A Gripe Suína e a Humanidade

A fragilidade humana diante da natureza passa a ser assustadora quando nos deparamos com as novas doenças que surgem, principalmente aquelas relacionadas à infectologia. Na história da humanidade muitas foram as pestes que assolaram populações inteiras, e a problemática das epidemias sempre foi alvo de estudo da ciência e da medicina.

Os conceitos de transmissão das doenças contagiosas avançaram muito, e hoje podemos de forma clara constatar, a origem das doenças transmissíveis. Contudo vale salientar, que se avanços houveram em relação à pesquisa no campo da infectologia, no tocante as causas que propiciam o desenvolver das novas doenças, permanecem estas inalteradas, e de certa forma até potencializadas face ao abandono e ao abrandamento dos princípios básicos de fatores preponderantes e desencadeadores das propagações.

O aumento populacional, o estilo de vida, a ingestão maciça de carne animal, bem como a produção de grãos visando a criação cada vez maior de aves, suínos e bovinos – confinados estes, em grandes núcleos populacionais – nos remete a uma reflexão sobre esse meio de cultura perigoso, onde animais e seres humanos passam a ser atores biológicos, no desenvolvimento de novos tipos de vírus e bactérias.

Já no Antigo Testamento (Torah), as doenças contagiosas eram narradas com a descrição e a forma de prevenção, as quais surgiam dentro de um modelo religioso onde a caracterização das mesmas, continham conotações de estilo de vida, que esbarravam nos conceitos de alimentação e de obediência à Deus. Na verdade, a imposição das normas, vinham de encontro aos principais conceitos até hoje observados, no campo da infectologia e da saúde pública.

A gripe suína nos leva a uma profunda reflexão sobre a nossa relação com os animais, com a natureza, com o ecossistema, e acima de tudo sobre o fato de cada vez mais tornarmos o nosso hábito alimentar, num ato de paz em sintonia com natureza, e a crição divina, libertando assim os animais da triste missão covarde de fazê-los nos alimentar. Vamos libertar os animais, e quem sabe assim possamos nos libertar das pestes que nos aprisionam, e da triste violência sem limite contra os seres vivos da Terra.

Fernando Rizzolo

Ajude o Rizzolo a divulgar este texto. Envie aos seus amigos !

Publicado em Artigos de Fernando Rizzolo, últimas notícias, Brasil, comportamento, cotidiano, cultura, Deus e você, direito dos animais, Direito Internacional, Direitos Humanos, economia, emergentes, espiritualidade, espiritualidade na crise, evangélicos, fome nos EUA, geral, Gripe mexicana, gripe suína no Brasil, igrejas evangélicas, Israel, Judaismo, Literatura, maçonaria, medicina, menina morre em Osasco, menina morreu em 30 de junho em Osasco, mundo, News, notícias, O agronegócio, Política, política internacional, primeira morte em São Paulo, Principal, protestantes, RELIGIAO, Religião e Reflexões Espirituais, Saúde, São Paulo registra 1ª morte causada pelo vírus, Sua Sáude, vegetarianismo, violência contra os animais, Violência e Impunidade. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 8 Comments »

8 Respostas to “A Gripe Suína e a Humanidade”

  1. Ka Says:

    Concordo absolutamente com cada palavra!
    Parabéns!

  2. Yonara Duarte Ramos Da Silva Says:

    O que eu acho legal,é ter um canal como este para sermos ajudados a entender e até a nos proteger da doença e do medo por falta de conhecimento.

  3. osvaldo marques Says:

    Se me permite, caro amigo, vou “linkar” esta página no meu blog na seção de “denúncias”.
    Parabéns pelo trabalho.
    Um abraço.

  4. Ministério da Saúde Says:

    O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!

    Assessoria de Comunicação.
    Ministério da Saúde

  5. silvia Says:

    Boa tarde!
    Para mim comer um animal é praticar canibalismo, mesmo que seja de outra espécie. Muito obrigado por escrever e divulgar idéias tão preciosas!
    Parabéns pelo artigo!!!

  6. Sebasti/ão Bonfá Says:

    Acompanho e gosto muito de seus artigos.
    Cada vez como menos carnes.
    Espero me tornar vegetariano.
    Continue escrevendo sobre o assunto.
    Parabens.

    Abraços.

    Bonfá

  7. sofia Says:

    Pues de aqui os pueden bajar el: manual mir cto 2009 7ª edicion y espero haber ayudado en algo

  8. victor Says:

    vlw tirei meu trabalho de escola dai ^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: