Datafolha: Dilma cresce 7% e Serra cai 5%

Seguindo a tendência de outras pesquisas, que indicam crescimento da pré-candidata petista Dilma Roussef – de acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi do último dia 15, na pesquisa estimulada, Dilma teria 38% das intenções de voto e Serra, 35% -, a pesquisa da Datafolha deste sábado (22/5) mostra os dois candidatos empatados em 37%. A coincidência entre as duas pesquisas é o crescimento das intenções de voto para a ex-ministra petista e a queda de pontos percentuais do pré-candidato tucano.

A pesquisa Datafolha foi realizada na quinta e sexta-feira (20 e 21/5), com 2.660 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pré-candidata Marina Silva (PV) segue em terceiro lugar, com 12%. A pesquisa apontou que 5% dos pesquisados votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 9% e a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma cresce, Serra diminui

A alta de sete pontos percentuais é em relação à pesquisa Datafolha de 15 e 16 de abril – quando Dilma aparecia com 30% das intenções de voto. No mesmo período, Serra perdeu cinco pontos percentuais, já que estava com 42% e Marina manteve a pontuação.

Na pesquisa espontânea, quando os candidatos não são apresentados, Dilma também cresceu. Em dezembro, ela tinha 8%, crescendo para 13% em abril e agora, está isolada em 19% em primeiro lugar. José Serra tem 14%. Na mesma pesquisa, 5% dizem votar em Lula, que não pode ser candidato. Outros 3% afirmam votar no “candidato do Lula”, e 1% no “candidato do PT”. Por isso, virtualmente Dilma teria 28% na espontânea.

Rejeição é maior para tucano

Em relação ao índice de rejeição, a petista Dilma Rousseff também conseguiu um boa pontuação, o índice caiu de 24% para 20%, a rejeição de Marina Silva, também reduziu de 20% para 14%. Já o tucano José Serra teve alta na rejeição de 24% para 27%.

O único empate técnico que aparece na pesquisa é em relação ao segundo turno. A candidata do PT tem 46% e o candidato do PSDB tem 45%. Na última pesquisa Serra estava dez pontos à frente, com 50%, contra os 40% de Dilma.

Programa de TV

Para o diretor-geral do datafolha, Mauro Paulino, “o principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente”. A identificação da pré-candidata com o presidente Lula foi bem explorada pelo programa petista e de fato parece ter surtido efeito.

Outros fatores importantes de serem considerados entre as duas pesquisas são a desistência do PSB em lançar Ciro Gomes à presidência e a definição do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB) de que não será mesmo candidato a vice na chapa tucana. Segundo a Vox Populi, Minas Gerais foi um dos estados onde cresceu a intenção de votos na pré-candidata do PT.

Entretanto, o que a pesquisa da Datafolha ainda não divulgou foi o seu detalhamento, que deverá ser publicado nos próximos dias, indicando onde Dilma cresceu e o Serra caiu. A pesquisa do Vox Populi, da semana anterior, trazia o crescimento de Dilma entre as mulheres e nas regiões Sul e Sudeste.

De São Paulo, Luana Bonone, com agências

vermelho

Rizzolo: Pessoalmente não acredito que o programa partidário da TV tenha tido um impacto tão grande ao influenciar o eleitor dessa forma. A grande verdade é que o pré candidato Serra ou a oposição, é vazia no seu discurso, amorfa no debate, e ainda elogia a gestão petista. Serra não se apresentaria como oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E mais, foi-se o tempo em que o trabalhador brasileiro não sabia a diferença entre as propostas dos candidatos, alem disso, a grande massa não acredita nas propostas da oposição e seu viés neoliberal. A candidatura Dilma cria musculatura a medida que a percepção do povo aumenta que somente Dilma poderá levar adiante o projeto desenvolvimentista do governo Lula.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: