Venezuela inicia campanha chavista contra campos de golfe

NOVA YORK – Após a incursão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, contra o golfe pela televisão no mês passado, já que considerou a modalidade como um “esporte burguês”, as autoridades venezuelanas se mobilizaram para fechar dois dos melhores campos de golfe do país, segundo o jornal americano The New York Times.

“Vamos deixar isso claro. Golfe é um esporte burguês”, disse Chávez em seu programa semanal de domingo, citando os carrinhos que levam os jogadores pelo campo como um exemplo da “preguiça” do esporte. Segundo o jornal, os campos de Maracaibo e da cidade costeira de Caraballeda são os principais alvos das autoridades.

Se os campos realmente forem fechados, o número de locais que pararam de funcionar nos últimos três anos totalizará nove estabelecimentos, segundo Julio L. Torres, diretor da Federação Venezuelana de Golfe. Um projeto na Ilha Margarita, feito pelo arquiteto americano Robert Trent Jones Jr. e desenvolvido para ser o melhor campo da América do Sul, teve de ser paralisado por conta de problemas financeiros.

A maioria dos campos fechados estão em áreas onde predominam as empresas petroleiras e foram inicialmente construídos para os americanos que trabalhavam nessas companhias. Os partidários de Chávez vêm os campos como locais de concentração da velha elite.

Mas não é a primeira vez que os chavistas atacam o esporte. Juan Barreto, um ex-prefeito de Caracas, tentou tomar o controle do maior campo da capital para construir milhares de residências populares em 2006, mas perdeu a disputa judicial.

Críticos da política anti-golfe de Chávez argumentam que Cuba, a maior aliada da Venezuela, vai na direção oposta. Segundo eles, investidores canadenses e europeus planejam construir até dez campos de golfe na ilha, o que faz parte de um plano do governo cubano para aumentar o faturamento com turismo.

“A China tem mais de 300 campos de golfe, e olhe o que está acontecendo lá”, disse Torres, citando outro país comunista com o qual a Venezuela tem boas relações. “Estamos indo de 28 para 18 campos”, finalizou.

Em Maracaibo, as autoridades querem transformar o campo em um campus da Universidade Bolivariana de Chávez. Em Caraballeda, o campo será transformado em um parque recreativo.

Chávez, por sua vez, diz não ter planos para proibir o golfe legalmente. “Respeito todos os esportes. Mas há esportes e há esportes. O golfe é um esporte popular? Não, não é”, respondeu o venezuelano à própria pergunta.
agência estado

Rizzolo: Realmente Chavez é de uma pobreza de espírito gigantesca. Imagine atacar um esporte, só porque a maioria dos americanos gostam e o praticam. É um discurso tão bobo e tão antigo que nem em Cuba mais se exercita essa argumentação. Aliás por falar em esporte, e se o golfe segundo Chavez é esporte de preguiçosos, o que dizer de um militar como ele com aquela barriga enorme. Agora triste mesmo, é ver o governo brasileiro se debatendo para agradar esses tiranos da América Latina, que dão guarida à Rússia, Irã e Coréia do Norte e China, e tem mais, cada base americana na Colômbia deveria ser festejada por todos aqueles que amam a democracia e que gostam de golfe como eu, é claro (risos..).

Uma resposta to “Venezuela inicia campanha chavista contra campos de golfe”

  1. Eliseu Says:

    Assim como faz-se forró para os operários, funk para os favelados, tecnera para os jovens da classe média e outras manifestações culturais e esportivas, acho que os ricos (pessoas que dirigem industrias e grandes instituições,etc) têem direito também de praticar seus esportes e desenvolverem suas manifestações culturais. Imagino o que aconteceria se cada jogador de golfe, suspendessem as atividades profissionais que exercem ou fechassem suas industrias. Os dependentes deles iam se dar mal.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: