Lula critica aprovação do fim do fator previdenciário

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, hoje, durante discurso na XIII Marcha dos Prefeitos, em Brasília, a aprovação pelo Senado, ontem à noite, do fim do fator previdenciário e de um reajuste de 7,72% às aposentadorias acima de um salário mínimo. “Tem gente que acha que ganha voto fazendo isso. Se o povo compreendesse o que significa isso, eles podem nem ganhar tanto voto quanto pensam”, disse Lula aos prefeitos. Em votação simbólica, fruto de acordo entre as lideranças do governo e da oposição, os senadores mantiveram o texto como veio da Câmara. A MP segue agora para apreciação do presidente Lula.

A Medida Provisória original encaminhada pelo presidente ao Congresso previa apenas reajuste de 6,14% aos aposentados. Na Câmara foi incluído o fim do fator previdenciário e o reajuste do índice para 7,72%. O governo ainda tentou reverter a situação e costurou acordo para reajuste de 7% dos benefícios, mas, com a proximidade das eleições, não foi possível convencer os deputados a não conceder aumento maior aos aposentados.

Segundo técnicos do Congresso, o reajuste e o fim do fator previdenciário podem gerar despesa extra de R$ 5,6 bilhões a partir de 2011. Somente neste ano, o rombo seria de R$ 1,8 bilhão. O mecanismo do fator previdenciário foi aprovado no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

agencia estado

Rizzolo:Entendo que o presidente Lula, pessoa pela qual sempre tive apreço, está totalmente equivocado. O povo sabe muito bem o que é o fator previdenciário, os parlamentares também o sabem, e FHC também. Agora terminar o mandato com “chave de ouro”, vetando fator previdenciário, não é aconselhável para o bem da candidatura da nossa pré candidata Dilma. Todos sabem que apoio a Dilma, até escrevo no Blog da Dilma, agora com todo respeito Sr. Presidente, emprestar dinheiro ao FMI, afirmar o potencial econômico do pré-sal, dar subsídios de renúncia fiscal à empresas inclusive multinacionais, ajudar países em dificuldade, investimentos maciços para Jogos Olímpicos do Rio-2016, e dizer que não tem dinheiro para os aposentados ? E ainda afirmar que é uma irresponsabilidade acabar com o fator ? Ora, isso é igualar o discurso do nobre presidente ao discurso direitista reacionário da Miriam Leitão. É necessário que todo o movimento sindical se mobilize desde já para derrotar a ameaça de Lula de vetar o famigerado fator previdenciário, afinal com todo o respeito presidente: que é isso companheiro ??

Publicado em Assessores do presidente informaram, últimas notícias, Brasil, cotidiano, economia, geral, Lula critica aprovação do fim do fator previdenciário, News, notícias, Política, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 16 Comments »

16 Respostas to “Lula critica aprovação do fim do fator previdenciário”

  1. alberto caetano grolla Says:

    Olá Bom Dia.
    O Lula pelo que vejo tem realmente duas caras. Em um passado recente, houve uma abordagem a respeito do fim do fator previdenciario e ele disse que caso fosse aprovado, sancionaria o fim deste maldito fator. Agora vem com essa historia de que não dá. Ora sr. presidente. Assuma suas palavras. Não somos mais aquele povo que diziam termos memória curta. Ela anda bem aguçada. Não se esuqeça. Outubro está chegando. E o sr. sabe que vai precisar reeleger a Dilma. Ou não? Aprove logo isso e seja feliz também. Vá pra Onu ou onde quer que seja. Mas aprove. É para o seu bem também.

    • Wilson F. de Paula Says:

      Concordo plenamente com o Sr. Rizzolo em argumentar a respeito do que o Sr presidente Lula pensa a respeito da inteligência das pessoas, sabendo Ele que está contradizendo as coisas que dizia em suas campanhas, e que agora trocou de lado, que decepção porque antes demonstrava estar com o povo que o elegeu. O Brasil tem dinheiro pra tudo, para dar, emprestar, doar, jogar pra cima,deixar à vontade para ser roubado, investir em obras que não são concluidas, enfim tem dinheiro para tudo, somente não tem para quem ajudou a construir o Brasil.

  2. sergio reis de freitas Says:

    Também acho , esse tal de fator prev. tem que acabar mesmo pois nosso salário está achatado cada vez mais e temos que ter também os 7.7 de aumento, só quem é pai de família asalariado é que sabe das dificuldades.
    Por favor presidente LULA aprove logo pois precisamos de aumento, o Sr mesmo sabe das dificuldades dos aposentados e também já foi metalurgico.

  3. JAI JONES CACHOEIRA Says:

    Bom dia amigos:
    É de causar revolta e indignação em qualquer ser humano, quando vc. ver as entrevista e os programas eleitorais deste cidadão LULA ao se referir aos aposentados antes de ser presidente como é que pode ter um ser humano tão cara de pau como este. E eu estou me sentindo mau de pensar que contribuir pra isso quando votei tr
    ~es vezes seguida acréditando nas promessas deste mau carater.

  4. paulo Says:

    Vamos votar na Marina silva do pv se o lula vetar o maldito fator previdenciário nossa resposta para ele será esta.

  5. Maria Aparecida Says:

    Prezado Presidente,
    Sabemos que o senhor, que foi funcionário como nós, não se esquivará de aprovar o fim do fator previdenciário, afinal lembro-me bem, de suas duras críticas ao mesmo, durante o governo FHC. Por favor, tenho certeza, ,que milhões de brasileiros, o apoiarão, na candidatura de Dilma, se o nobre presidente nos atender. Eu mesmo, nunca votei no Senhor, mas caso, não vete o fator, terei que reconhecer o seu valor.

    Att.

    Maria Aparecida

  6. AFONSO Says:

    ESPERO APROVAÇÃO DO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO E DA SEMANA 44 h E TUDO OU NADA OU A DILMA PERDE ELEIÇÃO. É MINHA OPINIÃO.
    AFONSO
    BELO HORIZONTE M.G

  7. ALBERTO ALVES DE CARVALHO Says:

    Prezados Senhores,

    Gostaria de saber quanto as pessoas que se aposentaram e foram lesados com fator previdenciário, em caso da queda do mesmo, serão beneficiados, ou seja, como funcionará? Será recalculado os benefícios e a partir da publicação da extinção do fator o segurado passará a receber sem o fator previdenciário?

    Obrigado.

  8. rosimar Says:

    Olá senhor presidenfte queremos fim do fator previdenciário , presidente faça algua coisa para os aposentados , para nos pude apoia a senhora dilma.

  9. Wilson F. de Paula Says:

    A nossa resposta será na urna Senhor presidente se esse fator previdenciário não cair. Isso é uma vergonha. Brasil, primeiro lugar em impostos e em tirar do trabalhador.

  10. AUGUSTO Says:

    VAMOS LA COMPANHEIRO AGORA OU NUNCA VC NÃO VAI ABANDONAR QUEM VOS COLOCOU LA NO ANDAR SUPERIOR
    CONTAMOS COM SUA INTELIGENCIA,NÃO MUDA DE TIME, POIS COMO DISSE O VELHO DITADO EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MECHE, A RESPOSTA PODE NÃO SER SATISFATORIA NAS URNAS

  11. joão Says:

    Temos que dar uma resposta na proxima eleição.

  12. nilza Says:

    Estou torcendo muito para o fim do Fator Previdenciario.
    Peço ao Presidente Lula para que seja honesto com os trabalhadores deste Pais e aprove o fim do Fator criado pelo FHC. Quem trabalha de fato e paga imposto, no fim da vida, merece reconhecimento.
    Atenciosamente,
    Nilza

  13. José Roberto Says:

    Promissória que o Lula assina não tem valor nem para pagar uma PINGA.

    Quando fora do governo era critico ferrrenho do FATOR PREVIDENCIARIO. Elegeu-se as custas dos votos dos aposentados e agora VETA o Fim do Fator Previdenciário.

    Na minha visão falta vergonha na cara para esse sujeito. Se Nao podia fazer porque disse que faria?

  14. cenair almeida Says:

    que vergonha. mas vamos dar a resposta em outubro sr presidente temos familias mulher e filhos pai e mae e vamos alerta los sobre isso

  15. Antonio silva graça Says:

    Companheiros sou sindicalista, a atitude do presidente é realmente lamentavel, pois este famigerado fator é de nós entristecer. vejam o que aconteceu comigo. Me aposentei em março de 2009, com 32 de contribuíção e 52 anos de idade, isto devido trabalhar em área periculosa tive direito a $1.973.00, continuo no mercado de trabalho contribuído com a contribuíção maxima que é de $ 375.00,
    se pelo menos quando eu completasse os 35 anos de contribuíção fosse reajustado seria bom, mas se eu não entrar c/ uma ação na justiça federal jamais revejo este valor. O que me deixa triste é que sempre votei nos politicos do ( PT ) enclusivel no presidente LULA. espero que um dia eles dê um basta neste crime cometido contra os oposentados e pesionista. um abraço do companheiro de monte dourado pará.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: