Saiba como o fim do fator previdenciário beneficia o trabalhador

A Câmara Federal derrubou, na última terça-feira (4), a continuidade do fator previdenciário. Se a medida for de fato concretizada, os trabalhadores brasileiros precisam ligar o sinal de alerta para descobrir como será o cálculo da aposentadoria.
O fator leva em conta idade, expectativa de vida e tempo de contribuição. Sem ele, o brasileiro precisaria apenas cumprir os 35 anos de tempo de serviço e estar em dia com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) para se aposentar.

O texto ainda vai para votação no Senado e, se não for alterado e passar, segue para o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — que pode aprovar, alterar parcialmente ou vetar. O fator previdenciário foi criado em 1999 com o objetivo de equilibrar receitas e despesas da Previdência Social e, assim, reduzir o saldo negativo das contas públicas. Ao mesmo tempo, seria um incentivo para os trabalhadores permanecerem mais tempo em atividade no mercado.

Segundo o presidente do Sintapi (Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos), Epitácio Luiz Epaminondas, a queda do fator previdenciário seria uma grande vitória para o trabalhador. Ele explica que o cálculo nada mais é que um redutor dos rendimentos dos brasileiros.

“Os mais pobres, que começam a trabalhar antes, são os mais prejudicados com o fator previdenciário por causa do ‘pedágio’ que pagam para se aposentar”, diz Epaminondas. “Eles completam 35 anos de contribuição cedo, mas precisam esperar os 60 anos de idade, no caso dos homens, ou 55 anos no caso das mulheres. O cálculo provoca uma queda de até 42% no salário da mulher e de até 38% no dos homens.”

Da Redação, com informações do R7
Rizzolo: Sem dúvida essa lógica perversa de punir aqueles que por circunstâncias sociais começaram a ingressar mais cedo no mercado de trabalho, ou seja , os pobres, tem que acaber de uma por todas. O Senado e o presidente da república tem que ter a sensibilidade social, de livrar o trabalhador dessa maldade imposta pelo governo tucano de FHC, muito já falei nesse Blog sobre o fator e agora aguardo ansioso o desfecho total dessa tristeza ao aposentado chamado fator previdenciário. Vamos ver…

” Chega de corrupção e rolo, para deputado federal Fernando Rizzolo ” PMN 3318

Publicado em últimas notícias, Brasil, cotidiano, economia, geral, News, notícias, Política, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 34 Comments »

34 Respostas to “Saiba como o fim do fator previdenciário beneficia o trabalhador”

  1. EDISON LUIZ BRANCO Says:

    Gostaria de saber, como serão beneficiados os aposentados antes da queda do fator previdenciário, se irão receber os mesmos beneficio dos que irão se aposentar, ou nada mudará para nós, como será feita a correção, em que se será baseado o cálculo, por favor me instrua, acredito que como eu existem milhares de aposentados querendo saber, pois precisamos saber como votar neste ano, e em quem.

    • CARLOS ANTONIO DE MELLO Says:

      COMO FICARÃO AS PESSOAS APOSENTADAS ANTES DA QUEDA DO FATOR PREVIDENCIÁRIO, ELES IRÃO RECEBER OS MESMOS BENEFICIO, DOS QUE IRÃO APOSENTAR, OU NADA MUDARÁ PARA OS MESMOS. HAVERÁ ALGUMA CORREÇÃO NESTAS APOSENTADORIA? COMO SE PROCESSARÁ OS CÁLCULOS. APOSENTEI COM 36 ANOS DE PREVIDENCIA, NA ÉPOCA MINHA APOSENTADORIA ERA DE 5,6 SALÁRIOS MINIMOS, HOJE É DE APENAS 3 SALÁRIOS.

      ANTECIPO AGRADECIMENTOS PERLA RESPOSTA.

      • Maria Bernadete Sousa Says:

        Gostaria de saber, como serão beneficiados os aposentados antes da queda do fator previdenciário, se irão receber os mesmos beneficio dos que irão se aposentar, ou nada mudará para nós, como será feita a correção, em que se será baseado o cálculo, por favor me instrua, acredito que como eu existem milhares de aposentados querendo saber, pois precisamos saber como votar neste ano, e em quem

    • Paschoal Says:

      Tambem quero saber com vai ficar quem se aposentou antes da queda do fator previdenciario.

  2. marie louise mayer Says:

    preciso saber como fica a situação de quem vai se aposentar agora pois o crédito da aposentadoria já esta a minha espera no banco ainda não saquei o valor do beneficio não sei o que devo fazer por favor me de uma luz.

  3. jose ignacio ferreira filho Says:

    Gostei da s perguntas do Sr. Edison Luiz Branco e da Sra. Marie Lousie Mayer, gostaria de saber qual foi a resposta que voces deram para eles.

  4. miriam Says:

    Quero aposentar-me , tenho 58 anos e 20 de contribição .Posso?

    • ATAIDES Says:

      não. voce so pode aposentar de tivesse 35 anos de cobt ou mais.
      1ª opção: Home 53 anos de idade e 35 anos de cobribuição.
      2ª opção: Home 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

    • ATAIDES Says:

      MULHER: 30 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 48 ANOS DE IDADE OU 15 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 60 ANOS DE IDADE.

  5. ALBERTO CID G LOPES Says:

    GOSTARIA DE SABER SE NA APOSENTADORIA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA E DOS DEPUTADOS E SENADORES, EXISTE FATOR PREVIDENCIÁRIO?

    • Luiz Carlos Says:

      Neu caro, as aposentadorias do funcionalismo público, são baseadas na soma da idade mais tempo de contribuição, ou seja, homens 95 e mulheres 85. Aliás acho que isto se deveria aplicar na iniciativa privada também.

  6. Manoel Tenorio Says:

    As perguntas do Sr. Edison e da Sra. Marie são muito interessantes. Tambem gostaria de saber como fica quem já está aposentado, pois a emenda da MP 475, diz que só em janeiro de 2011 acabará o fator. Será que, se sancionado pelo Presidente, a lei não muda com outro mecanismo de redução?

  7. manoel dos reis Says:

    Gostaria de saber eu fui aposentado em agosto/2008 se fator previdenciario for assinado pelo presidente, tem direito a revisão. muito obrigado

  8. rls Says:

    Nã vamos ter pressa, vamos aguardar a resposta do lula. Se ele quiser eleger a candidata dele ele assina.

  9. Jose Doroteu ferreira Says:

    TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE O PRESIDENTE LULA FARÁ
    ALGUMA MANOBRA PARA VETAR O PROJETO JÁ APROVADO
    PELA CÂMARA E SENADO; POIS, CERTAMENTE TEM A MEMO-
    RIA FALIDA, SÓ SE REPETIR AS RESPOSTAS DADA A UMA A-
    POSENTADA EM 1989 NO SBT, QUANDO FEZ REFERENCIAS
    AOS APOSENTADOS EUROPEUS… ELE QUEM SABE! SE VETAR
    O PROJETO ARRUINARÁ PARA SEMPRE AS PRETENÇÕES DE
    ELEGER DILMA RUSSEFF – AGUARDAMOS

  10. Carlos Alberto da Silva Pereira Says:

    Eu e a minha esposa aposentamos e entramos no fator previd~enciário gostaria de saber se depois de cair este fator minha aposentadoria seria corrigida eu e ela passariamos a receber a partir da aprovação o integral sem perda

  11. Geraldo Says:

    Bom dia……A minha aposentadoria saiu em maio/2010, mas ainda não fui receber a primeira parcela……será se o fator previdenciario foi aceito, eu vou receber o valor bruto..?

  12. Eliana Amaral Says:

    Gostaria de saber o seguinte: Sou Funcionária Pública Federal, no dia 22/04/2010 completei 25 anos de serviço público e 32 anos de contribuição, tenho 52 anos de idade.
    Com o fim do fator previdenciário já posso aposentar?
    Se negativo, qual o período poderei requerer minha aposentadoria integral?
    O que isso irá me beneficiar?

  13. CENI JOSE SILVA Says:

    tenho 38 anos de contribuicao para o inss. se aprovado o fim do fator previdenciario posso aposentar com o teto salarial maximo do inss. as minhas contribuicoes e do teto maximo.

  14. teresa cordeiro Says:

    Bom Dia
    As do Sr. Edison Luiz Branco e da Sra. Marie Lousie Mayer, são duvidas para nós que já estamos aposentados no regime fator previdenciario, gostaria de saber qual foi a resposta que voces deram para eles.
    grata
    teresa

  15. Claudete Ferreira Says:

    Gostaria de saber, como fica a aposentadoria de quem se aposentou em 2005, caso, o governo sancione o fim do Fator Previdenciario. Essa pessoa terá direito de pedir revisão do seu beneficio??

  16. Arlinda Amnorim Says:

    Aposentei em maio de 2009, perdi muito prq tinha 30 anos e sete meses de contribuição, porem 51 anos de idade, com a queda do fator como vai ficar, será recalculado, ou tenho q ir pra justiça??

  17. Mara Regina Says:

    Bom dia,
    Para as mulheres que fecham com 30 anos de contribuição e 48 anos de idade em 05/2010. como ficará com o fim do Fator Previdenciario, devemos começar a receber o benefício ou esperar até janeiro de 2011 para começar a receber???

    • Sandala Maria da Silva Says:

      Gostaria de saber a resposta da pergunta da Sra Mara Regina, do dia 15/06/2010. Pois me enquadro exatamente ai. Obrigada.

    • Jonilda da Silva Jofre Says:

      bom dia Mara Regina, acontece que a relatividade do preterito perfeito da teoria da relatividade, nao se envolve com toda essa metamorfose ambulante que certa nosso meio de vida, maiores informações podem ser retiradas com nosso mestre salvador, Cazuza, na ausencia dele, procurar Dalai Lam. espero ter ajudado, atenciosamente, a Jonildinha da Galera! :*

  18. adilson silva Says:

    eu adilson tenho uma deficiência fisica gostaria de saber com o fim fator previdênciario valem também para quem tem alguma deficiência como eu. para um dia poder se aposentar é lei as empresas de grande porte darem vagas para nós que tem alguma deficiência. porque governo federal não pega pesado com essas empresas que só prometem e não cumprem a lei.

  19. adilson silva Says:

    adilson silva, gostaria de saber se fim do fator previdênciario valem também para quem alguma deficiência .

  20. José Oliveira Feitosa Says:

    Valeu deputado Mão Santa.
    Precisamos, todos os brasileiros, nos movimentar para que o veto à extinção do fator previdenciário, do Presidente da República, seja derrubado pelo Congresso Nacional.
    Este é ano eleitoral e o deputado ou senador que não votar a favor da derrubada do veto, ficará em má situação com os seus eleitores, provavelmente perderá a eleição.
    Se a votação for aberta, como disse o senador Paulo Paim, é importante porque saberemos os políticos que estão contra a sociedade brasileira.
    O fim do fator previdenciário é bom para todos, mesmo para os jovens que estão iniciando no emprego agora, pois saberão que suas aposentadorias não serão reduzidas quando adquirirem o direito à mesma.
    Parabéns senadores Mão Santa e Paulo Paim pela coragem que têm em lutar pela classe dos trabalhadores brasileiros. Quanto aos senadores Eduardo Azeredo e Romeu Tuma não posso externar minha gratidão neste momento porque não foram explícitos se apóiam ou não a derrubada daquele voto.
    abraços ao rizzolo

    • ZAIRA Says:

      Falam que as pessoas estão vivendo mais, por isso não acham certo nos aposentarmos com pouca idade.
      Balela…….
      Tenho 48 anos, tenho hernia de disco, epicondilite, tendinite e sabe mais o que que virá !
      Trabalho desde os meus 17 anos, lutando muito, E, ainda tive que parar de estudar para ajudar minha mãe vvuva.;
      Espero me aposentar para poder fazer uma faculdade. e dai o que acontece? aumentam o tempo de serviço.
      Presidente, senadores, depútados….. Os brasileiros não são preguisosos. Queremos estudar e trabalhar.
      As pessoas estão vivendo mais, sim mas, cheias de problemas de saúde.
      Queremos também ter momentos de lazer.
      O que espera uma pessoa que vai se aposentar aos 60 anos?
      Aqule sonho de estudar ou até colocar um negocio informal( através da aposentadoria)
      Temos que lutar contra oFator Previdenciário sim!
      Só espero que estes ilustres senhores do senado não troquem o Fator Previdenciário por outra coisa pior em beneficio deles.

      Senhores Deputados, senadores, Presidente….
      Qual é os seus sonhos? Continuar prejudicando toda a nação?

  21. ADILSON BOLDRIN Says:

    SOU APOSENTADO DESTE MAR/1997. QDO. ME APOSENTEI, RECEBIA 5,7 SALÁRIOS MÍNIMOS, HOJE RECEBO APENAS 3.
    COMO FICARÁ MEUS VENCIMENTOS SE FOR DERRUBADO AO FATOR PREVIDENCIÁRIO. GOSTARIA DE UMA RESPOSTA, POIS EM INÚMERAS PERGUNTAS QUE FIZ EM OUTRAS OPORTUNIDADES, NUNCA RECEBI UMA RESPOSTO. AGRADEÇO SE FOR ATENDIDO.

  22. ADRIANE Says:

    Boa Trade! Com ceteza, com a queda do fator previdenciária haverá mudanças, mas, tem que aguardar o pronunciamento do Presidente Lula.Por enquanto, os direitos adquiridos continuam como estão.

  23. sonia chieppe Says:

    Gostaria de saber o que esta acontecendo no congresso sobre o fim do fator previdenciario hoje……

  24. silvio Says:

    em abrir de 2011 eu fecho35 anos de contribuição,8 rural e 27 urbano e com 47,2 anos de idade vou esperar o fator previdênciaria cair eu pego integral .abbraço

  25. Lucia Says:

    Por favor, eu trabalhei mais ou menos uns 19 anos, com carteira assinada, e após 2001 trabalho informalmente, quando devo procurar o INSS, para saber sobre minha aposentadoria?

    Att,
    Maria Lucia de Almeida


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: