Irã testa míssil capaz de atingir Israel e Europa

TEERÃ – O Irã testou hoje uma versão melhorada do míssil de médio alcance Sejil 2, o que provocou críticas imediatas por parte da Grã-Bretanha, da França e da Alemanha. De acordo com o Irã, o Sejil 2 é capaz de atingir alvos a até 2.000 quilômetros de distância, o que deixa dentro de seu alcance Israel, a maior parte dos países árabes, algumas regiões da Europa e grande parcela da Turquia. “Ele atingiu o alvo definido”, informou a televisão estatal iraniana, sem fornecer mais detalhes.

Em Copenhague, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Gordon Brown, qualificou o teste como motivo de “séria preocupação” e de “busca por mais sanções” contra a república islâmica. Para a chancelaria francesa, o teste “envia uma mensagem muito ruim” à comunidade internacional e aumenta a preocupação com o programa nuclear iraniano. O governo alemão considerou “alarmante” o novo teste e manifestou a percepção de que o ato pouco contribui para reconstruir a confiança da comunidade internacional no Irã.

Entretanto, o governo norte-americano ainda não se pronunciou sobre o teste. Os Estados Unidos e alguns de seus aliados suspeitam que o Irã desenvolva em segredo um programa nuclear bélico. O Irã sustenta que seu programa nuclear é civil e tem finalidades pacíficas, estando de acordo com as normas do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, do qual é signatário. As informações são da Dow Jones.

agencia estado

Rizzolo: O mundo inteiro vê a postura do Irã com preocupação, hoje o Governo francês considerou “um mal sinal” dirigido a toda a comunidade internacional o teste que o Exército iraniano fez de uma versão avançada do míssil de médio alcance Sayil-2. O anúncio de que o lançamento do projétil foi um sucesso é “muito preocupante”, disse um porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores da França, segundo quem o teste não faz mais que “reforçar a preocupação” com os planos nucleares iranianos. Isso tudo se deve a um fator: a fraqueza do governo Obama. Infelizmente em relação à questão nuclear do Irã o Brasil optou pelo lado errado, e no futuro as conseqüências virão por parte da comunidade internacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: