Vendas do comércio crescem 1,1% em novembro, diz IBGE

As vendas do comércio varejista tiveram em novembro uma alta de 1,1% em comparação com o mês anterior, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a sétima expansão mensal consecutiva no volume de vendas. Em receita a alta é de 1,3%, a oitava seguida. Se comparado com novembro de 2008, o comércio teve expansão de 8,7% em volume e de 11% em receita. No ano passado, de janeiro a novembro, as vendas cresceram 5,5% e em 12 meses, 5,3%.

As vendas do setor de veículos que tiveram uma queda de 14% em outubro, voltaram a crescer 0,5%. No entanto, na passagem de outubro para novembro a alta foi liderada pelo setor de móveis e eletrodomésticos (5,9%); material de construção (2,7%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,9%).

Todas as atividades tiveram aumento no volume de vendas, em comparação com novembro de 2008, “destacando-se com as maiores taxas de desempenho justamente as que mais se retraíram com os impactos iniciais da crise financeira internacional”, aponta o IBGE. A venda de veículos e motos teve a maior alta, com 37,1%, seguido por equipamentos, materiais para escritório, informática e comunicação (19,2%) e móveis e eletrodomésticos (13,9%).

O segmento de supermercados e hipermercados deu a maior contribuição para a taxa global do varejo, com alta de 8,2% no volume de vendas.

hora do povo

Rizzolo
: Não há dúvida que é uma excelente notícia. A recuperação da economia brasileira muito atrelada às exportações a alguns países como a China, esta certa forma fortalecendo o nosso mercado interno. A grande saída para o Brasil, como já mencionei inúmeras vezes, é o desenvolvimento do mercado interno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: