PIB do 1 º trimestre cresce 9% na comparação anual

SÃO PAULO – O Produto Interno Bruto (PIB) registrou crescimento de 9% no primeiro trimestre de 2010 ante o mesmo período do ano anterior, segundo divulgou nesta terça-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das estimativas do AE Projeções, que variavam de 7,74% a 9,20%, com mediana de 8,55%. Em 12 meses, o PIB acumula alta de 2,4%.

Na comparação com quarto trimestre de 2009, o PIB apresentou alta de 2,7%, também dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (2,20% a 3,10%) e acima da mediana projetada de 2,50%. Ainda segundo o IBGE, o PIB do primeiro trimestre somou R$ 826,4 bilhões.

Indústria é destaque entre os setores

O PIB da indústria cresceu 4,2% no primeiro trimestre de 2010 ante o quarto trimestre de 2009. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2009, o PIB do setor subiu 14,6%.

Segundo o IBGE, o PIB da agropecuária subiu 2,7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre do ano passado. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, o PIB do setor cresceu 5,1%.

O PIB de serviços, por sua vez, registrou expansão de 1,9% no primeiro trimestre, ante o quarto trimestre de 2009 e de 5,9% na comparação com o primeiro trimestre do ano passado.

Investimentos

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) cresceu 7,4% no primeiro trimestre deste ano ante o quarto trimestre do ano passado. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2009, a FBCF subiu 26,0% no primeiro trimestre deste ano.

Ainda segundo o IBGE, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 18,0% no primeiro trimestre deste ano. No primeiro trimestre do ano passado, a taxa de investimento foi de 16,3%.

agencia estado
Rizzolo: Bem, poderíamos até estar crescendo mais, se não fosse as taxas de juro, contudo é um número fantástico. O resultado está de acordo com as projeções do mercado, que previa um crescimento entre 2,2% a 3,1%, comparado ao trimestre imediatamente anterior (na série que descarta variações sazonais). A média das projeções de 2,5% indicava um ritmo anualizado de 10,2%. Já em relação ao crescimento no primeiro trimestre, comparado a igual período de 2009, as projeções variaram entre 7,74% e 9,20%, com media de 8,55%. É evidente que, qualquer número de 2% a 3% significa um ritmo muito forte, e é nessa direção que tudo indica o nosso caminho econômico neste ano. A forte expansão no período equivale na realidade, a um crescimento no ritmo chinês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: