Lula diz que não há prova de fraude no Irã e pretende visitar o país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira em Genebra que “não há provas” de que tenha havido fraude nas eleições iranianas e afirmou que pretende definir uma data para visitar o país no ano que vem.

“Veja, o presidente (iraniano Mahmoud Ahmadinejad) teve uma votaçao de 61, 62%. É uma votação muito grande para a gente imaginar que possa ter havido fraude”, disse Lula em entrevista coletiva.

“Eu não conheço ninguém, a não ser a oposição, que tenha discordado da eleição do Irã. Não tem número, não tem prova. Por enquanto, é apenas, sabe, uma coisa entre flamenguistas e vascaínos”, afirmou o presidente.

Lula afirmou ainda que a polêmica em torno da reeleição de Ahmadinejad não muda os planos de visitas entre representantes dos dois países. Ahmadinejad cancelou uma visita ao Brasil marcada para maio deste ano, afirmando que queria esperar o fim do processo eleitoral no seu país.

“Ele viria, pediu para esperar o processo eleitoral, mas pode vir na hora que quiser, eu recebo do mesmo jeito”, disse Lula.

Questionado se pretende ir ao Irã, o presidente também foi assertivo.

“Eu pretendo ir ao Irã. Eu pretendo arrumar uma data para o ano que vem e fazer uma visita ao Irã porque nós temos interesses em construir parcerias com o Irã, em trocas comerciais com o Irã”, afirmou.

“O Brasil vai fazer todas as incursões que precisarem ser feitas para estabelecer as melhores relações com todos os países do mundo, e o Irã é um deles.”
BBC

Rizzolo: É uma pena que o presidente Lula e o governo ainda não se deram conta que o regime do Irã é perigoso. A intolerância, os discursos que lembrar Hitler, a reprovação da comunidade internacional, o perigo das armas de destruição em massa, o desrespeito aos Direitos Humanos, nada disso conta para o governo brasileiro.

O único país confiável, um exemplo de democracia que é os EUA, já deram suficientes sinais de que o Irã é perigoso. Temos que nos relacionarmos com países democráticos do ponto de vista humano, digno, que nos leva à construção de um país tolerante e com preceitos de paz. Mas o Brasil optou pelo pior, e mais, sem demonstrar ao Brasil e ao mundo nenhum constrangimento, afirma ainda o presidente, que quer visita-lo. Preocupante isso, hein !

2 Respostas to “Lula diz que não há prova de fraude no Irã e pretende visitar o país”

  1. Eliseu Says:

    Caro Rizzolo, qualquer país que se equiparar com os EUA em poderio atomico será considerado um país perigoso para o mundo, esquecendo-se que eles mesmo (EUA) são igualmente perigosos para o mundo. Qualquer nação que se der ao luxo de gastar bilhões em moeda para reforçar seu poder bélico e atomico enquanto outros morrem de fome (muitas vezes graças a sansões impostas pelos tais) torna-se um GRANDE perigo para TODA a humanidade. Nós (Eu x Rizzolo) temos idéias, opiniões, formação, cultura, raízes, conceitos, posses, credibilidade, visão política.. divergentes e/ou diferentes, mas nem por isso sou antipático a sua pessoa, visito seu blog não somente para criticar e sim também para extrair dele o que se tem de bom, o que me faz sentir que tal atitude do presidente LULA condiz algo semelhante. Conheço Judeus, Alemães, Pretos, Pobres, Japoneses, Nordestinos, Libaneses com diversas maneiras de pensar predominante de cada um individualmente.
    O Brasil sempre foi visto pelo resto do mundo como acolhedor e creio que ficar em cima do muro numa situação dessas é uma forma de preservar esse status.
    Não vejo os EUA como exemplo de democracia, partindo do princípio de que a coisa que eles são experts (sempre gostaram até este momento) é em dar palpite nos modos de governo de outros países e implantarem seus costumes, produtos e idéias a qualquer custo, eis o motivo das diferenças e desigualdades. Um menino rico pensa e vive diferentemente de um menino pobre em muitos fatores distintos.. teriam eles que se repelirem ao invés de estreitarem suas relações ? Pela lógica e “direitos humanos” minha humilde reposta seria não, mas infelizmente se repelem ao extremo separando-se em “”classes””, escolas, condominios, clubes, shoppingcenters, hospitais, morumbis, itaqueras, etc, etc,etc.
    Se eu continuar.. .vamos terminar a discussão no SOCIALISMO… mas a palavra de ordem é DEMOCRACIA, por isso paro por aqui.
    Abraços de
    Eliseu Francisco

  2. Willian Brazil Says:

    Vergonhoso ter um presidente que não consegue ver a tirania que alguns paísecos do 3º mundo fazem hoje em dia, apoiadores do terrorismo e brutais com a liberdade de seu povo, nada de bom vem deles e o nosso presidente se porta igual a eles, só falta usar a burca!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: