Senado deve aprovar hoje o mototáxi; secretário de transportes de SP é contra

O Senado deve aprovar nesta terça-feira um projeto que regulamenta a profissão dos mototáxis, facilita a expansão dessa forma de deslocamento no país e preocupa especialistas –que temem pelo incentivo ao transporte individual e pelo aumento das mortes no trânsito.
Entidades ligadas aos mototaxistas preveem que, com a medida, a oferta desse tipo de transporte irá dobrar até 2010.

Em entrevista nesta segunda-feira para anunciar mudanças em circulação de ônibus fretados na cidade de São Paulo, o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, se mostrou contrário à adoção da medida. “Temos estudos que comprovam que podem ocorrer 20 mortes por semana com a medida”, afirmou Moraes.

Hoje esse tipo de transporte já tem 500 mil profissionais, em 3.500 municípios, com 10 milhões de passageiros.

A regulamentação federal tende a reduzir os obstáculos jurídicos para a presença dos mototáxis até em grandes cidades.

Técnicos temem a difusão desse transporte por considerá-lo inseguro e poluente. A opinião majoritária também é a de que se trata de um retrocesso ao estimular um tipo de viagem individual, em detrimento dos coletivos.

As empresas de ônibus também fazem pressão contra a medida devido ao temor de perder usuários.

“Os políticos não se deram conta dos riscos. É um problema de saúde pública. O comportamento do “garupa” interfere diretamente nas condições de direção. A moto exige uma coordenação de movimentos”, diz Marcos Bicalho, da ANTP (associação de transportes públicos).

O texto que vai para votação no Senado avaliza a permissão de fazer transporte público com motos (que hoje é alvo de divergência jurídica), exige que a profissão só seja exercida por quem tiver mais de 21 anos e com curso a ser regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito.

Mesmo com regulamentação federal, cada prefeitura deverá decidir se quer ou não permitir a atividade no município.

Sem revés

Se ela for aprovada no Senado, vai à sanção do presidente Lula (PT). Tanto os setores favoráveis como contrários dizem que a medida não tende a enfrentar revés na votação.
“A possibilidade de passar é de uns 99,99%”, diz Robson Alves, presidente da Fenamoto (federação dos mototaxistas). (AI)

folha online

Rizzolo: Olha o problema do transporte é extremamente sério, e não há espaço para corporativismos bobos, que visam sufocar o povo brasileiro proibindo e restringindo as diversas espécies de transportes coletivos. A idéia de se aprovar o mototáxi é essencial, útil à sociedade e de certo ponto redentora à população pobre da periferia.

Aqueles que são contra estão comprometidos com os poderosos lobbies, e não sabem o que é não ter transporte na periferia e nos grandes centros. Temos que apoiar a idéia e pensarmos naqueles que sofrem com o problema desgastante da locomoção nos grandes centros, além disso criaremos novos empregos aos jovens deste país. Agora essa desculpa de alguns, de que ” é perigoso, tal e coisa “, é conversa para ” boi dormir” e não convence ninguém. Apóio integralmente essa iniciativa. É isso aí pessoal !

3 Respostas to “Senado deve aprovar hoje o mototáxi; secretário de transportes de SP é contra”

  1. Robson Gêa Says:

    Sou contra a liberação do mototaxi, transitar na cidade já está difícil, imagine com milhares de motos passando entre os carros, sem contar os riscos que o Dr Alexandre mencionou, e estes dados tambem foram divulgados recentemente pelo Corpo de Bombeiros. Acredito que a solução no investimento em transporte público, diga se de passagem de boa qualidade, seja a única saída para o trânsito caótico em que se encontra São Paulo. Novas linhas de Metrô ligando o centro às periferias serão bem vindas. Quem sabe com um bom estudo poderia ter nestas novas estações, bolsões para estacionar veículos evitando a ida ao centro.

  2. Cesar Sabino Junior Says:

    SR. SECRETÁRIO ALEXANDRE DE MORAES

    VENHO ATRAVÉS DESTE SOLICITAR VOSSA INTERVENÇÃO REFERENTE ASSUNTO DE DESBLOQUEIO DE ALVARA Nº 023.681-25 , SOLICITADO ATRAVÉS DO PROCESSO EM EPIGRAFE, QUE ESTÁ SENDO JULGADO HÁ MAIS DE 01 ANOS INJUSTAMENTE. SAIU PUBLICADO O INDEFERIMENTO NO DIA 27/06/2009 EM VOSSO D.O.M PAG. 20. SOU PAI DE FAMILIA E TENHO SOMENTE ESTE EMPREGO. NÃO SEI POR QUE ESTÃO JULGANDO MEU PROCESSO POR VIA DE COMÉRCIO. ESTÃO JULGANDO QUE USO O ALVARÁ PARA COMÉRCIO, MAS NUNCA USEI PARA COMÉRCIO SOMENTE FIZ TRANSFERÊNCIA LEGAL POR QUE NÃO HÁ EMISSÃO DE ALVARAS ATUALMENTE. DETENHO ESTA LICENSA DESDE 2006 E NUNCA OCORREU PROBLEMAS.

    ESTOU PRECISANDO DO DESBLOQUEIO. POIS FICO PARECENDO MARGINAL E ILEGAL ATRAVÉS DA FISCALIZAÇÃO EFICIENTE DO DTP. FICO SENDO PARADO E RESOLVENDO PROBLEMAS COM CONSULTAS DA MINHA PLACA E QUANDO RENOVO O ALVARÁ OU QUALQUER SOLICITAÇÃO TENHO QUE FICAR PEDINDO AUTORIZAÇÃO PARA O DTP/AJU.

    PRECISO DE VOSSA AJUDA, POIS SOU MOTORISTA DE TAXI E NECESSITO TRABLAHAR EM PAZ. EXISTE UM TID 3052607 QUE FOI GERADO UM OFICIO NÚMERO 206/2009 EXPEDIDO POR DTP/AJU QUE FOI ENCAMINHADO PARA DTP/GAB, INFORMANDO SOBRE ESTE ALVARÁ. FAVOR INTERCEDER PELA MINHA CAUSA. APROVEITO PARA DESEJAR UM OTIMO DIA DE TRABALHO E FELIZ DIAS DOS PAIS.

    GRATO,

    CESAR SABINO JUNIOR
    CONDUTAX 104.695-32
    ALVARÁ 023.681-29
    FONE: 11 8626-8195

  3. Robson Gêa Says:

    Olá, César

    Acho que poderia registrar sua manifestação na ouvidoria da prefeitura, acessei o site
    http://portal.prefeitura.sp.gov.br/ouvidoria/fale_com/0001
    e obtive a seguinte informação:

    FALE COM A OUVIDORIA
    O recebimento de denúncias e reclamações é feito:
    Pelo telefone 0800-175717 das 9h às 17h.
    Ou pessoalmente, das 9h às 17h, na Avenida São João, 473, 16º andar, Centro.

    O munícipe pode questionar o atendimento recebido por meio da Ouvidoria, quando houver falta ou informação incorreta, prazos legais não forem cumpridos, entre outras situações.

    Denúncias de irregularidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens, cobrança de propina ou outra situação que possa atentar contra o direito do munícipe, também são recebidas pela Ouvidora. Quando é solicitado, a Ouvidoria preserva a identidade dos envolvidos e mantém sigilo absoluto sobre as informações tratadas.

    Boa sorte.

    robsongea@ig.com.br


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: