Copom mantém taxa de juro em 8,75%

São Paulo – O Comitê de Política Monetária decidiu manter a taxa de juros em 8,75% ao ano como já era esperado pelo mercado. Essa foi a última reunião do ano e agora a próxima só ocorrerá em 26 e 27 de janeiro.

Hoje, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, avaliou, após a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que não vê razões para que o Banco Central (BC) eleve a taxa básica de juros no ano que vem em decorrência das medidas fiscais expansionistas anunciadas hoje. “Não vejo interferência no comportamento da taxa de juros. O comportamento da economia está equilibrado”, afirmou o ministro, em entrevista coletiva.

Mantega disse que o comportamento da inflação “está muito bom”. O ministro afirmou ainda que trabalha com a manutenção da taxa Selic em 8,75% no ano que vem. Segundo ele, essa é a projeção do Ministério da Fazenda para o próximo ano.

As afirmações do ministro foram dadas em resposta às perguntas de jornalistas, interessados em saber a sua avaliação sobre o impacto das medidas anunciadas hoje na evolução da taxa básica de juros. “Repito, a inflação está sob controle.” Mantega disse também que o crescimento do País entre 5% e 5,5% é possível no ano que vem, sem que haja o risco para a inflação.
agencia estado

Rizzolo: A expectativa geral era mesmo pela manutenção da Selic. A dúvida entre os economistas é quando o BC começará a subir os juros em 2010. Há estimativas apontando para a Selic em 12,75% no final do ano. Portanto, haveria 4 pontos percentuais de aumento. Na verdade é de se lamentar o fato, é um absurdo o Brasil voltar a ocupar a segunda colocação no ranking das maiores taxas de juros reais do mundo. A quem interessa esse freio ao Brasil? É só pensarmos na hora de dormir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: