Aposentados defendem valorização do mínimo e fim do fator previdenciário

Os sindicatos nacionais de aposentados da CUT, Força, CGTB e UGT protocolaram pedido de audiência na Presidência da República em que reiteram “a necessidade da manutenção da política de valorização dos salários e benefícios”, comprometida pelo fato da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviada ao Congresso Nacional não contemplar seu aumento real.

Além de tratar sobre o índice de reajuste do salário mínimo, que para as centrais deve ter um reajuste de cerca de 9,8%, indo para R$ 560,00, a audiência com o presidente Lula pretende debater outros 12 pontos, como a extinção do fator previdenciário, a garantia de um sistema de Previdência Social pública universal, a criação da Previdência Social pública complementar e a isenção do Imposto de Renda para os aposentados.

“Assim como enfrentamos as desigualdades sociais e regionais com a alavancagem do salário mínimo, beneficiando mais de 43 milhões de trabalhadores brasileiros que dele dependem direta ou indiretamente, devemos fortalecer o valor que é piso de referência para cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas – o equivalente a 70% do nosso segmento no país”, declarou Epitácio Luiz Epaminondas (Luizão), presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi/CUT).

Entre as propostas apresentadas, ressaltou Oswaldo Lourenço, vice-presidente do Sindapb e membro da executiva nacional da CGTB, está “o restabelecimento do Conselho Nacional de Seguridade Social, como instrumento institucional de controle social e promoção da seguridade social, de caráter quadripartite (governo, trabalhadores, empresários, aposentados) e espaço permanente de avaliação, pesquisa, elaboração de estudos, formulação de proposta e acompanhamento das políticas de seguridade social (saúde, previdência e assistência) e a criação da Secretaria Interministerial de Assuntos Relacionados ao Idoso, Aposentados e Pensionistas”.
hora do povo
Rizzolo: Acho de extrema importância a iniciativa das entidades em retomar essa questão do aposentado em audiência com o presidente Lula. A questão do fim do fator previdenciários como as demais questões, não devem ficar de lado mesmo em época eleitoral. Sempre lutei aqui neste Blog pelo fim do fator previdenciário, todos sabem disso, e se eleito prometo continuar essa luta no Congresso, essa questão eu não abro mão, os aposentados podem contar comigo nessa luta que para mim já se tornou uma rotina: a defesa dos aposentados e o fim do fator previdenciário !

Publicado em últimas notícias, Brasil, cotidiano, economia, Fator Previdenciario e o corpo mole, fator previdenciario notícias dia 13, fator previdenciario ultimas noticias, fator previdenciário, fator previdenciário deve ser apreciado com urgência, fator previdenciário e Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), fim do fator previdenciario ultimas noticias, geral, News, notícias, Política, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 2 Comments »

2 Respostas to “Aposentados defendem valorização do mínimo e fim do fator previdenciário”

  1. Jorge Says:

    A Aposentadoria por Tempo de Contribuição é uma forma importante, justa e eficaz de concessão de aposentadorias, ela deve estimular as pessoas a iniciarem cedo na previdência, remunerar pela média das contribuições e premiar aqueles com maior tempo de contribuição.
    No entanto, o “Fator Previdenciário” atualmente utilizado no cálculo destas aposentadorias infelizmente penaliza os que iniciam a contribuir com menos idade, e isto faz com muitos jovens adiem o ingresso na previdência, há de se considerar também a redução causada pelo Fator Previdenciário no valor das aposentadorias dos que por motivo de emprego e/ou saúde debilitada não possuem mais a capacidade contributiva.
    Portanto, parece não haver mais dúvidas de que o Fator Previdenciário deva ser revisto.

  2. Magali Says:

    Caro Rizzolot,
    É preciso mesmo ser revista a questão do fim do fator previdenciário, só que não adianta simplesmente propor o fim do fator sem dar uma alternativa paupável para que o governo aceite a proposta, agindo dessa forma, sem alternativas, não se chega a lugar algum, simplesmente se faz um alvoroço em “defesa das pessoas que estão prestes a se aposentar” como foi feito da última vez quando foi vetado pelo presidente que não deu em nada. A proposta do fator 85/95, uma proposta que parecia ser simpática ao governo, não foi levada à discussão quando do movimento para o fim do fator previdenciário, com isso, os trabalhadores saíram perdendo e os políticos que votaram a favor ficaram com crédito, crédito esse infundado, parece até que tudo foi feito para mostrar que estavam trabalhando a favor e que o governo era o “bicho Papão”. Não sou a favor do veto do presidente e muito menos a favor Dele próprio, mas o que se fez foi na verdade um grande carnaval a respeito de uma proposta sabida que não iria passar pela presidência. Vamos colocar alguma alternativa para que esse ou outro governo que irá empossar possa ter condições de ser favorável a um apelo dos trabalhadores que já cumpriram o tempo de serviço e que tem “pedágio” a ser pago para que não tenha os valores de sua aposentadoria menor ainda do que os valores que receberão como aposentados. O ideal seria mesmo que esse assunto pudesse ser concluído ainda este ano para que ano que vem as pessoas pudessem usufruir da aposentadoria, senão, ficaremos mais um ano a espera dessa espera tão sofrida, vamos tentar que esse assunto seja resolvido ainda esse ano para que não se coloque em pauta o que se aventa por aí que o fator passaria para 90/100.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: