Justiça inglesa envia intimição pelo Twitter

Na última quinta-feira (1), o Supremo Tribunal da Inglaterra enviou, pela primeira vez, uma ordem judicial pelo Twitter. Segundo informou a agência Reuters, a ferramenta tecnológica foi utilizada para notificar um usuário anônimo da rede de microblogs, que tentava se passar por outra pessoa.

A ação foi movida pelo escritório de advocacia Griffin Law contra a página @blaneysblarney. A alegação era de que o autor da conta no Twitter fingia ser o blogueiro de Direito Donal Blaney, proprietário da Griffin.

“Creio que a decisão de emitir a ordem judicial pelo Twitter seja um marco”, disse o professor da Universidade de Strathclyde, Konstantinos Komaitis.

Komaitis acredita que a medida possa se tornar uma referencia futura em termos jurídicos. “A lei tende a ser um tanto lenta e burocrática, então um tribunal deliberar em algo como o Twitter -tão relevante -mostra um comprometimento incrível”, avaliou o professor, que ministra aulas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações na faculdade de Direito.

Para o advogado Mattew Richardson, vencedor da ação, a medida inovadora servirá para reprimir abusos na rede mundial de computadores. “As pessoas têm que aprender que não podem se esconder por trás do anonimato da internet e violar a lei sem punição”.

O crescente avanço no número de adeptos do Twitter em todo o mundo tem gerado problemas com falsidade ideológica. Várias personalidades, como o ator Ashton Kutcher e a cantora Britney Spears tiveram perfis falsos criados na rede de microblogs. Para dominuir as fraudes, o Twitter chegou a criar um selo que verifica a autenticidade das contas.
Portal Imprensa
Rizzolo: Se a moda pega os Oficiais de Justiça terão pouco trabalho, pelo menos na área cível. A cada dia que passa mais a internet vem agregar valor nas mais diferentes áreas. Com efeito, no Direito, existe sempre uma maior formalidade, contudo o caminho no futuro é esse. Citar por Twitter !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: