Pelo menos três pessoas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes judeus ultra-ortodoxos e policiais em Jerusalém, neste sábado.
Centenas de pessoas foram às ruas da cidade pela terceira semana consecutiva para protestar contra a abertura de um estacionamento durante o shabat, dia sagrado de descanso e orações para o Judaismo.
Alguns manifestantes atiraram pedras e derrubaram barricadas colocadas para obstruir a entrada do estacionamento.
A polícia israelense prendeu um homem que deitou embaixo de um ônibus desocupado.
Segundo o especialista da BBC em Oriente Médio Sebastian Usher, os protestos ocorreram em um bairro religioso conservador de Jerusalém, onde tem havido um clima de tensão entre judeus ortodoxos e seculares.
Usher afirma que a comunidade ultraortodoxa teme que a iniciativa do estacionamento atraia turistas para a área, o que poderia estimular o comércio a abrir no sábado, contrariando os princípios judaicos de descanso nesse dia.
Agência estado
Rizzolo: Realmente é um absurdo o desrespeito a um dia sagrado por parte de comerciantes que visam apenas o lucro. Com razão o protesto é válido, e procedente são as alegações de que com a abertura do estacionamento a iniciativa atrairá turistas para a área, o que poderia realmente estimular o comércio a abrir no sábado, contrariando os princípios judaicos de descanso nesse dia. Apóio o protesto que é legítimo.
13/07/2009 às 5:47 PM
Dr. Rizzolo, na minha humilde ignorancia, pergunto-lhe eu (apenas no intuito de aprimorar meus conhecimentos, sem querer confrontar ideologias): A Democracia defende a liberdade acima de qualquer coisa. Obstruir o estacionamento não seria um ato de privação de liberdade? Considerando que elemento da democracia também é a liberdade de credo ? Ou seja, a movimentação no estacionamento não impede que cada um individualmente, dentro de seu credo, descanse no sábado ou pratique sua religião.
07/09/2009 às 3:51 PM
A democracia não está acima de Deus, guardar o sábado não é algo que os JUdeus criou e sim o próprio Deus deixou bem claro nas verdades Bíblicas Êxodo 20:4, leia também Daniel 7: 25 que diz que o HOmem iria cuidar de mudar o tempo e a lei e magoaria os santos dos altíssimo, mais uma prova que os homens irão mudar o sábado santo para o Domingo, sendo que o Domingo nunca foi mencionado na Biblia, é tão simples de entender e no entanto…. o inimigo de DEus muda entra na mente das pessoas fazendo o que bem entende….isso sim é um ato de privar a libertade humana…tão iludida pelo homem da iniquidade!!
07/09/2009 às 4:07 PM
Amigos…leiam a palavra com sabedoria que procede do Pai…e tudo ficará esclarecido….peça humildemente entendimento ao Pai e ele lhe tocará o coração com a verdade!!