Força Sindical discute fim do fator previdenciário

O fim do fator previdenciário, que reduz em mais de 30% o valor das aposentadorias, é um dos assuntos que vai a debate pela Força Sindical hoje, durante sua 5ª Plenária Estadual, onde diversos assuntos internos e nacionais serão discutidos com sindicalistas sul-mato-grossenses. O encontro começa às 9 horas no auditório da Feintramag (Federação Interestadual dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), em Campo Grande, na Rua Simon Bolívar, nº 332, no Jardim Paulista.

Além de discutir temas nacionais, esse encontro servirá também para debate de algumas questões internas que buscam o fortalecimento da entidade na luta pelos interesses dos trabalhadores em suas diversas áreas de atuação.

O presidente da Força em Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima informou que a plenária estadual contará com a presença de representantes da nacional: Sérgio Luiz Leite, 1º secretário da executiva nacional e Marcos Perioto, assessor político da entidade.

O diretor da Força Sindical MS, José Lucas da Silva disse que o encontro vai discutir também a participação de sindicalistas do Estado no 6º Congresso Nacional da Força Sindical, que será realizado em Praia Grande (SP), dias 29, 30 e 31 de julho. “Já temos a confirmação de dezenas de sindicalistas de nosso estado para participar desse encontro. Dois ônibus já estão reservados para a caravana de Mato Grosso do Sul”, comentou.

Fator Previdenciário

José Lucas da Silva informou também que o fator previdenciário pode estar com os dias contados. Um projeto que tramita no Congresso Nacional pede seu fim, já que é nocivo aos interesses dos trabalhadores. “A Força Sindical e demais centrais sindicais estão vigilantes e exercendo muita pressão para essa mudança”, comentou Lucas.

O sindicalista explicou que o Fator Previdenciário foi aprovado em 1999, como parte da Reforma da Previdência iniciada em 1998 no governo FHC. A Lei Nº 9.876, que cria o Fator Previdenciário, modificou os critérios de cálculo dos benefícios e foi um dos maiores ataques aos direitos do trabalhador no Brasil. Ele reduz de 25 a 40% as aposentadorias e prejudica principalmente os mais pobres e aqueles que começam a trabalhar jovens.

Com o Fator Previdenciário, um trabalhador urbano que possui 60 anos de idade e 25 anos de contribuição, e quiser se aposentar por idade, não receberá o valor integral de sua aposentadoria. Para recebê-lo, terá que trabalhar mais alguns anos para completar o tempo de contribuição mínimo. Irá se aposentar aos 70, sendo que a expectativa de vida média do brasileiro é 71 anos, segundo o IBGE.
tv morena

Rizzolo: Bem reuniões, discussões, debates, existem à toda semana por todo mundo, e em todos os lugares. Ora por sindicalistas, lideranças, associações. Mas a grande pergunta do aposentado é simples; Quando isso será votado, resolvido e concluído? Eu não vejo ninguém pressionar e determinar que esta questão seja solucionada num curto espaço de tempo. Partidos políticos que tentam ganhar com a questão mas pouco fazem, lançam na Internet até um site “fim dofator previdenciário” que é rico em informações já sabidas, mas não acrescenta em nada.

Quando se trata de questões da câmara, escândalos, atos secretos, aumentos a parlamentares, tudo é rápido, e na surdina, agora em relação ao fator previdenciário a resposta é dura ” fica para até o final do ano “, ou então partidos políticos tentam comprar a idéia, que rende votos, para na verdade, “enrolarem mais um pouco”.

Infelizmente a grande resposta que o pobre aposentado até agora recebeu foi: esperar, ter paciência, não reclamar. Porque na visão de todos que ” defendem”, a ordem é segurar o clamor dos aposentados, continuar na discussão, no debate, ” no cozinhamento do galo” num site de um partido, até porque existem coisas mais importantes, naõ é ? Isso é que me revolta! Chega de esperar, de discutir, vamos resolver! Não sou político, e não estou amarrado com ninguém, só não suporto hipocrisia, emprestar 10 bilhões para o FMI e não ter dinheiro para os aposentados é falta de vergonha.

Publicado em 40000 advogados sem aposentadoria Ipesp, últimas notícias, Brasil, cotidiano, Direitos Humanos, economia, fator previdenciario 16/02/2009, Fator Previdenciario Camara faz corpo mole, Fator Previdenciario e o corpo mole, fator previdenciário, Fator previdenciário e os sindicalistas, fórmula 95, FHC deveria se arrepender fator previdenciário, geral, News, notícias, OAB pede fim do fator previdenciário, Paim e o fator previdenciário, Paulo Paim, Política, Previdência Social, Principal, projeto Paulo Paim, www.fimdofatorprevidenciario.com.br. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 50 Comments »

50 Respostas to “Força Sindical discute fim do fator previdenciário”

  1. ALBINO MACHADO DIAS Says:

    Depois do pedido da nova líder no congresso, dep. Idely, pediu para adiar a votação do veto que trata do reajuste dos salários dos aposentados está claro que o governo vai empurrar até o final do ano todos estes projetos que alteram os benefícios da previdência.
    Pode ser uma boa saída à proposta do fator 95 ou 85 para substituir o fator previdenciário, mas parece que as centrais sindicais ainda não deram conta que tão prejudicial quanto o fator é a fórmula de cálculo do Salário de Benefício, proposta a pelo Relator, em que se utiliza à média dos 70% maiores salários de contribuição corrigidos a partir de julho de 1994 (Lei nº. 9.876, de 26/11/1999) enquanto o justo e correto seria 70% de todo o período contributivo conforme preconiza a LEI Nº. 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, no seu art.29, inciso I. A correção, somente a partir de 1994, prejudica aqueles que têm hoje 35 anos de contribuição à previdência e, cujos maiores salários de (tomando como referência o salário mínimo da época) se deram no período anterior a 1994. Sem a mudança nesta regra o argumento de que a manutenção da média longa irá beneficiar os trabalhadores de menor renda È UMA INVERDADE, exceto para aqueles trabalhadores que irão se aposentar a partir do ano 2029.
    O fato concreto é que o trabalhador menos qualificado tem seu período mais produtivo na faixa de 18 a 40 anos de idade e no caso dos trabalhadores hoje com tempo de contribuição suficiente para se aposentar (mínimo de 35anos de contribuição) este período está sendo desprezado quando se calcula a RMI. Vale lembrar também que estes trabalhadores começaram a contribuir com a previdência nos anos 70 quando vivíamos no país o “milagre Econômico do Governa Militar” e quando os empregos são abundantes se consegue melhores salários no mercado.
    Quanta correção do salário do aposentado pelo mesmo índice do salário mínimo dificilmente seria aprovado porque inviabiliza a política aumento real do salário mínimo, política esta de extrema importância para melhoria dos indicadores sociais do nosso país.
    A meu ver o que as centrais sindicais deveriam negociar é para que a media dos salários de contribuição fosse feita pelo “numero de salários mínimos de contribuição divididos pelo numero de contribuições” considerando 80% ou 70% ou 60% de todo período contributivo (e não apenas a partir de 1994 com é feito hoje pelo INSS) e a Renda Mensal Inicial RMI fosse obtida multiplicando esta média pelo salário mínimo vigente na ocasião do primeiro benefício. Se feito desta forma o salário do aposentado poderá ser corrigido anualmente pelo IPC .
    Para os já aposentados faz-se uma revisão do salário atual utilizando os critérios acima.

  2. Valter Senello Says:

    Esta difícil,os deputados não querm ser humanos como os senadores.Sabem que nós povo trabalhador os elegemos e demos uma vida financeira digna e merecida a eles,mas os mesmos não retribuem.Que triste apavorante contrib. com inss a mais de 37 anos pagando quase sempre sobre o máximo,se me aposentar com o desconto do fator prevideníario,mal pagarei um plano de saúde agua,luz.E o resto como vou viver.

  3. MARIO LUIZ EVANGELHO Says:

    Força Sindical,
    Não podemos nos deixar enganar com o relator Pepe Vargas, que está defendendo o projeto 85/95, isto é
    trocar seis por meia dúzia, gostaria que fosse lembrado
    que o tempo do INSS é de 30 anos para as mulheres e
    35 para os homens, com uma diferença de 5 anos, porque
    o Deputado Pepe Vargas está aumentando está diferença
    para 10 anos, o projeto mais coerente para os aposentados e pensionistas é o fim do fator previdenciário,
    será que é tão dificil entender isto, se este projeto for aprovado acredito que os eleitores deste pais votará nulo,
    nul, nulo, nulo, nulo, nulo, nulo, nulo, nulo, nulo, nulo, nulo…..

  4. ZEFERINO Says:

    prezados colegas, pois ” companheiros ” e apoiar o pt que nos traem a cada dia.
    OS aposentados deram um belo exemplo ao irem á Brasilia protestar, tem que organizar e retornarem dia 08 de julho, invadirem a camara e pressionrem os deputados para acabar com o fim do fator sem esta do pepe de fator 85/95.
    devemos invadir e so abandonar aquela casa apos a aprovação do fim fator,pois como o proprios deputados falam que a camara e a casa do povo,nem invadindo estaremos e sim ocupando o que e nosso.
    Caros colegas quando pagamos a previdencia durante 35 anos e para termos uma aposentadoria justa.
    Agora se que querem aumentar tempo de contribuição para que ao aponsentarmos morrer logo mudem o nome de plano previdenciario para “PLANO FUNERAL” GARANTO QUE A MENSALIDADE E BEM MENOR.

  5. claudio uchoa Says:

    fator 85/95 , isso é uma piada!!!!
    de grande mau gosto!!!!!

  6. Wilson Ferreira Says:

    Em Outubro vou completar 35 anos de contribuição e deverei me aposentar com 51 anos de idade, comecei a contribuir com 15 anos. Com essas mudanças previstas não mas me aposentarei? Terei que continuar contribuindo até completar a soma prevista de 95. Perderei a estabilidade prevista pelo INSS, serei demitido e quem vai então contratar um bancário de 51 anos?
    Nessa nova regra prevista não se prevê uma transição? Poderei ainda optar pelo Fator previdenciário? ou ele não existirá mais?

  7. José paulo rodrigues Says:

    Eu não sei porque desta enrolação de derrubar o fator previdenciário.O trabalhador contribui 35 anos e ainda não tem direito de se aposentar por integral? E a previdencia ainda tá falida? Onde esta indo este dinheiro, já que alguns politícos iluminados, donos da razão, que no passado só fizeram porcaria na política do Brasil dizem que este dinheiro é usado em outras coisas do governo, então tem que mostrarem porque estamos contribuindo para algo e se tampa outros buracos? Porque os deputados e senadores não usam o fator previdenciário em suas aposentadorias? Mudamos o trabalhador se aposenta com os anos usados por eles e os mesmos se aposentam com 35 anos e mais o fator previdenciário, já que muitos acham bom.É nesta hora que se vê, colocando todos dentro de um saco é uma miau só.

  8. Solange Martins Says:

    Comecei a trabalhar com 15 anos.paguei 15 ultimos anos com o maximo de contribuição, me aposentei com 30 anos de contribuição,ganho 3 salarios e pouco,cadê a justica,não devo pagar pelos outros,quem começa a trabalhar mais tarde ganha mais, sendo que contribui o mesmo tempo do que o outro.Vamos fazer JUSTIÇA,ainda tenho a esperança de um dia receber os atrasados.

  9. Jussara Maria Says:

    Me aposentei a 8 anos, cada vez o que recebo está mais perto do salario minimo, quando é que vamos recuperar a correção dos reajustes. Imagino eu que seja injusto, quando mais precisamos de aumentar nossos rendimentos, temos que nos aposentar e continuar trabalhando, tirando o lugar de outros que precisam trabalhar, mas infelizmente o nosso governo não está preocupado com o aposentado, que tal ele se aposentar com 3 salarios minimos ???????????

  10. Antonio Rodrigues barreto Says:

    Eu trabalhei durante 22 anos recebendo 10 salários mínimos e mais 4 anos recebendo em torno de 4 mínimos, quando mim aposentei, o INSS rebaixou ainda mais o meu salário. Entrei com processo de revisão de cálculos desde 1997, e até agora nada; Oprocesso está em Brasília no setor de fiscalisação. Eu não entendo qual o fator Previdenciário que eles usaram.

  11. messias freitas Says:

    quero deixar registrado que a defazegem em minha aposentadoria é da ordem de 105,81%, não consigo enteder porque reduzir o poder de compra dos aposentados. Os indices de reajustes aplicados não correspondem as prateleiras dos supermercados, farmacias, convenios médicos hospitalar, etc. botar um basta nesta sitação está demorando. SENHORES DEPUTADOS PEDIMOS APOIO TOTAL NO PROJETO DO SENADOR PAULO PAIM. os aposetados agradecem.

  12. Francisco Marcelino da Silva Says:

    Tenho 57 anos, sou aposentado e espero o fim do fator previdenciário. Contribuí por 35 anos quase sempre sobre o teto máximo do INSS e hoje tenho que continuar trabalhando porque fui punido retroativamente pelo fator previdenciário. Espero que façam Justiça e corrijam o que me tiraram de direito.

  13. PLINIO CHIAROTI Says:

    FUI GERENTE BANCÁRIO POR VÁRIOS ANOS, CHEGUEI A PAGAR O INSS SOBRE 20 SALÁRIOS MINIMOS, COMECEI A PAGAR A CONTRIBUIÇAO DESDE OS 14 ANOS, QUANDO FUI REGISTRADO EM UMA INDUSTRIA DE CALÇADOS, AINDA ERA MENOR DE IDADE. QUANDO ME APOSENTEI, COM TRINTA E UM ANO DE APOSENTADORIA; POIS SABIA DAS MUDANÇAS PRETENDIDAS; PROCUREI PRESERVAR MEU INTERESSE E DIREITOS. FUI APOSENTADO COM 6,9 SALARIOS MINIMOS. HOJE DEVIDO ESTA POUCA VERGONHA DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE, QUANDO NUNCA MAIS VOTEI EM SEU PARTIDO; EM VÃO VOTEI NO LULA, QUE AGORA ME DECEPCIONA, SENDO QUE O SENADOR PAIM É DE SU PARTIDO E TEM PENSAMENTOS E IDEAIS MAIS RELEVANTE ESTE NOSSO PRESIDENTE, QUE HOJE VEMOS QUE É OUTRO MARIA VAI COM AS OUTRAS, ENFIM, COM OS INTERESSES POLITICOS DE ALGUMA MINORIA, OS DE SEMPRE. ESPERO QUE OS SENHORES DEPUTADOS, TENHAM A MESMA OMBRIDADE DOS SENADORES DESTE PAIS.
    CASO ISTO NÃO OCORRA, MEU VOTO DAQUI PARA FRENTE SERÁ NULO, POIS, NÃO HAVERÁ RAZÃO PARA SE ESCOLHER UM PARTIDO, POIS, SÃO TODOS DA MESMA …

  14. Gilmar Braz Ribeiro Says:

    Eu espero minha aposentadoria a 9 meses e o INSS até agora só me enrolou, a ultima desculpa deles foi que perderam o meu PPP e precisa pedir outro para a empresa e ninguem se responsabiliza pela perda e o unico prejudicado sou eu (que país é esse? cade a justiça?) a contagem feita pelo INSS deu o tempo de contribuição de 36 anos e sempre foi recolhido acima de 10 salarios referencia e acho um absurdo uma injustiça muito grande com os trabalhadores esse fator previdenciário, pois só nós pagamos o pato? e nossos representantes “politicos” só aumentando seus beneficios por que pra eles que ganham 20 vezes mais que nós “fóra os beneficios” não tem que trabalhar 35 anos, não tem fator previdenciario, tem mais que uma aposentadoria, mesmo assim não estão satisfeitos (corrupção) para nós é roubo mesmo, etc…
    É que eles legislam em causa própria ou seja fazem as leis que beneficiam eles e a casta deles e o povo paga para esses ladrões de colarinho branco que são piores do que qualquer outro ladrão pois continuam impunes e pior ainda no poder.
    Tiram de nós pobres para se enriquecerem cada vez mais, Só mesmo Deus para fazer justiça, só qdo por fim nesse mundo de Satanás.

  15. aveline m.s.batista Says:

    eu me aposentei em janeiro de 1994 com 3,2 salarios minimos e hoje recebo 1,75 salarios minimos, isto é uma pouca vergonha, será que algum dia isto vai mudar, pois me aposentei por tempo de serviço, comecei a trabalhar com 14 anos e hoje quando mais preciso ganhar mais a cada ano recebo menos isto faz eu pensar em nunca mais votar em ninguem.

  16. José Luiz Mosca Says:

    Atenção Sres. Deputados, Senadores, Sr. LULA e seus Asseclas, tratem urgente de fazer Justiça aos Aposentados, pois sua hora está chegando, pela Justiça Divina, saibam os sres. que terão maior responsabilidade perante Aquele que depositou em suas Mãos a Responsabilidade de Governantes de um Povo como é caso de vcs com os Brasileiros. Lembre-se o que disse JESUS, Àquele que mais foi dado, “Responsabilidade” Mais Lhe será COBRADO. Gostaria que os Sres. tivessem a coragem de ler o Livro que lhes sugiro, os Sres. não seriam mais os mesmos:
    “ESCULPINDO O PROPRIO DESTINO” André Luiz Ruiz ” e Sejam Corajosos em Ler este Livro. Ponham a Mão na Consciência o vcs estão fazendo com o Po9bre do Aposentado.

  17. José Luiz Mosca Says:

    Apenas estou sugerindo a Leitura desse Livro para que possam instruir-se melhor quanto à Justiça Verdadeira, mas sempre utilizando-se do Livre Arbítrio.

  18. José Luiz Mosca Says:

    Aposentei-me em 2002, com 56 anos de idade, tendo recolhido por trinta e três anos e seis meses em Carteira e como AutÕnomo ,,mais 2 anos, 85% de dois Salários Mínimos e hoje ainda recebo apenas R$=562,00= reais. Se eu quiser alem do arroz e do feijão, alguma coisa a mais, tenho que trabalhar mais do que já trabalhei em toda a minha Vida, durane 53 anos. Por favor Retirem esse Fator Previdenciário.

  19. SYLVIO CAMPOS Says:

    INDIGNAÇÃO ! INDIGNAÇÃO ! INDIGNAÇÃO !
    É um sentimento sem medida da tamanha traição. Não encontro palavras que possam melhor classificar esse famigerado fator previdenciário. Poucos sabem do desgaste que é efrentar uma sala de aula durante 32 anos, ininterruptos; contribuir para a previdência com o teto máximo durante 30 anos e depois ser surrupiado em 31% do benefício. Tem classificação melhor ?

  20. eliane rita schroeder Says:

    A pensão de minha mãe está desaparecendo.Por favor façam alguma coisa para acabar com esse maldito fator.É direito do idoso ter uma vida decente no seu fim de vida,afinal ele já deu sua contribuição.

  21. adriana moura Says:

    GOSTARIA DE SABER SE TEM UMA PREVISAO DE QUANDO VAI SAIR ESTE FATOR PREVIDENCIARIO POR QUE MEU SOGRO JA TEM TEMPO SUFICIENTE E SEU ADVOGADO DISSE PARA ESPERAR UM POUCO PARA DAR A ENTRADA NOS PAPEIS POIS ERA PARA O MES DE JULHO MAS NAO OUVI FALAR NADA SOBRE O ASSUNTO .SE ALGUEM PODER ME AJUDAR EU AGRADEÇO A ATENÇAO.

  22. jayme Sant anna portella Says:

    A quebra da aposentadoria foi a partir de 1995, e a desculpa seja lá qual for não é válida e mesmo não sendo advogado, direitos garantidos não deveriam ser alterados e nem a constituição de 1988 que garantiu esse direito quem acha que o aposentado dá prejuizo , tem voltar para a universidade de administração e o serviço de inteligência do brasil tem que descobrir onde estão as barra de ouro

  23. Maria Elizabeth Fábio Says:

    O fator previdenciário seria aceitável se tivessemos de pronto remédios e atendimento hospitalar para todos os aposentados, sem custo.
    É bem maquiado os remédios, para conseguir algum remédio “de graça” temos que fazer uma peregrinação. Atendimento médico-hospitalar nem maquiado é?
    Que tal rever, um ou outro.
    Espero que os que estão nos representando tenham bom senso.

  24. Geraldo José de Sousa Says:

    Esse fator prividenciario é uma vergonha para todos aquele que contribuiu para o País por muito tempo, não devia valer para aqueles que ingressaram no trabalho antes de sua aprovação em 1999, isso é meter as mão no bolso do trabalhador, é injusto, é cruel e aproveitador, por isso rogo a Deus para que esse fator seja logo extinto.
    Geraldo/Amargosa-Ba.

  25. Claudio Silva Says:

    Quem contribui pelo teto 100% a aposentadoria é de
    R$ 2800,00
    Se Descontar o fator previdenciario em média acaba ficando em torno de R$ 1500,00,.
    O Sr. Presidente Luis Inacio Lula da Silva, recebe uma aposentadoria de 4.500,00 (aposentadoria essa referente perceguido politicamente).
    E ainda recebe salário de Presidente mais a mordomia.
    E Quando sair do governo irá receber uma aposentadoria por ter sido Presidente.
    Por tudo isso que um homem do povo não está nem ai para o povo.
    Um homem antes de ser Presidente junto a CUT abriu um processo para atualizar a tabela Imposto de Renda e quando foi eleito Presidente retirou o processo dizendo que o Governo não tinha dinheiro para arcar com essa redução.
    Vamos acordar povo.
    Cadê os Cara pintadas que na época do Collor ele fez muito menos que o Lula .

  26. Antonio Edmundo Machado Says:

    É vergonhoso saber que nós trabaladores que pagamos as nossas contribuição, ate mesmo com sacrificio para termos uma aposentadoria condizente e derepente vemo-nos suprimidos deste direito por aquele que o elegemos para defender os nossos interesse mas nos estamos de olho e prontos para lutar pelos nosso diretos.

  27. MARIA CECILIA Says:

    Todos precisam se mobilizar para o fim deste fator previdenciario que pune o trabalhador que desde cedo começou a ajudar o país, e o que ele recebe hoje é um salário achatado e diminuído, enquanto o salario dos parlamentares só sobe astronomicamente. O DINHEIRO SAI DO MESMO LUGAR (DOS IMPOSTOS QUE PAGAMOS), ENTÃO PORQUE NÃO SE ECONOMIZA NO SALARIO DELES?

  28. Derileudo Cruz Araujo Says:

    A proposta do Deputado Pepe Vargas, representante vergonhoso do povo gaucho pelo PT, relator do projeto de
    lei na camara que apresentou uma formula 95 ou 85 he ridi-
    cula. Feita por um deputado incompetente e irresponsavel, que parece que nao tem pais aposentados ou vivem como ele por conta das contribuiçoes dos aposentados. Este sujeito, nao eh um cidadao e sim um cachorro que nao sabe fazer justiça com o povo que o elegeu. Este cachorro nao respeita o aposentado. Os gauchos hoje devem sentir muita vergonha por eleger um safado como este tal Pepe Vargas. Se fosse representante do povo cearense, garanto que este cachorro ia levar uma surra no meio da rua pelos aposentados. O PT deve expulsar este incompetente do partido ou assumir de vez se este partido eh igual a este cachorro. Senhor Presidente, se quer continuar, chegou a hora de mostrar e faça os seus capachos a votar em revogar esta lei criada na gestao do outro incompetente. Voces devem aprovar o mais breve possivel, nao ficar empurrando com a barriga para o proximo ano. Queremos comer do fruto agora! O Presidente LULA, veta todo aumento que eh dado ao trabalhador (APOSENTADO), mais nao tem a coragem de vetar os aumentos dos politicos na sacada da noite, dos Magistrados e de toda cupula do Executivo, sob pena de nao ser aprovados os atos de seus interesses. Por que tudo neste pais, eh corrumpido. Me da isto que te dou aquilo. VIVA BRASIIIIIL!

  29. zoraide Says:

    Eu havia desligado e ido para o sofá assistir Jornal nacional.dai fiquei pensando porquê o endereçoque uso estava lá e deixei um comentario simples e sincero.Não entendi porque no lugar de meu nome havia escrito:pessoa indignadissima,limpei e escrevi meu nome,nempensei nada,mas depois martelou minha cabeça:quem escreveu substituindo meu nome? Somente me manifestei assim em relação ao epsododio maisa programa silvio santos.achei estranho.Não entendi nada…Agora voltando para escrever e explicar ,não vi meu recado. Não entendo…Como sofro de depressão coisas que não entendo me incomoda…
    Só quero dizer que,apesar de eu não precisar,torço pelo fim do fim do fator previdenciario e preciso daqueles quase l7% .

  30. Eliana Costa Says:

    Boa Noite.
    Quero saber o seguinte, em 2010 – março completo 50 anos e 14/14/2010, completo 30 anos de contribuição previdenciária, sou funcionaria publica municipal, regida pela CLT desde 14/04/1980, sei que se me aposentar no ano que vem, o meu salario sera reduzido e muito, o que devo fazer?
    Aguardo uma resposta

  31. carlos pereira da silva Says:

    eu tenho 52 anos e 36 anos de contribuicao, este maldito fator previdenciario está atrazando meu pedido de aposentadoria, quem aprovou esta lei em 1998 certamente nao precisa de aposentadoria, e nunca vao precisar pois já roubaram do governo o que era preciso, isso para mim é um desrespeito ao povo, ai o ano que vem vem pedir votos na proxima eleicao LULA sempre defendeu os trabalhadores depois que foi eleito já esqueceu do povo. DEUS QUE ILUMINE OS DEPUTADOS E SENADORES, E QUE FACAM JUSTICA, chega de fator previdenciario, já ha dez anos sacabearan o povo.

  32. Caros Cedar de Oliveira Says:

    Tenho sessenta anonos e trinta e seis anos de contribuição.Devo me aposentar imediatamente ou aguarda mais um pouco?

  33. Edna Says:

    Boa noite ,estou aqui indignada pois ao ver tantos comentários de pessoas que como eu ,vive esse momento vergonhoso no país,elegemos um homem que se dizia do povo,mas na verdade era tudo farça,ei SR PRESIDENTE que decepção,aquele FHC que chama pobre de vagabundo,lançou esse maldito fator previdenciário para roubar a aposentadoria do pobre,eo SR que poderia mudar esta situação nada faz,quem começou a trabalhar cedo neste país,ex :mecânicos ,eletrecistas,e outras profições que tinham direito a aposentadoria especial hoje também não se consegue obter seus direitos,quer dizer ,nesse país só os deputados conseguem tudo pra eles ,alguns poucos aindaluta pela causa dos aposentados,estes representantes dos aposentados no Brasil ,faremos uma forte campanha por eles ,os que estão contra, a JUSTIÇA VEM AÍ,PODE ESPERAR QUE ESTÁ CHEGANDO,QUEREMOS O FIM DESSE FATOR MALDITO,e o povo não quer esmola viu SR PRESIDENTE,queremos emprego,saúde,educação,mais educação com qualidade viu ,o povo está procurando se informar ,e SE DEUS QUISER VAMOS MUDAR ESTE PAÍS.

  34. Lindalva carneiro da Silva Says:

    Trabalhamos tanto , pra hoje estamos sofrendo pq nossos salarios sai pelo o ralo. Vamos ver sr. presidente. o que vai fazer por nos , pois falaou que ia nos defender.

  35. Angelo Rodolfo Says:

    Sou mais um afetado pelo fator providenciário,cidadão
    brasileiro,cumpridor de todas obrigações tributárias,sociais
    após 37 anos de contribuição muita decepção com nosso
    país ,não o Brasil mas os homens queo dirigem,fazem leis
    para se protegerem dentro delas e beneficiando-se não se
    importando com a população,que sofre falta de remédios
    atendimento médico,na contrapartida altos salários,premia
    ções,previlégios,por que preocupar o pobre paga,e a zorra
    continua.Até o José Sarney dizendo que a culpa é do sena
    do,eu não sabia que o senado faz lei não são os senadores?
    Vou parar por aqui pois eles tem é que acabar com o
    fator previdenciário e tambem reverem seu salários mas é
    para baixo.
    Não se esqueçam o ano que vemtem eleição vamos
    votar nesta cambada de novo !!!!!!!

  36. ademirrocha Says:

    aposentados votem no paulinho da força que esta lá mamando estes anos todos, abram os olhos meus caros aposentados, nossa arma é o voto e a hora esta chegando, vamos aposentar muitos deles com fator ou sem fator vamos colocar esses vagabundos para trabalhar e viva a democracia.

  37. HELIO Says:

    Tenho 53 anos completo, posso me aposentar proporcionalmente, isto é direito adquirido ou com a queda do fator previdenciario vou ser obrigado a esperar mais 02 anos para me aposentar ou mesmo como a queda do fator posso pedir a aposentadoria a qualquer momento.

    • paulo Says:

      Direito adquirido é direito adquirido.Com o fim do fator previdenciario,o sr. so terá a ganhar ;pois sua aposentadoria terá um valor maior.

  38. fatima Says:

    É um a vergonha este fator previdenciario, agora estão tendo enganar com o calculo 95 par o homem e 85 para as mulheres vai ficar do mesmo tamanho, estes politico deveriam por a mão na conciencia e terem vergonha na cara. isso é uma muita maudade com trabalhador.

  39. valquiria Says:

    É simplesmente desumano!
    Uma pessoal começa a trabalhar cedo (por ex.: 14 anos de idade). Fica esperando poder aposentar com 48 anos ou 50 anos de idade, então vem o governo e inventa o “Fator Previdenciário”.
    A pessoa aposenta, porém tem um dedução absurda no seu benefício, por que o governo simplesmente acha que ele tem pespectiva de vida!
    Estando o valor da aposentadoria reduzida, reajuste anual vergonho, atendimento pelo SUS deixando a desejar:
    Onde está esta perspectiva de vida?

    Outra pergunta no ar:
    Após aposentar, com benefício minguado, é necessário voltar ao mercado de trabalho e na maioria das vezes, às empresas não deixam o funcionário trabalhar sem carteira profissional assinada. Para onde vai esta contribuição, já que não é possível reavaliar do valor da aposentadoria?

    Vai para os confres públicos?
    Por que não retorna ao aposentado?

  40. VAGABUNDO Says:

    VAGABUNDO diz: O seu comentário está aguardando moderação.
    15/07/2009 às 10:41 PM

    escrito por VAGABUNDO, julho 13, 2009
    O fim do fator previdenciario, meu amigo trabalhador, teremos que esperar que o volte o governar o PSDB, do FHC, com certeza vai ser o José Serra, eles conseguiram fazer o fator previdenciario, que prejudicou milhões de trabalhadores, acho que só o partido do PSDB, sabe de conciencia o tamanho desta sacanagem com o trabalhador, o LULA sabe de tudo isso, mas ele e sua equipe infelizmente não terão a capacidade de consertar o PT é muito bom só do lado da oposição, como governo é péssimo, o povo brasileiro tenho certeza que vai dar a resposta certa em 2010. Se o seu José Serra declarar e assumir que vai concertar já no primeiro mês de mandato a cagada do fator previdenciario do FHC, tenho certeza que será eleito e não tem para ningem. Porque já se passaram 7 e vai para 8 anos a pena dos inocentes dos aposentados, e este governo que se diz ser do trabalhor nada fez, para acabar com tamanha injustiça. O LULA onde você está ? Olha que teu povo está clamando a muito tempo, que 2010 está muito próximo. Agora um tal de PEPE, inventou a formula 95/85, que é pior da atual, que governo é esse que só quer emrrabar ao trabalhador, sai um e entra outro, é tudo do mesmo jeito, só enrrabando o povo, só botando no c do povo, aqui vai uma interrogação ?????????????????????????????????????????????????????? para o governo e os pensadores técnicos do governo, que antes de ser governo deveriam ter experiencia profunda da real situação da famosa aposentadoria. JÁ MAIS UM TRABALHADOR QUE CUMPRIR OS 35/30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, SE FOR POUCO PASSA PARA 38/32 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO, MAS PENALIZAR COM FATOR PREVIDENCIARIO É UM CRIME, o fator previdenciario só serveria para o setor público, que tem estabilidade de emprego e pouco se importa com o que esta acontecendo la fora. O trabalhador do setor privado, fica mais ou memos de 8 à 12 anos sem contribuir durante sua vida laboral, pois enfrenta o problema de crises financeiras, desemprego, emprego informal, doença, sem contar que após aos 45 anos tem muita dificuldade em trabalhar com carteira assinada, principalmente os trabalhadores que começaram cedo a trabalhar para ajudar a manter o sustento da família e não tiveram oportunidade de estudar.
    LULA onde estás???????????????????????????????????, PORQUE PENALIZAR O TRABALHADOR QUE CUMPRIR E QUE CONTRIBUIU DURANTE 35/30 SE FOR O CASO PASSA PARA 38/32, MAS JAMAIS PENALIZAR OS QUE CONTRIBUIRAM 35/30 ANOS, que seja 38/32 anos, ESSES SÃO OS ÚNICOS QUE NÃO PODEM SER PENALIZADOS, PORQUE CONTRIBUIRAM E DERAM SUA PARCELA FAVORÁVEL E POSSITIVA PARA O GOVERNO. LULA onde estás??????????????????????????, EXISTRE OUTRAS ALTERNATIVAS, para os técnicos e pensadores do governo eu pergunto??????????????????????, PORQUE O GOVERNO FAZ O PAPEL INVERSO PARA A QUESTÃO DE APOSENTADORIA, PENALIZA OS QUE CONTRIBUIREM 35/30 E FACILITAM TANTO OUTRAS SITUAÇÕES, tudo isso é falta de visão, porque os futuros contribuintes já sabem que aposentadoria do governo pelo INSS não é negócio, hoje é muito mais negócio planejar uma aposentadoria privada, com isso o governo deixa de arrecadar tributos. Porque uma pessoa pode se aposentar n n n n n n n n n n n situições, por velhice sem nunca ter contribuido, ou pagar apenas uma contribuição por ano, totalizando 35 contribuições e no final por idade se aposenta do mesmo jeito, ou pagar 12 meses e aposentadoria por invalidez, ou pagar apenas l mês e se aposentar por acidente, ou então nem precisa pagar nada e no final aposentadoria por idade auxilio a velhice etc. e assim vai……………..onde estás LULA……………….se é para ter aposentadoria só de (um) salário mínimo como o governo pretende, o povo não precisa mais pagar nada no final vai ter direito a aposentadoria do mesmo jeito. para o trabalhador informal e autonomo é negócio não pagar nada, porque nunca vai conseguir fazer uma boa média e no final tem direito a aposentadoria do mesmo jeito sem pagar nada.

    PARA OS SINDICALISTAS, a média que hoje é 80% da maiores contribuições do período de contribuição é um absurdo para BRASIL, pois hoje isso representa 15 anos, continuando assim até 35 anos, 95% das FUTURAS APOSENTADORIAS DO INSS o valor vai ser de 1 (um) salário mínimo, UMA MÉDIA LONGA DESSE JEITO DEVERIA SER CONSIDERADO O MÁXIMO 50% DAS MAIORES CONTRIBUIÇÕES DE JULHO/1994. AO QUE PASSAR DISSO É ABSURDO……….A onde estão os dicalistas???????????????? o que fazem????????????????????????????? por acaso não são vocês os representantes dos trabalhadores??????????????????????????????????? não aprenderam a fazer contas????????????????, sindicalistas devem aprender fazer contas e entender de contabilidade futura, senão o tal PEPE VARGAS vai dar um golpe que vai ser pior do que o fator previdenciario do famoso FHC.

  41. luiz emidio da silva Says:

    com o fim do fator previdenciario será que vou me beneficiar , já que mim aposentei em março de 1995 com 10 salarios de contribuições e hoje estou em media com 7.9 salarios….

  42. Sergio Soares Says:

    Podemos ver claramente que o tal Pepe Vargas está claramente puxando a sardinha para o Governo, vamos a luta, não vamos aceita mais esta vergonha de FP, nem 85/95, tudo terá de ser eliminado, caso contrario daremos nosso troco nas eleições no ano que vem.

  43. CRISTINA Says:

    A INPRENSA SO DIVULGA O DEFICIT DO INSS, PORQUE NAO INFORMA O DESVIO DE VERBA PARA O AJUSTE FISCAL,PROJETOS SOCIAIS E ETC…DEVERIAM DIVULGAR DIVIDA QUE O GOVERNO TEM COM O INSS DESDE A CONS-
    TRUCAO DE BRASILIA.
    DESTA FORMA ,A INPRENSA ACABA COLOCANDO A OPINIAO PUBLICA CONTRA O APOSENTADO,POIS O DINHEIRO ARRECADADO DARIA MUITO BEM PARA PAGAR .SE NAO FOSSE DESVIADO,SEM CAUSAR ROMBO NOS COFRES PULBLICO.

    • JOSÉ ANTONIO PEREIRA Says:

      TENHO REGISTRO EM CARTEIRA DE TRABALHO DESDE 14 ANOS DE IDADE E PELO MENOS UNS 30 ANOS CONTRIBUI COM O TETO MAXIMO DA PREVIDENCIA, APOSENTEI-ME COM TRINTA E CINCO [35] ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E BECEBENDO APENAS 60% DO QUAL EU CONTRIBUI ISSO É UMA TREMENDA SACANAGEM CONTRA OS APOSENTADOS A NOSSA UNICA ARMA É A URNA VAMOS SER LÚCIDOS E NAS ELEIÇÕES VOTAR NOS POLITICOS QUE TEM COMPROMISSO COM OS APOSENTADOS

  44. reinaldo Says:

    CONVIVER COM UM PRESIDENTE CORRUPTO E O FIM , TALVEZ SEJA MELHOR MATAR QUE MORRER

  45. ADEMIR GERBER Says:

    PESSOAL VAMOS LUTAR POR UM DIREITO NOSSO, NOSSA DIGNIDADE EM JOGO, NOSSSO DIREITO, SIMPLESMENTE,FIM DO FATOR PARA ONTEM…

  46. fernando de castro Says:

    O Governo desvia o recurso da Previdência para pagar milhões de benefícios da loas-bpc. As pessoas que recebem este precioso recurso merecem nosso respeito e nossa consideração. Entretanto, entendo que o Governo deviria retirar o recurso de outro ministério. A Previdência Social é sempre foi superavitária. Depois de contribuir 34 anos para o fundo previdenciário me sinto assaltado pelo Governo com o fator previdenciário . Esclareço também que não concordo com a fórmula 85-95, que é outro engodo.

  47. Cruz Says:

    No dia que fizem uma reforma no sistema Sindical Brasileiro, acabando com a obrigatóridade descontar um dia de trabalho de cada Brasileiro que tem a Carteira assinada. o que acontece desconta este dia o governo recarda e repasa para os Sindicatos este dinheiro que não é pouco .No dia que acabar, eu dovido que estes atuais dirigentes de Sindicatos, de Centrais Sindicais etc, vão querer defender os trabalhadores. UM exemplo quando hove aquela crise dos Bancos Brasileiro,se criou o PROE, acho que a sigla é esta, o Senador Suplicy, na epoca chorou numa entrevista na TV Globo lamentando aquele absurdo dá dinheiro do povo para os Banqueiro, certo. Mas agora com esta crise de ano passado ele elogiando este governo.
    Eu pergunto qual é o caráter destes políticos, ou se tem caráter.
    Com esta insenção de IPI, eu que conheco o interior, está causando um improbecimento vertical, da população, e os servicos de Saúde, Educação, Segurança Publica, Transposte publico etc. É uma vergónha.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: