Petrobras anuncia a maior reserva de petróleo e gás do país

capa_941.jpg

A Petrobras é operadora da área com 65% do capital do campo onde foi feita a descoberta, em parceria com a britânica BG Group, que detém 25%, e a portuguesa Petrogal/Galp, com 10%. O óleo encontrado no local tem 28 graus API, considerado de melhor qualidade comercial do que a média do petróleo encontrado no Brasil. Quanto mais próximo de 50 graus API, mais leve é o óleo e portanto mais fácil de refinar.

Profundidade chega a 6 mil metros

”É uma descoberta gigante, sem sombra de dúvidas. É aproximadamente o dobro do tamanho de Roncador, a maior descoberta de petróleo brasileira até então”, afirmou a O Globo o consultor Caio Carvalhão, do Cambridge Energy Research Association.
A descoberta tende a elevar o Brasil para o 12º lugar no ranking dos países com maiores reservas conhecidas de petróleo e gás (veja o gráfico). Atualmente na 16ª colocação, ele superaria o México, Argélia, Catar e China.

O anúncio da descoberta levou a uma corrida para as ações da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo. Durante a manhã desta quinta-feira o valor dos papéis da estatal subiu mais de 10%.

A Petrobras realizou, também, uma avaliação regional do potencial petrolífero do pré-sal que se estende pelas bacias do Sul e Sudeste brasileiros. Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade conhecida de óleo em bacias brasileiras.

Segundo o comunicado enviado à imprensa pela estatal, ”pré-sal são rochas reservatórios que se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral do Estado do Espírito Santo até Santa Catarina, ao longo de mais de 800 km de extensão por até 200 km de largura, em lâmina d’água que varia de 1.500m a 3.000m e soterramento entre 3.000 e 4.000 metros”. A grande profundidade exigirá fortes investimentos para explorar as reservas.

Ainda falta petróleo leve

Os poços que atingiram o pré-sal e que foram testados pela Petrobras mostram, até agora, alta produtividade de petróleo leve e de gás natural. Esses poços se localizam nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos (a Bacia de Santos se estende de Cabo Frio ao alto de Florianópolis (SC).

A Petrobras produz atualmente cerca de 1,8 milhão de barris de petróleo por dia. quantidade que satisfaz a demanda brasileira. A estatal, no entanto, ainda precisa importar petróleo leve, pois o óleo extraído em território brasileiro não tem características ideais para o refino.

Da redação, com agências
Site do PC do B

Rizzolo: A informação do potencial da reserva de petróleo recém descoberta na Bacia de Santos eleva o Brasil para o 12º lugar no ranking dos países com maiores reservas conhecidas de petróleo e gás. Atualmente na 16ª colocação, ele superaria o México, Argélia, Catar e China. Não há duvida que é uma excelente notícia e que vem corroborar com o fato de que uma empresa Estatal bem administrada como a Petrobrás, dignifica e traz desenvolvimento à nação, ao contrário do que afirmam os privatistas, que tem por objetivo sucatear os bens públicos para depois açambarca-los.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: