RIO – A produção industrial subiu 19,7% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou nesta terça-feira, 4, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento representou o maior crescimento mensal desde abril de 1991 (37,2%), segundo destacou o economista da coordenação de indústria do instituto, André Macedo. As projeções dos analistas iam de 16,50% a 20%, com mediana de 18,80%. No ano, a produção acumula alta de 18,1% e em 12 meses, variação negativa de 0,3%.
Na comparação com fevereiro, houve alta de 2,8% em março, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções (1% a 2,62%), com mediana de 1,85%.
agencia estado
Rizzolo: Na realidade o responsável por esse desempenho é o aumento da demanda do mercado interno, demonstrando uma expansão mais disseminada da indústria. A recuperação já demonstrada no início de 2010, aponta para um perfil generalizado do crescimento. A indústria praticamente eliminou os efeitos da crise observados nos últimos três meses de 2008. O mais interessante a notar é que boas notícias como esta, que demonstram a robustez da nossa economia, é pouco divulgada pela grande mídia. É claro, notícias que denotam a boa política desenvolvimentista do governo Lula não podem ser prestigiadas, não é?
Deixe um comentário