Como encontrar sua alma gêmea

Por Emuna Braverman

“Como vou saber se ele é minha alma gêmea?” uma de minhas alunas perguntou-me outro dia.

“Isso não importa,” respondi. “Assuma um compromisso com ele, coloque nisso todo o trabalho e esforço necessários, e ele se tornará sua alma gêmea.”

Alma gêmea é uma das ideias mais confusas e equivocadas na vida judaica. Embora o Talmud declare que 40 dias antes da formação do feto, uma voz Celestial desce do Alto e decreta quem vai ser parceiro de quem, essa atividade ocorre no âmbito espiritual.

Na verdade, isso pode tornar-se uma distração. Isso nos leva a procurar sinais e prenúncios e os misteriosos caminhos do cosmos que nos aproximaram, e a ignorar os elementos mais importantes exigidos para criar um relacionamento bom e produtivo.

O fato de que você “nunca” vai até aquela loja e que “nunca” está em casa naquela hora e que ele estava comprando “exatamente” a mesma coisa que você pode ser uma história bonitinha para contar aos seus netos (ou não), mas não demonstra se ele é bom e leal.

A lua, as estrelas e aquele brilho especial não falam se ele é honesto e confiável.

E toda a atração física no mundo não nos diz nada sobre seu poder de permanecer a longo prazo, sobre sua verdadeira compreensão da palavra compromisso.

É por isso que eu sugiro que se precisar falar sobre alma gêmea (e parece que precisamos!) isso deveria vir ao fim da discussão, não no início.

Quando duas pessoas constroem juntas uma vida, quando começam com um alicerce de valores compartilhados e bom caráter, e seu compromisso é forte, eles criarão um casamento forte.

Isto é o que você consegue conquistar após anos de conflito e alegria, anos de sofrimento e celebração, anos de esforço e risadas.

Com todo o trabalho duro, com constante doação ao cônjuge, eles criarão um vínculo irrevogável. Através das atividades de família e envolvimento na comunidade eles aprofundarão sua união. Seu senso de intimidade e conexão somente crescerá com o tempo.

É o que você recebe depois que cumpriu seus deveres. É aquilo que você consegue quando continua em frente não importa o quanto a estrada seja difícil. O que você consegue após anos de conflito e júbilo, dor e celebração, esforço e risos.

Há um aspecto ligeiramente místico – é aquilo que você consegue quando não está procurando por ele, quando não é enganado por exterioridades ilusórias e pseudo-espiritualidade.O que você recebe após usar seu tempo sendo carinhoso e amante, após criar uma verdadeira unidade conjugal de dois indivíduos.

É verdade que tudo está nas mãos do Todo Poderoso, mas não necessariamente na maneira que pensamos inicialmente. Se fizermos o que é realmente necessário para fazer o casamento funcionar, então o Todo Poderoso faz um milagre para nós – vermos que embora não tenhamos reconhecido isso a princípio, desposamos nossa alma gêmea, afinal.
fonte: site do Beit Chabad

Tenham um sábado de paz !

Fernando Rizzolo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: