uma vez com força no fator popularidade. É o Brasil podendo incorrer numa triste ” marolinha suína “.

Publicado em últimas notícias, Brasil, comportamento, cotidiano, Direitos Humanos, economia, eleições 2010, geral, gripe suína no Brasil, medicina, melhores especialista médicos e melhores hospitais, melhores hospitais, mundo, News, notícias, O agronegócio, Política, Principal, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 1 Comment »

Uma resposta to “Lula pede que não se faça “terrorismo” com gripe suína”

  1. Carlos Says:

    SÓ MAROLINHA?Quinta-feira, 30 de Julho de 2009 – 9:11 hs

    Por favor, aguarde a aprovação do seu comentário.
    acessos Gripe suína: a “marolinha” de LULA e do ministro Temporão
    Publicado em 28/06/2009
    Recife-PE

    O Ministro da Saúde José Gomes Temporão, assim como o bobalhão-mor, que quando a crise econômica começou a assolar o mundo, fez questão de dar mais uma das suas declarações alopradas, garantindo que quando a crise chegasse ao Brasil, não seria mais do que uma marolinha, o ministro da Saúde, seu Temporão, também tentou diminuir a importância da gripe suína em relação ao Brasil, garantindo que o Governo estava preparado para enfrentar o problema, inclusive por dispor de estoques de medicamentos suficientes para garantir o pleno atendimento da população.

    Como sempre, era tudo conversa mole pra boi dormir!

    Assim como a crise econômica, que LULA disse ser uma marolinha, atingiu em cheio a economia do país, inclusive ceifando empregos e levando insegurança para milhares de lares brasileiros, também a garantia feita pelo ministro Temporão revelou-se absolutamente fajuta, pois tão logo o número de contaminados pela gripe suína passou a aumentar em proporções geométricas, coisa que qualquer burocratazinho sabia que acabaria por acontecer, o mesmo ministro que antes garantia que sua pasta dispunha de plenas condições para enfrentar o problema, agora vem a público, com a cara mais limpa, choramingar cinicamente pela primeira vítima fatal, e informar que, por carência de estoques de medicamentos específicos, o tratamento está sendo restringido aos casos mais graves.

    Até quando o Brasil ficará à mercê desses irresponsáveis?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: