Para Alencar, “juro é o gasto que mais pesa no Orçamento da União”

O vice-presidente da República, José Alencar, criticou na quarta-feira, no programa 3 a 1, da TV Brasil, a insistência do Banco Central em manter a política de juros elevados. Para ele, o governo gastou mais de R$ 1 trilhão nos primeiros sete anos do governo Lula na rubrica representada pelos juros. “É a rubrica mais pesada no Orçamento da União”, disse. O vice-presidente disse que se o governo tivesse usado uma taxa nominal de juros que representasse a metade da adotada atualmente, o país teria economizado R$ 600 bilhões.

Depois de afirmar que tem uma grande ojeriza a juros, ele lembrou que se a política do BC fosse outra, “nós teríamos aplicado esses recursos em alguma coisa que representasse desenvolvimento, mas estamos transferindo para especulação financeira”. “É jogar dinheiro pela janela”, disse. “O Brasil não registra inflação de demanda, uma vez que se mantém como país de “subconsumo”. “A inflação é inócua e desnecessária, porque não há expectativa de demanda”, afirmou.

Para o vice-presidente, a política do Banco Central vai contra as orientações do próprio presidente da República. “O presidente prega que as pessoas comprem e invistam para que haja emprego. Mas se ele prega para que as pessoas comprem, e a política monetária adota uma posição que inibe o consumo, algo está errado”, disse.

Sobre a necessidade de tomar decisões na ausência do presidente, Alencar disse que “se preciso tomar uma decisão inusitada, entro em contato com ele antes de fazê-la”. “Faria isso naturalmente, sem nenhum demérito ao meu mandato”, acrescentou.
Hora do Povo

Rizzolo: O problema das altas taxas de juros reais no Brasil já foi exaurido devidamente neste Blog por centenas de comentários. Com efeito nunca é demais ressaltar que cada vez mais, pessoas do próprio governo não entendem essa postura macroeconômicamente perversa, ao forçar a valorização do real impedindo as exportações, ao mesmo tempo em que premia os especuladores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: