Morre aos 87 anos o escritor José Saramago

MADRI – O escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago morreu nesta sexta-feira, 18, em sua casa em Lanzarote (Ilhas Canárias) aos 87 anos de idade, informaram fontes da sua família.

O escritor faleceu às 13 horas locais (8 horas em Brasília), segundo sua esposa e tradutora, Pilar del Rio. Ainda de acordo com ela, Saramago havia passado uma noite tranquila e, depois de tomar café da manhã com a mulher, começou a passar mal e faleceu em pouco tempo.

O autor recebeu o prêmio máximo da Literatura em 1988. Segundo a premiação, Saramago “nos permitiu mais uma vez apreender uma realidade ilusória por meio de parábolas sustentadas pela imaginação, pela compaixão e pela ironia”.

Autor de “O Evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a cegueira”, Saramago vivia em Lanzarote desde 1993 com a jornalista espanhola. O escritor foi hospitalizado diversas vezes nos últimos anos, principalmente por conta de problemas respiratórios.
agência estado

Rizzolo: Lamento sua morte, porem como pessoa religiosa que sou, sempre discordei das suas contradições, de suas obras controvertidas, de seu antissemitismo, de uma busca de Deus, quando ele mesmo dizia não acreditar em algo superior. O que era mais ambíguo, paradoxal e interessante no discurso de Saramago era a energia que ele despendia para criticar, debater e contradizer algo que ele mesmo acreditava que não existia. Para a literatura pode ter sido uma perda, mas em relação às suas idéias,e acima de tudo pelo seu antissemitismo, pessoalmente não sentirei saudade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: