O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá o prêmio de Estadista Global do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), no dia 29. Esta é a primeira edição da homenagem, criada para marcar o aniversário de 40 anos do Fórum.
Conforme a organização do evento, o prêmio tem o objetivo de destacar um líder político que tenha usado o mandato para melhorar a situação do mundo. “O presidente do Brasil tem demonstrado verdadeiro compromisso com todas as áreas da sociedade”, disse o fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, em nota à Agência Estado.
Segundo ele, esse compromisso tem seguido de mãos dadas com o objetivo de integrar crescimento econômico e justiça social. “O presidente Lula é um exemplo a ser seguido para a liderança global.”
A entrega do prêmio será feita pelo ex-secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e está prevista para às 11h30 (horário local; 8h30 de Brasília) do dia 29, quando o presidente brasileiro fará um discurso. Em seguida, terá início um painel de discussão sobre o Brasil. O objetivo é debater os atuais condutores do crescimento do País e os desafios à frente.
Entre os participantes do painel estarão o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, o copresidente do conselho de administração da Brasil Foods, Luiz Fernando Furlan, o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young e o vice-presidente do argentino Banco Hipotecario, Mario Blejer. Lula também fará o encerramento do painel sobre o Brasil.
agencia estado
Rizzolo: É uma bela homenagem à altura do presidente Lula que é, sem dúvida nenhuma, um dos maiores estadistas brasileiros e agora global. Muitos se questionam o porquê de se prestigiar um presidente com pouco grau de educação, mas a grande verdade, é que para ser Presidente da República é preciso antes de tudo ter bom senso, coração, e acima de tudo sensibilidade. Cultura em si não é atributo essencial a prova está aí aos incrédulos e elitistas.
24/01/2010 às 9:03 PM
Bom senso, coração e sensibilidade. Será que Lula é dono dessas qualidades todas?… Ou aproveitando de seu passado de retirante nordestino e pobre ganhou a simpatia da maioria analfabeta atraves do Bolsa Familia? E não se pode deixar de mencionar o incrível marqueting que o cerca e sua tremenda demagogia dizendo-se “pai dos pobres”. Tudo pelo pobre e nada pela classe média que é esfolada.
26/01/2010 às 9:53 PM
Nossa, quem disse que ele não esta fazendo nada pela classe média? E o spray de dinheiro saindo do BNDES (o BNDES atende principalmente a classe média e média alta, comerciantes e industriais) e os incentivos de retirada de iPi e outros para criação de empregos? Somente uma cega ou um cego não enxerga isso.
Quanto a retirante e nordestino, eu sou os dois, mas graças a DEUS não sou pobre e não gosto de Lula por outros motivos e não pelo excelente governo que ele esta fazendo.
Fico imaginando: O que será que o Lula teria de fazer para agradar os não nordestinos, não retirantes, ricos, brancos, loirinhos de olhos verdes ou azuis, bonitinhos, Mauricinhos e Patricinhas ? Só ta faltando ele montar algumas barraquinhas la no Morumbi ou nos JArdins e começar a distribuir dólares em pacotes de dez a cem mil para o povo da elite. Assim ele seria um bom presidente !
24/01/2010 às 10:26 PM
Agora só falta uma música de um “G R A N N N N D E artista”, Caetano Veloso chorando as pitangas.
o Lula é o cara !!
Seria o Lula o líder mundial do apocalipse ?
Tudo é possível nesse mundo louco.
Eu estou gostando disso ! !