No dia seguinte ao Brasil ter registrado recorde no consumo de energia elétrica, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, defendeu os investimentos do governo no setor e descartou preocupação com o aumento da demanda. Na terça-feira (2), o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que o Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou consumo de 68 mil megawatts no país.
“O Brasil não está passando por nenhum problema de falta de energia. É normal que ocorra no verão o aumento do consumo devido ao aumento da demanda, ao pico de aparelhos de ar-condicionado ligados”, afirmou a ministra na tarde desta quarta-feira (3), em evento em Duque de Caxias.
“O sistema está resistindo bem. Não tem nada a ver com a causa do apagão de de 2001 e 2002. O Brasil não tem nenhum problema”, defendeu a ministra durante seu discurso na inauguração do Gasoduto Cabiúnas-Reduc III (Gasduc III). Ela defendeu medidas tomadas pelo governo Lula no campo energético e ressaltou a diversificação de fornecedores.
Recorde
O ONS atribui a alta ao aumento da atividade industrial e ao forte calor no Sudeste. O Operador Nacional do Sistema recomendou que as usinas termelétricas sejam ligadas para auxiliar na geração de energia.
Globo
Rizzolo: Ao contrário do que ocorre em países como a Venezuela, no Brasil ainda não temos um problema de energia em curso. É bem verdade que em épocas de aumento de energia, o Brasil possui diversas fontes geradoras como as termoelétricas e outras. Contudo, é importante salientarmos que o investimento na geração de energia é primordial, mormente em se tratando na condição brasileira de crescimento econômico. Não há que falar em desenvolvimento sem termos em conta a imperiosa necessidade de sempre estarmos atentos ao consumo e as demandas principalmente das indústrias.
04/02/2010 às 4:53 PM
Concordo com a Dilma de que o Brasil não passa por nenhum problema com o fornecimento de energia. AINDA!
A energia da rua onde moro acabou, em decorrencia de um fio partido pelo temporal de domingo a tarde no ABC Paulista, no domingo as 16:40 e somente vieram reparar na segunda feira as 23:00hs. A AES Eletropaulo informava que foram muitos os pontos danificados, e eu sei que é verdade, porque o meu sobrinho me ligou do serviço dele pedindo para eu ir na casa dele que a esposa dele estava com dificuldades de conter a agua que entrou pelo buraco no telhado onde voaram as telhas e no caminho com menos de 1000 metros, eu presenciei 10 árvores caídas, 4 delas afetaram a rede elétrica.
O PROBLEMA NO FORNECIMENTO DE ENERGIA VIRÁ QUANDO POR CAUSAS NATURAIS ACONTECER UM ACIDENTE natural sem precedentes aqui no Brasil, tipo o do Haiti.
NóS Não Temos Estrutura Para Lidar Com Esse Tipo de Acontecimentos que tem se intensificado em todo o mundo nos ultimos tempos. NEM PLANO DE EVACUAÇÃO EM MASSA EU NÃO TENHO CONHECIMENTO DE EXISTIR ISSO AQUI NO BRASIL.
O que eu percebo é que se acontecer alguma coisa maior do que o convencional, nós estaremos perdidos. O governo vai sumir.
2012 esta chegando, e os Rumores de Cataclisma também, queiram ou não queiram dar ouvidos.