EUA querem usar aviões não-tripulados na América Latina

WASHINGTON – Os EUA estão transferindo para a América Latina uma de suas principais inovações militares, aprimorada no Iraque e na fronteira entre Afeganistão e Paquistão: os aviões não-tripulados de combate (UAV, na sigla em inglês). Da guerra ao terror na Ásia, o armamento deve ser levado para a guerra às drogas nas Américas. Em vez de membros da Al-Qaeda e do Taleban, os alvos serão traficantes latinos.

Apesar de sua grande capacidade de ataque, os UAVs devem ser inicialmente empregados em operações de vigilância na região. Estima-se que os EUA tenham atualmente 7 mil dessas aeronaves espalhadas pelo mundo – em 2000, elas não chegavam a 100.

O Comando Sul do Pentágono (Sothcom), que atua na América do Sul, Central e Caribe, confirmou ter realizado em maio dez missões de “batismo de fogo” do armamento no continente. Em uma delas, um aparelho ultramoderno modelo Heron decolou da base aérea americana de Compala, em El Salvador, e permaneceu por 20 horas despercebido filmando um barco. Suspeitava-se que a embarcação transportava drogas pela costa do Pacífico.

Segundo militares, as informações detalhadas fornecidas pela aeronave provaram que se tratava de um transporte de narcóticos. Com o sinal verde, a polícia salvadorenha entrou em ação. “Foi um início histórico”, comemorou à revista Time o comandante da Marinha Kevin Quarder, responsável pela operação batizada de “Monitoreo”.

Discrição

Até agora, os EUA só confirmaram testes em El Salvador. Mas Vanda Felbab-Brown, especialista em narcotráfico da Universidade Georgetown, afirmou ao Estado que “inevitavelmente essa nova tecnologia será usada também na fronteira dos EUA com o México” – principal front da nova guerra de Washington às drogas.

Além de México e El Salvador, Vanda lista Guatemala, Colômbia e Peru como países que devem entrar na zona de ação dos UAVs. Discreto, o armamento deve evitar polêmicas como a causada pelo acordo entre Washington e Bogotá que autoriza a ampliação de militares dos EUA na Colômbia.

A opção pelos UAVs na América Latina começou a ganhar força em 2003 com a captura de quatro seguranças privados dos EUA pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Os americanos estavam em um avião Cessna abatido enquanto fazia uma operação de vigilância na selva colombiana. Eles passaram cinco anos em cativeiro e foram libertados em julho de 2008, juntamente com a ex-candidata a presidente Ingrid Betancourt.

Aviões não-tripulados seriam “ideais para trabalhos sujos, por isso essa é uma escolha inteligente”, afirma Peter Singer, da Brookings Institution. “Não podemos pedir a equipes antidrogas que mantenham os olhos abertos por 20 horas seguidas. Poupa-se muito dinheiro se você distingue rapidamente uma lancha rápida carregada com cocaína de um barco com uma festa de estudantes.”

Primeira força policial do mundo a usar aeronaves não-tripuladas, a Polícia Federal (PF) adquiriu em julho três Herons. O equipamento ainda está em fase de testes.
agencia estado

Rizzolo: Os EUA estão dispostos a enfrentar o narcotráfico na América Latina. Os aviões não tripulados se apresentam como um instrumento adequado na sua aplicação. De forma similar o avião pode combater grupos terroristas, detectando os focos, facilitando dessa forma a repressão. Acho a utilização deste instrumento muito bem-vindo na América Latina, aliás quem é democrata de verdade, sabe que o que vem dos EUA está diretamente ligado à democracia, ao contrário daqueles que Chavez e outros líderes tanto aplaudem, como Irã, Rússia, Coreia do Norte e outros bichos…

Uma resposta to “EUA querem usar aviões não-tripulados na América Latina”

  1. Eliseu Says:

    Primeiramente acho que o narcotráfico da América Latina deveria ser combatido por países da América Latina. Agora dormir com aviões não tripulados dos EUA sobrevoando o meu telhado é que é preocupante, embora não seja eu o traficante. Não combatem o tráfico dentro dos EUA, dentro do BR ou outro país porque a tal de democracia não da suporte para tal, o exército e outros milhões de homens saudaveis e ociosos são apenas para correrem em volta de quadras de esporte e assim, defenderem a “pátria cheia de cocaína e crianças fumando craque a luz do dia” crianças pobres é claro, pois segundo MArx(sociólogo), um cancer dessa magnitude somente consiste em um “problema social” quando atinge a classe média. ops… Qual filho de 5 ou 7 anos de alguém da classe média esta la na esquina da rua Aurora fumando uma pedra de craque ás 12:00 rodeado por adultos ? N E N H U M. Ta explicado porque não combatem o tráfico interno nem muito menos o externo.
    Quanto a DEMOCRACiA:
    quem é democrata de verdade “sabe que o que vem dos EUA está diretamente ligado à democracia”
    Há cerca de 2009 anos atrás a democracia crucificou um homem inocente que só fazia o bem. A Democracia continua “crucificando” os pobres e inocentes até hoje, e somente cessará quando esse Homem crucificado retornar à terra.
    Marcos 15.11-15
    ¹¹Mas os chefes dos sacerdotes atiçavam o povo para pedir a Pilatos que soltasse Barrabás(ladrão e arruaceiro) em vez de soltar Jesus.¹²Pilatos tornou a perguntar:
    –O que querem que eu faça com este homem que vocês chamam rei dos judeus?
    ¹³Crucifique! — gritava O POVO(ou seja, um indicio vivo de democracia)
    14Que crime ele cometeu ? — Perguntou Pilatos.
    E Todos (mais democracia) gritavam ainda mais:
    — Crucifique! Crucifique!
    15Como Pilatos queria agradar o povo (ou seja, ser democrático!!)soltou Barrabás (o ladrão e arruaceiro) para eles. Depois mandou surrar Jesus com chicote e o entregou para ser crucificado.
    Eu não sou fanático, nem muito menos cintista político.
    este trecho do livro mais lido domundo, a bíblia sagrada, nos mostra perfeitamente um exemplo de democracia.
    Toda posição de liderança da sociedade é atribuida a um indivíduo somente com a permissão de DEUS, quando o povo (a democracia) escolhe um lider que não ta nem ai para as leis de DEUS, esse povo sofre as conseguencias.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: