A Alma da Arte

O Rebe, um educador nato, perguntou ao jovem se ele tinha um passatempo. O rapaz disse que gostava de pinturas. O Rebe então perguntou: “O que é mais preciso, uma fotografia ou uma pintura?”

“Claro que é uma foto,” disse o rapaz. “Uma foto capta exatamente qualquer cena, algo que uma pintura jamais poderia fazer.”

“Qual delas vale mais?” continuou o Rebe a inquirir.

“Uma pintura. Enquanto uma foto custa alguns dólares, uma pintura de uma cena idêntica pode chegar a milhões de dólares.”

“Por quê?” perguntou o Rebe. “Não parece justo. A foto acurada deveria custar mais dinheiro, não?”

“Porque a maioria das fotografias,” explicou o jovem, “são itens inanimados, sem vida. Uma foto capta e congela uma pessoa ou uma cena como é. Por outro lado, uma pintura contém a riqueza da imaginação humana, a profundidade da emoção humana e a estética da criatividade humana. É isso que dá à pintura seu grande valor. É o que chamamos de arte.”

O Rebe sorriu e disse: “Esta é a resposta à sua pergunta. Anjos são fotos, enquanto que os seres humanos são peças de arte.”

Os anjos são criaturas impecáveis; como as fotos, são reproduções perfeitas das realidades espirituais. Como as fotos, jamais erram. Porém é exatamente o drama flutuante da existência humana, o perpétuo conflito entre nossa luz interior e as trevas, e o vazio interior humano procurando significado e verdade – que torna nossa vida, a todo momento, uma obra de arte.

O Báal Shem Tov ensinou que tudo que fazemos é significativo. Cada ação nossa, cada palavra que dizemos, até um simples pensamento que temos, provoca um efeito que reverbera em todos os mundos e através de toda a história. Com todo pensamento e ação, você é capaz de transformar sua vida em arte.

Somente nas câmaras atormentadas do coração humano D’us pode descobrir obras de arte genuínas e inspiradoras. São a bondade e o idealismo que emergem da dúvida e do conflito humano que concedem à humanidade uma dignidade e esplendor que o mais elevado dos anjos
jamais pode atingir.

Fonte : site Beit Chabad

E viva a arte de ser humano !! Prestigiem o Festival de Cinema Francês em São Paulo !!

Tenha um sábado de paz

Fernando Rizzolo

Uma resposta to “A Alma da Arte”

  1. MUVA - UNIP Alphaville Says:

    Somos o Movimento Universitário Voz e Ação da UNIP Alphaville – SP.
    Estamos entrando em contato com alguns CA’s e movimentos para unir forças e desenvolver relacionamentos.

    Caso haja interesse em conhecer mais sobre os nossos projetos, objetivos e filosofia acesse o nosso blog http://www.vozeacao.com.br e entre em contato conosco.

    Será um prazer tê-los como nossos parceiros e amigos, certos de que terão nossa colaboração e força em qualquer ação voltada ao bom desenvolvimento acadêmico, melhoria na qualidade do ensino e na defesa dos interesses dos alunos.

    MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO VOZ E AÇÃO.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: