Serra defende aumentar idade para trabalhador se aposentar

Diante de uma plateia de funcionários públicos, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou nesta quarta-feira (29) que, se eleito, tem a intenção de promover uma reforma da Previdência, baseada na idade dos contribuintes, que pode atrasar a aposentadoria de milhões de trabalhadores.

“Eu, particularmente, toda a questão previdenciária eu quero refazer no Brasil de maneira realista, que funcione”, disse o presidenciável. “Eu prefiro mexer muito mais na idade do que na remuneração. Essa é uma questão importante, mas há algo que temos de examinar com a abertura, para fazer uma coisa séria. Do contrário, nós ficamos com um pé em cada canoa nessa matéria”.

Mais tarde, questionado por jornalistas, o ex-governador de São Paulo afirmou que seus comentários sobre o assunto foram “apenas ênfase”, e que é favorável à aposentadoria integral para funcionários públicos. “[Mas] também não precisam se aposentar com 40 e poucos anos”, afirmou.

Atualmente, homens têm direito à aposentadoria integral se comprovarem 35 anos de contribuição previdenciária, contra 30 anos das mulheres. Existe também a possibilidade de requerer aposentadoria proporcional – a partir dos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição para os homens, e dos 48 anos de idade e 25 de contribuição para mulheres.

Essas modalidades estão sujeitas ao cálculo do fator previdenciário, equação que leva em conta a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição e a expectativa de vida divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para a idade do segurado.

Há ainda a aposentadoria por idade. Nessa categoria, homens e mulheres precisam ter, respectivamente, 65 e 60 anos – para os trabalhadores rurais são necessários 60 anos completos para homens e 55 para mulheres.

O tucano, segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto, não defendeu nenhuma idade específica para promover mudanças na Previdência se for eleito. “Tem que examinar as leis”, disse ele, que se comprometeu a ter “diálogo com as entidades para formular mais eficiente”. O encontro foi promovido pelo Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado).

Fonte: UOL
Rizzolo:Não é possível que depois de tudo o que o PSDB fez para prejudicar o aposentado, como o fator previdenciário, bem como a extinção sumária da carteira dos advogados do Ipesp, o candidato Serra ainda faça uma afirmação absurda como essa. Isso realmente demonstra a total falta de sensibilidade para com os aposentados, assim como para a gestão e a política em si. Ora, o candidato está perdendo a eleição, a oposição numa situação difícil, e Serra ainda faz uma afirmação desse tipo, só pode estar ele combinado com o PT. Por isso nunca tive dúvida em relação à Dilma, e talvez posturas como esta de Serra, explique sua trajetória trágica nessas eleições. Por isso preciso do seu voto para que no Congresso Nacional possa dar continuidade na defesa dos aposentados, prova para isso já dei de sobra.

Publicado em últimas notícias, Brasil, cotidiano, economia, geral, News, notícias, Política, Principal. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . 2 Comments »

2 Respostas to “Serra defende aumentar idade para trabalhador se aposentar”

  1. claudio Says:

    quem sera q vai acaba com esse fator em e so babozera ate agora não escutei nem um candidato fala sobre esse maldito fator

  2. Valdemar Buzzi Says:

    Claudio. O governo não gera riqueza, apenas distribui. Quando um governo é irresponsável em relação ao seu povo, vai priorizar o encaminhamento da sua receita a amigos, a empresas estrangeiras, a bancos…. Isto tem sido uma repetição continuada ao longo da história do Brasil. No último governo tucano, F.H.C. chegou a pagar 45% ao ano de juros para a canalha bancária, elevou a dívida do tesouro de 38% para 78% do PIB. Entregou Empresas públicas a preço vil. Empresas que empregavam pessoas que hoje estão disputando no mercado de trabalho, aumentando a oferta de trabalho e provocando desvalorizações do trabalho. Para teres uma idéia, Sergio Mota, ministro de F. H. C., veiculava na imprensa, que o sistema Telebrás estava investindo 19 bilhões de dólares para recuperar o sistema. Em entrevistas, esse mesmo ministro dizia que o sistema valia 120 bilhões. Foi privatizado (doado) por 23 bilhões com incentivos fiscais de 7 bilhões. No caixa (faturamento, saldo de caixa, créditos imediatos, esse sistema dispunha, em dinheiro, aproximadamente 5 bilhões. Ou seja, pagamos para que nos comprassem. Sem falar no financiamento do BNDS.
    Nós construimos e eles entregaram. Sem falar nas sabotagens praticadas nessas empresas para provar que elas eram ineficientes. Coisas assim se repetiram inúmeras vezes. Vale, Sistema elétrico… Por 900 milhões foram entregues diversas Usinas hidrelétricas já amortizadas. Ou seja não nos custavam mais nada. Foram. Agora estão de olho no pre-sal. Tem mais riquezas para levar. E vão levar. Não tenha dúvida!!
    Estes valores, hoje fazem falta para quem? Para os brasileiros.
    Precisamos de paciência para recuperar o estrago feito.
    Precisamos de governantes responsáveis e juízo nas urnas para que os devastadores não voltem.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: