Se aprovado pela Câmara Lula admite sancionar fim do fator previdenciário

Presidente Lula admite o fim do fator previdenciário e o reajuste dos benefícios pelo mesmo índice do salário mínimo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou, nesta quarta-feira (17), que pode não vetar as mudanças previstas no projeto de lei que extingue o fator previdenciário e altera a forma de correção dos benefícios previdenciários.

O projeto, já aprovado pelo Senado está em discussão na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, torna obrigatória a vinculação de aumentos no valor de aposentadorias e pensões ao reajuste anual do salário mínimo.

A sinalização foi feita pelo presidente durante entrevista à TV Brasil, órgão do Governo federal. “Se for aprovado no Congresso o acordo entre os líderes, certamente que eu não vetarei”, afirmou.

Por outro lado, ele fez ponderações de que uma eventual aprovação da matéria terá efeito negativo nas contas públicas porque deverá aprofundar o desequilíbrio nas contas da Previdência. Lula disse que o Ministério da Fazenda está discutindo os efeitos do projeto na Câmara dos Deputados, na tentativa de evitar a aprovação das mudanças.

“O Governo não quer dar mais ou menos, o Governo quer fazer aquilo que é possível fazer. Se temos uma arrecadação para a Previdência e você aprova uma coisa que significa aumentar o custo, você tem que se perguntar sempre de onde vai sair o dinheiro para pagar. Essa é uma pergunta que todo mundo tem que fazer, os deputados, os senadores”, acrescentou.

Ao responder à questão, o presidente expôs a dificuldade em dizer não e barrar uma medida que irá beneficiar aposentados e pensionistas, mas que irá dificultar a gestão do orçamento. Neste ano, o déficit da Previdência é estimado em R$ 43 bilhões.

Rizzolo: Não é possível que um governo que se diz socialmente justo, compactue com esse fator que na realidade é um desrespeito ao trabalhador brasileiro. A previdência como já afirmei várias vezes, é um instrumento de distribuição de renda no Brasil, e não há como conceber que o governo petista vire as costas para os trabalhadores e conspire na contra mão dos interesses dessa minoria pobre.

Acredito que o presidente, ao contrário do que muitos afirmam, não mandará recado à Câmara, tampouco o vetará. Agora alegar que não tem dinheiro para os aposentados, é o mesmo que alegar que dinheiro não mais existe à Bolsa Família, até porque não há maior desrespeito de uma Nação ao negar a aposentaria ” ad integrum” àqueles que tantos anos contribuíram com seu suor.

O Fator previdenciário é extremamente perverso aos pobres. Imagine a seguinte situação: a pessoa é empregada doméstica e vai se aposentar aos 55 anos. Está trabalhando desde os 20 anos de idade. Se aposenta e perde 1/3 da aposentadoria, por que a expectativa de vida entra no cálculo da sua aposentadoria. Só que a expectativa de vida no País vem aumentando apenas aos mais ricos, aos que tem os famosos ” Planos de Sáude”, enquanto os pobres morrem nos corredores frios dos hospitais públicos. Espero que a Câmara tenha o bom senso e o presidente a devida sensibilidade com os que já deram seu quinhão à sociedade. Vamos nos mobilizar, divulgue o Blog do Rizzolo !

Obs. Leitores, agora temos domínio próprio: http://www.blogdorizzolo.com.br

VEJAM HOJE DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2008 NO BLOG DO RIZZOLO SOBRE A NOVA SAFADEZA NA QUESTÃO DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

120 Respostas to “Se aprovado pela Câmara Lula admite sancionar fim do fator previdenciário”

  1. Elias Correia Says:

    Concordo plenamente com a ideia de que “os maiores prejudicados são os pobres”. Mas não entendo porque alguns poucos previlegiados são beneficiados com aposentadorias e pensões muito além dos 10 salários mínimos, que é o teto na previdência social.
    Outro ponto importante é a contribuição para a Previdência Social. No meu caso pago sobre os dez salários. Por que o recolhimento também são se faz sobre a idade do segurado? Na mesma porcentagem que o segurado tem do benefício.

    Grato,

    Elias

  2. DORI FRANA Says:

    Se for aprovado a extinção do fator previdenciário como fica as
    aposentadorias daqueles que se aposentaram e perderam até 50% de sua aposentadoria? Poderão reaver as diferenças, pois seria muita injustiça se não fosse reajustado o valor de suas aposentadorias.

    /

    • Francisco Says:

      Concordo plenamente com o fim deste fator previdênciario prevesso , que só prejudicou e só prejudica o trabalhador que contribuiu uma vida inteira, trabalhando duru para na hora de se aposentar não ter direito à um salário que faça jus a sua contribuição.

    • claudio martinez ribeiro Says:

      sera que a aposentadoria do FHC (que criou o maldito fator previdenciario e reajustada anualmente igual aos demais aposentados? aposentei em 2004 com 5,2 salariosagora estou com pouco mais de 4 daqui a alguns anos vou acabar recebendo o salario mínimo sendo que com muitgo sacrificio contribui para receber os 5 salários

  3. Vanda Says:

    Os trabalhadores prejudicados pelo fator previdenciário contribuiram junto ao INSS por 30/35 anos os vls. de acordo com seu salário, ou seja de 20% do salário mínimo hoje $83,00 até 20% do teto hoje $607,79.

    Este valor pago,acima do mínimo,já faz parte da receita do INSS, tanto que quando o cálculo da aposentadoria é feito o próprio INSS apresenta planilha de cálculo informando o valor recebido.

    Sendo assim não se trata de uma nova despesa.
    Reduzir o benefício pelo qual já pagamos com a desculpa que não há recursos é uma mentira.

    Para cumprir a lei o próprio INSS determinou um teto (hoje $3.038,99) para a aposentadoria, que acredito ser o que o governo julgou ter capacidade de cumprir, e assim os trabalhadores cumpriram as regras efetuando a contribuições de acordo com esse teto.

    Não seria incostitucional voce pagar o que a lei determina e na hora de receber o que estava previamente defindo na lei, não ser cumprido?

    Nos estamos sendo lesados pelo fator previdenciário porque começamos a trabalhar e contribuir muito jovens e estarmos cumprindo o prazo de contribuição definido pelo governo.

    • Gilberto Jacinto dos Santos Says:

      Esse fator previdenciário e uma vergunha, para o trabalhador brasileiro que contribui uma vida inteira, e na hora de si aposentar para receber um salário de fome.

  4. joel Says:

    eu me aposentei em junho deste ano com 35 anos de contribuiçao com fator a aposentadoria ficou muito baixa se a lei passar na camara dos deputados e for extinto fator eu tenho o mesmo direito

  5. Cleonice Melo Says:

    Esperamos deste governo social, o fim do fator previdenciário que prejudica muito o verdadeiro trabalhador, quase sempre pobre, sofrido, de mãos calejadas, corpo cansado e mente perturbada pelo estressante trabalho. Não é justo os “Parlamentares” fazerem fortuna com o nosso suor, formar verdadeiros patrimônios e fortunas, terem reservas de poupança para manterem suas familias estudando e morando fora do País no mais alto luxo e conforto, pois são bem remunerados no dia a dia para pouco trabalho e vivem muito bem e ainda quando se aposentam, continuam recebendo elevados salários, sendo que nesse momento e na plena gestão, já garantiram todo dinheiro necessário para manter várias gerações de familiares. Agora, pense na situação do verdadeiro trabalhador, aquele que sua a camisa e quando aposenta não tem dinheiro para remédio, a comida é racionada, sem variedades e nutrientes e ainda não pode se dar ao capricho de fazer um passeio. Resumindo, vive mal, fica doente e morre cedo. Esperamos Justiça Social, ao menos nesse quisito, do pobre aposentado. Agradecida.

  6. Silvio Says:

    O Fator Previdencário é injusto. A Câmara Federal deveria revogá-lo o mais rápido possível e sancionado pelo presidente Lula antes que as contas aumentem. Os que realmente contribuem com a previdência é que estão sendo punidos. Não sou contra aposentadoria rural ou por idade, entretanto, estes grupos que não contribuíram para a Previdência Social, seus proventos deveriam ser pagos pelo Tesouro Nacional e não pela Previdência, inclusive o Governo (que diz não ter dinheiro) poderia resolver o problema da seguinte forma: o Fator Previdenciário iria se diluindo ao passar do tempo, o aposentado que não tivesse a idade mas conta com o tempo de serviço (35 anos de contribuição) se aposentaria e na dada de seu aniversário teriam um percentual de aumento (independente dos aumentos anuais) até que atingisse a idade proposta pelo Governo.
    Desta maneira ao ficar mais velho iria corrigindo sua aposentadoria até que atingisse o teto a que contribuiu e tem direito.
    Esta é minha sugestão pois sou brasileiro e quero que meu País não sofra com as má administrações que só penalizam os mais pobres.

  7. Joel Eurico Says:

    Gostaria que hoje o Lula fosse nosso atual presidente do Sindicato dos metalurgicos, pois, foi o melhor que por lá passou até hoje, mas…..depois que sentiu o sabor do poder debandou para o lado dos banqueiros e passou a dar esmolas (cestas básicas para os podres) e a classe média é que paga tudo isso) É lula sorte sua pois, com as novas exigencias do mercado se vc fosse torneiro, não iria conseguir sobreviver neste mercado,,,,,,,,,,nem se aposentar rsrsrsrsrsr

  8. Eugênio Fritsch Neto Says:

    Caso seja aprovada a extinção do fator previdenciário, os aposentados antes da extinção do FP serão automaticamente beneficiados? Caso não, como poderão reclamar seus direitos?

    • jose carlos Says:

      sou ,aposentado ,e fui lesado por esse tal fator previdenciario ;PSDB nunca mais ,e povo brasileiro olho aberto com relaçao ao PT ,espero que surga uma nova opçao na politica brasileira em 2010

  9. paulo luch Says:

    Esse fator previdenciario é injusto de varias maneiras. Penaliza quem começou a trabalhar e contribuir muito jovem porem é bonzinho com quem só estudou, fez doutorado e começou a contribuir com 30 anos de idade. Esse fator tb liquida com quem contribuiu 25 / 28 anos sobre 10 salarios ou mais e perdeu o emprego e nos ultimos 10 anos acabou contribuindo somente sobre um salario minimo.`É injusto , deveria haver uma formula p/ verificar a media de todas as contribuições. Outra coisa que temos que pensar é que as estatisticas mostram que as mulheres vivem 7 anos a mais que os homens então deveria-se igualar o tempo de trabalho p/ aposentadoria como já ocorre em muitos paises.

  10. João Renato Ribas de Souza Says:

    O fator Previdenciário é injusto com a classe trabalhadora, e o governo Lula que se diz defensor desta classe, deveria ser o primeiro a defender o fim deste, e espero tambem que o congresso como representes do povo aprove o fim do fator previdencáario ainda neste ano. Presidente Lula não esqueça as suas origens.

  11. paulo cesar goncalves santos Says:

    Este fator é simplesmente vergonhoso ,é um roubo ao bolso do trabalhador regido pela CLT,simplesmente colocamos este governo no poder por duas vezes para reparar estas injustiça feita por um governo de direita facista e imperialista digo porque leis parecidas com esta só existiu no imperio em nosso pais.Senhores deputados o povo Brasileiro esta de olho nesta votacão,chegou a hora de os senhores fretribuir as fregalias que o nosso trabalho os proporcionam,mais uma vez estamos de olho.

  12. paulo cesar goncalves santos Says:

    retiro algumas palavra e pesso aos senhores para olhar este povo sofrido dou-me como exemplo recebo meu salario e não estou conseguindo pagsr minhas contas

  13. LUIZ AUGUSTO KZAM Says:

    Realmente o que passamos atualmente como aposentados é uma vergonha nacional, para quem já trabalhou mais de 30 anos e hoje tem que continua trabalhando para complementar a sua renda que o Governo afanou no ato de sua aposentadoria, com essa lei criada pelo Fernando Henrique que simplesmente se aposentou com a idade de 37 anos e agrega outras mais não se sabe quantas.
    Hoje eu continuo trabalhando e recolho para o INSS para eu poder me pagar. Voces entenderam a situação? Como é ridícula e vergonhosa? Essa questão do nosso Presidente dizer que a Previdência está com déficit é a estória mais antiga que eu conheço, desde que me entendi por gente nesse mundo do nosso Deus. Agora pergunto: prá quer que serve o dinheiro arrecadado na CONFIS que nós pagamos obrigatoriamente na conta de energia todo mês e outras mais?
    Por isso lhe peço encarecidamente Presidente: sancione o mais possível essa nova lei para eu poder dar lugar para o meu filho e outros trabalharem.

  14. LUIZ AUGUSTO KZAM Says:

    Retiro algumas palavras, mas o meu pensamento é o mesmo sobre o assunto.

  15. Claudio Costa Says:

    Realmente! È simplesmente uma vergonha! Um governo (partido) que antes de chegar à gestão federal foi contra a aprovação do fator previdenciario em 1998, onde se promoveu e se reelegeu como defensor do povo trabalhador brasileiro e agora governa contra o povo brasileiro, criando obstáculos contra a exstinão do fator previdenciario que tanto prejudica o trabalhador brasileiro. È uma vergonha!!!

  16. paulo cesar goncalves santos Says:

    Me dirijo a todas as centrais sindicais que esta apoiando o fim destete famigerado fator previdenciário,e o de se encontrar registencia todos os trabalhadores que estão apto a entrar na justiça pedindo reposicão de perdas,já se pensando em uma greve geral que forcaria o governo, e os deputados que nõa estão de acõrdo a pensar duas vezes,pois a conjuntura do nosso pais e hotima la fora sendo que a sociedade internacional não sabe como vive um aposentado em nosso pais,nos sabemos sem mobilizacão não se consegue avanço,sendo que este artificio foi usado muitas vezes pelo nosso atual Presidente e na maioria das vezes obteve sucesso.

  17. paulo cesar goncalves santos Says:

    o que eu posso dizer de moderação e que dei duas vezes o voto a este governo e se tiver a terceira vez votarei de novo,mais tenho direito a minhas ponderações.

  18. paulo cezar da silva Says:

    Me aposentei em 1994, passados 14 anos, já perdi quase metade do valor inical do meu benefício, com a provação pela extinção do fator previdenciário terei como buscar esta diferença?.

  19. Guiomar Says:

    Sinceramente, se o Fator Previdenciário não for extinto, o INSS vai se quebrar antes do previsto, milhares de contribuintes como eu, estão trabalhando sem condições de saúde, com doenças ocupacionais, mas estão aí, lutando pela aposentadoria por TC, não por invalidez, isto é um fato a ser levado em conta,aposentado inválido é muito mais caro para o INSS, pois será sempre convocado e dificilmente
    poderá ser reintegrado ao trabalho,e, porque será que o trabalhador depois de 30/35 anos de trabalho tem que baixar seu nível de vida, justamente na hora em que ele precisa se vê desamparado, enquanto (outros)só ganham, se os Brasileiros fossem maioria analfabetos,se não estivesse tão explícito os nossos direitos, se não sobessemos oque se arrecada mensalmente nas empresas, até poderiamos aceitar, mais assim não. Parabens Sr Paulo Pain. Vamos ter esperanças.

  20. Luiza Gomes Says:

    Gostaria de parebenizar o nosso Senador Paulo Paim.
    Queria saber se haverá participação dos aposentados para pressionar que seja aprovada a proposta do nosso Senador e, como poderia participar.
    Grata

    Luiza Gomes

  21. zé brasileiro Says:

    Quero deixar minha insatisfação a respeito da conduta desse governo em relação ao fator previdenciário, pois ele muda unilateralmente as regras de aposentadorias, e o trabalhador fica a ver navios literalmente. Seria muito bom, se o trabalhador pudesse resgatar todas as suas contribuições ao longo da sua vida profissional( contribuições corrigidas evidentemente),Aí eu queria ver!já está mais que na hora desta grande mãe gentil,ser verdadeiramente gentil para com os seus.

  22. Daniel Says:

    O que temos de fzer e esperar é a candidatura a presidente da República do nosso líder Senador Paulo Pain e como vice o nosso grande Senador Mario Couto. Com certeza fará justiça não só aos aposentados como a toda classe brasileira. Como retribuição aos esforços vamos dá para eles os cargos que merecem. É essa a nossa esperança, esperança do povo brasileiro.Aí sim acabará com tudo que for fator prejudicial ao pobre.Viva o Senado Brasileiro por ter ali representantes do povo, todos foram a favor de beneficiar o povo e muito especialmente o aposentado. Ficamos grato pelo esforço de todos em prol de uma causa justa e que os esforços nunca serão esquecidos, terão como resposta as urnas eleitorais.

  23. Walter batista Says:

    E uma vergonha os deputados do pt nao aprovarem o fim do fator previdenciario logo voces que ja se aposentam em 8 anos e com o salario da ativa
    POR FAVOR DE UM POUCO DE DIGNIDADE AS PESSOAS MAIS VELHAS DESTE PAIS QUE TRABALHARAM MAIS DE 30 ANOS PRA TER ESSE BENEFICIO.QUEM QUEBRA A PREVIDENCIA NAO SAO ESSES TRABALHADORES

  24. Walter batista Says:

    fALEI O QUE TODO VE E QUE ACONTECE NO NOSSO PAIS

  25. Jeronimo Gonçalves dos Santos Filho Says:

    Uma vergonha nacional, esse fator previdênciario, vem oprimir as pessoas que tanto trabalharam para a grandeza da nação e tendo em contra partida como premiação o seu poder aquisito drásticamente diminuido em até 50 % inicialmente, porque posterormente, em torno de14 anos reduza mais ainda 50 % do valor já concedido inicialmente.
    Vamos nos unir e lutar pelos nos direitos enquanto há tempo.

  26. tania simao rezende Says:

    o inss deveria fornecer ao contribuinte o seu fundo de reserva que garante a aposentadoria, que seria o que vitaliciamente garante os valores a serem pagos corrigidos, não é justo quando aposentamos recebemos um cartinha dizendo que o nosso benefício vai ser diminuido em tantos por cento este é o fator deflacionário e não previdenciário que é uma vergonha aplicá-lo para que continuemos a contribuir para a previdencia, o certo é aplicar os recursos nos lugares próprios e não desviá-los, conclusão já passou da hora de acabar com o fator previdenciário, se contribui para receber 5salários porque recebo 3 não é justo.

    • Jonas de Freitas Says:

      Pois é , minha querida colega Tania: Se o povo brasileiro fosse mais unido e não fossem tão egoistas e fossem menos covardes, já poderiam ter resolvido todo esse problema; Pois é só ajuntar todo aposentado que está sentindo na pele o fruto dessa injustiça, somando mais os que futuramente serão aposentados e que sem duvidas irão sentir na pele tambem. Temos que ser irmãos unidos e só assim venceremos.

  27. Antonio Batista da Silva Says:

    Eu estou trabalhando na mesma empresa há 35 anos, acho que isso deveria ter algum valor.,sendo esse o meu segundo emprego, no primeiro trabalhei por 3 anos, os direitos que adquiri em todo esse tempo, me tiraram com o fator previdenciário.Isso é uma vergonha.

  28. valdek sandes Says:

    o FATOR PREVIDENCIARIO, é uma vergonha, estamos sendo
    roubados escadalosamente por esse governo, isso é calote no aposentodo e quem estar para se aposentar, o povo btasileiro não merece este tratamento na hora de receber as maos recebe os pés.

  29. valdek sandes Says:

    ok, foi um desabafo, estou muito preocupado com esta situaçao DEUS, ilumine o Senador Paulo Paime abra o coraçao dos deputados para que acabe de uma vez este FATOR PREVIDENCIARIO, que está tirando o sono de milhoes de brasileiros trabalhadores.

  30. ricardo Says:

    Não tem dinheiro para os aposentados, mas para esse bando de ladrões (politicos) está sobrando dinheiro.
    Aqui registro minha indignação com nosso País.
    Ricardo.

  31. ricardo Says:

    Até quando vamos ter que aguantar esta situação, que só a clase média(baixa) deste País paga a conta. Estamos à maioria nesta situação, envelhecemos, não temos uma aposentadoria digna(não paga nem os remédios) e a comida? Se não tivermos filhos para nos sustentarmos fica dificil. E asistência médica? Depender do INSS? Se não tivermos uma UNIMED coitado de nós morrerems numa maca…

  32. Osvaldo N. Faria Says:

    Quero tambem manifestar meu otimismo , pelo que o Sr Presidente da Republica Sr. Lula pela declaraçao feita no dia 17 proximo passado = o seguinte essa lei do Senador Paim , que ira favorecer sobremaneira a classe dos aposentados , ja foi aprovada no senado por unanimidade e se passar pelo concresso entre os lideres, ele nao ira vetar e sim aprovar . Tenho certeza de que isso ira acontecer pois com o prestigio que o Presidente eata tendo hoje , com 85% de credibilidade , apos aprovar a lei do Senador Paulo Paim os seus meritos atingiram o maior patamar, e com isso em 2010 o PT continuara a governar o Brasil, que e o desejo de todos Brasileiro,……… meus respeitos

  33. Osvaldo N. Faria Says:

    QUERO APRESENTAR MEU MANIFESTO. POIS PARA A PROVAR UMA MEDIDA QUE VEM AJUDAR OS VELHOS APOSENTADOS NAO TEM DINHEIRO. AGORA ESTOU VENDO QUE EM TEMPO RECOR , ESTAO QUERENDO APROVAR UM PROJETO, AUMENTADO EM MAIS DE 7000 O NUMERO DOS VEREADORES EM TODO O BRASIL , DOS MAIS DE 51.000 QUE JA EXISTE , MAMANDO NA TETA DO DINHEIRO DO POVO , FALA SERIO .

  34. Osvaldo N. Faria Says:

    ILUSTRE SENADOR PAULO PAIM , QUE DEUS O ILUMINE ASSIM COMO ESTA ILUMINANDO O NOSSO PRESIDENTE LULA. TENHO CONHECIMENTO DE UMA MATERIA QUE LI EM REVISTA DO SINDICATO DOS APOSENTADOS, DANDO CONTA QUE EM 2007 A ARRECADAÇAO DA PREVIDENCIA SOCIAL FOI DE 331.684 MILHOES E A DESPESA , PAGANDO TODOS OS APOSENTADOS, FOI DE 262.460, SENDO ASSIM HOUVE UM SUPERAVIT DE 69.224 MILHOES , SERA QUE JA ESTAO DE OLHO NESSE DINHEIRO POIS A VERBA DA PREVIDENCIA SERVE PARA TUDO, MENOS PARA PAGAR OS APOSENTADOS , FALA SERIO

  35. Osvaldo N. Faria Says:

    QUE BOM SERIA SI TODOS OS HOMENS PUBLICOS TIVESSE A CONCIENCIA DE V. EXCIA E DE TODOS OS QUE OS APOIAM. TODO CARGO PUPLICO E CONQUISTADO ATRAVEZ DO VOTO DO POVO E GRANDE PARTE DESSE POVO, SAO APOSENATDOS. NAO ENTENDO , PORQUE DEPOIS DE ELEITOS, CONSEGUEM ESQUECER QUE CONSEGUIRAM ALTOS SALARIOS E UM MONTE DE MORDOMIAS , COM A AJUDA DESTE POVO QUE ESTA CLAMANDO POR JUSTIÇA. SENADOR PAULO PAIM, MEUS RESPEITOS,

  36. Osvaldo N. Faria Says:

    ACABEI DE TOMAR CONHECIMENTO , QUE ESTAO QUERENDO QUE ESTE PROJETO QUE AUTORIZA O AUMENTO DE MAIS DE 8000 VEREADORES , FALA SERIO JA BASTA OS 59.000 QUE ESTAO AI SUGANDO A MAQUINA ADMINISTRATIVA , POR ISSO QUE NAO HA DINHEIRO QUE CHEGUE PARA COBRIR ESSES ROMBOS, NO ENTANTO PARA DAR AOS APOSENTADOS O QUE E DE DIREITO, AUGUNS ALEGAM NAO TER VERBA, PROVAVELMENTE PARA ATENDER ESSES DESPALPERRIMO , POR QUE MAIS VEREADOS , JA CHEGA DE CHUPIM

  37. Osvaldo N. Faria Says:

    SENADOR PAULO PAIM, = QUERO MUI RESPEITOSAMENTE DIRIGIR-ME A V. EXCIA NO SENTIDO DE ENALTECER O SEU EMPENHO, POIS O NOSSO PRESIDENTE JA SE MANIFESTOU TAMBEM O SEU APOIO EM SANCIONAR A SUA MEDIDA , POIS JA FOI APROVADA NO CONGRESSO, POR UNANIMIDADE , E SE A CAMARA TAMBEM APROVAR , NADA O IMPEDE DE SANCIONAR POIS ELE ACHA QUE A CLASSE DOS APOSENTADOS ESTA SENDO MUITO SACRIFICADA, A PONTO DE TER QUE VOLTAR A TABALHAR PARA COMPLEMENTAR AS SUAS NESSECIDADES .

  38. Osvaldo N. Faria Says:

    Assim e que se fala Sr. Presidente. V. Execia ao promulgar este projeto do Senador Paulo Paim , estara dando uma força para os aposentados , que o senhor nem pode imaginar e com isso estara preparando o trampolim para o seu proximo mandato, ou de quem V. Excia indicar e apoiar, oque eu acho muito bom porque os tucanos ja estao batendo as suas azinhas.

  39. Rosana Pimentel de Castro Grespan Says:

    Estou vivendo o dilema: Fim do Fator Previdenciário, pois tenho 25 anos e 7 meses de magistério municipal e tenho 3 anos de magistério estadual. Quero aposentar no município, porque no estado é mais vantajoso. Abre portas para aulas extraordinários e período de pedagoga extraordinária. O magistério municipal exige muita dedicação, por isso ainda não desisti e nem acrecentei horas de trabalho no estado. No entanto fizemos a simulação e meu piso cai 50%. Acho esse fator injusto, pois comecei a lecionar cedo e tenho direito de fazer o que eu tinha como direito adquirido até 1999. Sabe-se quando teremos a aprovação ou veto deste assunto?

  40. Antonio Donizeti Says:

    Tenho certeza que o governo Lula não vetará o fim do Fator Previdenciário, pois ele está do lado do povo. Além do mais, se aprovado, assim como eu que já estou com 36 anos de contribuição e 51 de idade, milhares de pessoas se aposentarão e, consequentemente milhares de vagas se abrirão no mercado de trabalho, diminuindo sobremaneira o número de desempragados no Brasil.

  41. Jose Antonio Says:

    Estou decepcionado com o atual governo, que fez campanha contra o fator previdênciário, quando estava na oposição agora briga para que este projeto do senador do seu proprio partido não seja aprovado na revogação deste fator que acaba com o salário do aposentado. Se nos acreditamos neste governo agora ele nos vira as costas.

  42. Gilberto Says:

    Agora em janeiro estarei encaminhando a comentação para solicitara aposentadoria. Mas com o calculo da espectativa de vida o valor fica uma mereca. Caso o Lula aprove a redução do fator previdenciário, a minha aposentadoria também passaria a ter o valor integral, ou deveria aguradar até a decisão?

  43. valdek sandes Says:

    Vamos reivindicar nossos direitos que foram adquiridos com muito sacrificio, por toda vida trabalhamos com intuito de ter uma aposentadora digna, não e justo que agora tirem isso do nosso salario com este famigerado fator previdenciario

  44. magali teixeira weiss Says:

    Trabalhei durante 32 anos, e agora espero ansiosa a extinção do fator previdenciário para requerer minha aposentadoria, pois, com esse valor reduzido terei muita perda.
    Aguardo uma resposta quanto a atual situação dessa extinção…será que vai ter mesmo?
    Obrigada,
    Magali

  45. aparecida z ribeiro Says:

    Sou professora municipal ,com 28 anos de contribuiçâo e 56 de idade. Ao requerer a aposentadoria fiquei sabendo do “fator previdenciário” que me dá o direito de receber apenas 73% do salário. E que, para recebê-lo integralmente preciso ficar em sala de aula até aos 60 anos.Como se pode falar em melhorias na educaçâo se o educador nâo é respeitado? Peço aos governantes que façam uma reflexâo sobre o caso, pois 25 anos de trabalho em sala de aula no ensino fundamental (1/4 séries) há um desgaste psicológico, emocional que causam doenças psicossomáticas, deixando o educador sem as devidas condiçôes de realizar um bom trabalho.Espero que seja votado o mais rápido possivel derrubando esse fator previdenciário. Obrigada.. Cida…

  46. Cleonice Melo Says:

    Aproveitando e não fugindo muito do assunto em questão, vamos analisar o seguinte fato: “Governo está garantindo, a 6 anos, reajuste do salário mínimo acima da inflação” e tudo indica que vai continuar assim; todo ano vai acontecer o ganho de aumento real para o mínimo. Levando em conta que o Salário Mínimo no Brasil, de fato, é mínimo, é uma obra social relevante, só que a distorção com a nossa realidade aumenta a cada dia. Porém, lá na frente, talvez de 8 a 10 anos e pela lógica, 90% dos aposentados vão estar recebendo apenas 1 salário mínimo. Nessa proporção, vão se salvar , mais uma vez, somente os Marajás do Congresso e sua Comitiva Parlamentar. É bom que alguém, SÁBIO e MESTRE em MATEMÁTICA FINANCEIRA, alerte os SINDICATOS e discuta com o GOVERNO o mais rápido possível sobre esse fato, porque para o Governo vai estar tudo ótimo. Eu diria … Jogada de Mestre, na maior leveza e transparência, com o aplauso de muitos.
    Atenciosamente e grata !
    Cleonice

  47. roberto castro Says:

    tenho 35 anos e sete meses de contribuicao,35 anos so no gegime de turno.estou sendo forcado a aposentar proporcional pergunto aos deputados se eles acham justo,poristo peco encarecidamente que vote o fim do fator previdenciario ja de preferencia esta semana.grato

  48. Renato Tadeu Says:

    Vendo o tópico acima, digo que essa defasagem e distorção do salário dos aposentados, de falto, vem acontencendo de ano para ano. Conheço aposentado que recebia 2 salários e agora recebe apenas R$ 220,00 acima do salário mínimo. Gostaria que o prestimoso Rizzolo, com a sua prestação de serviço à comunidade, questionasse esse problema da falência do salário pós aposentadoria com entidades de classe e seus líderes sindicais para que, em tempo, discutam e achem uma saida lógica para resguardar o salário do trabalhador aposentado. Quanto ao fator previdenciário, ele é inscontitucional. Só existe porque a maioria de nossos representantes tem má formação acadêmica, raciocinio lento, nunca se atualizaram, não praticam o exercício da leitura, não são nada intelectuais, tem dificuldade para interpretar de textos e são analfabetos digitais. Talvez seja pela ignorância entranhada n’alma, porque um representante do povo que tem seu salário bem elevado e passa o ano pensando em mais vantagens para si próprio e se esquece do resto da população que tem renda baixa e mal consegue sobeviver, para mim é muito Ignorante sim …. ou seria uma Raposa ?

  49. Renato Tadeu Says:

    (Renato Tadeu Says: 07/02/2009 às 10:07 AM)

    CORREÇÃO: Onde se lê: “Interpretar de textos”,
    O correto é “Interpretar textos”

    Atenciosamente e Grato !
    O próprio – Renato Tadeu

  50. Normario Says:

    Todos voces estão perdendo tempo, inclusive eu. Nada disso vai ser aprovado o “nosso Presidente” já está com tendencia ao veto. Pobre nasceu pra morrer na pedra(quebrando ouricurí) assim diz o ditado.

    Normario

  51. joão sidney pontes Says:

    CANAL DOS APOSENTADOS…
    CONHEÇA AQUI:
    O MUNDO ESTÁ VENDO O QUE OS PARLAMENTARES ESTÃO FAZENDO COM A CLASSE DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS…

    REINVINDICAÇÃO…
    APROVE JA A LEI DOS APOSENTADOS QUE ESTÁ ENGAVETADA NA CÂMARA…NINGUÉM TEM O DIREITO DE TIRAR NOSSOS DIREITOS

    http://worldtv.com/aposentadostv/

  52. Maria Elena Says:

    Melhoria para o trabalhador brasileiro? Nunca, nem na hora sagrada da aposentadoria. Os prefeitos que moram na mesma cida de que nós não se preocupam com nós trabalhadores. Imagina se presidente vai se preocupar.

  53. Haylton Cardoso Says:

    Às vezes me pergunto, que mundo estamos vivendo? e que país é este? o rico cada dia mais rico e o pobre que é a razão de todo progresso deste país, se reduzindo em nada:Dizem que os brasileiros tem a memória curta, ledo engano desta vez não!!! estamos vigilantes na questão da votação do fator previdenciario, olha la senhores deputados e presidente da republica, querem pagar pra verem o resultado que vamos dar nas urnas se voceis ñ forem a favor do povão, esperimente pra ver. (Sr: deputado Paulo Paim pode se candidatar pra que o senhor quiser nós não iremos lhes decepcioná-los, jamais. Grato: Haylton do interior da Bahia Dist. de Pilar Jaguarari.

  54. Haylton Cardoso Says:

    Correção: esquecir de fechr o parentese na frase focada ao sr, deputado Paulo Paim, ( ) corrigido por Haylton

  55. Haylton Cardoso Says:

    Eu sei que foge um pouco do que vou tratar aquir neste site, mas gostaria de enviar uma mensagem de apelo ao Sr: Paulo Paim ou Rizzolo, que por favor entre em contato com o Sr: ministro das Cidades, para que este der uma atenção especial para a comunidade do Distrito de Abóbora municipio da cidade Juazeiro da- Ba juntamente com o seu referido Prefeito, ” É lamentável a situação das mais de 3000 pessoas que vivem absolutamente à margem do esquecimentos das obras sociais como por exemplo crianças e adutos convivendo com esgostos a céu abertos e grandes ploriferações de mosquitos pernilongos e outros tornando um causo a vida da comunidade”, por favor a gente agradece.

  56. FRANCISCO CARLOS Says:

    Um contrasenso esse Fator Previdenciário que prejudica o aposentado que vê a cada ano o seu minguado salário encolher ainda mais por um reajuste vergonhoso.Depois da aprovação do ESTATUTO DO IDOSO, penso que manter esse fator nada mais é do que um desrespeito aos que muito contribuiram para o desenvolvimento do país.O Senador Paulo Paim já faz parte daquele grupo seleto de parlamentares que veem a Nação com um todo, e não como castas.

  57. walter moreira da silva Says:

    confio muito no presidente lula que trabalha visando a população mais pobre .
    sei que até o final de seu mandato vai deixar uma boa imagem assim 35 anos ja esta bom demais se todos brasileiro cumprir esta etapa nos seriamos o melhor pais do mundo.
    obs sem fator previdenciario.

  58. sergio valentim Says:

    Alem do fim do fator previdenciario, que é uma das maiores injustiças com o aposentado, oSr.Presidente tem também que aprovar o aumento para aposentados, no mesmo % do salário minimo.Pois caso contrario com o passar dos anos, e quando o aposentado mais precisa de uma receita justa, pois gastará mais com remédios, médicos..etc.. o seu salário é reduzido ano a ano.
    E também tem mais uma coisa, se os aposentados tiverem um ganho maior, com certeza vai haver um aquecimento imedianto na economia, pois serão milhões que terão un poder aquisitivo melhor e gerarão mais empregos e mais impostos.

  59. REINALDO Says:

    Reinaldo Cabral Pereira.

    O fator previdenciário nunca deveria ter sido aprovado, o que vale dizer é que , quem se aposenta atualmente, terá o direito de pleitear a revisão de seu benefício com a exclusão do fator previdenciário. E todos deverão ajuizar as ações para buscar a justiça social.
    O que me preocupa, é parecer que o governo estabeleu uma estratégia para nos enrolar, vejamos: o pl do Senador paulo Paim, já aprovado no Senado, se aprovado sem alteração na câmara, entrará em vigor , após a sansão do presidente Lula, no prazo que o projeto estabelece.
    No entanto este substitutivo do deputado PepeVargas,vai fazer com que, a luta seja prolongada por mais um tempo que não dá para prever exatamente, isto porque, após ser aprovado na cãmara, ele vai para o Senado, se receber alteração no Senado, volta para câmara, e aí eu pergunto, até quando vamos ter que esperar ?

  60. valter ferraz Says:

    PARABENS PAIM HOMEM COM H TENHO 36 ANOS DE CONTRIBUIÇÃO E 57 ANOS ATÉ QUANDO TENHO QUE ESPERAR ACREDITO NO LULA GRANDE PRESIDENTE DA HISTORIA DESTE PAIS SOU PT NÃO ME DECEPICIONI LULA

  61. Fred B. Lucht Says:

    Parabens Senador Paulo Pain pela Sua garra em defender os “Aposentados”. Alias, é o unico do PT, porque os demais todos fazendo média com Lula.( a exemplo o Dep.Pepe Vargas, que este substitutivo vai ainda mais prolongar a possivel aprovação)

  62. Adilton C.Silva Says:

    Gostaria de saber quando foi votado, no senado o fim do fator previdenciário? e será que o presidente Lula vai aprovar o devido fim? Em campanhas anteriores, o Sr Presidente Lula, pregava, educação, saúde, emprego, e aposentadoria digna, onde estão as promessas? Sr Presidente? A educação, os professores são espancados nas salas de aula, o emprego seria melhor ele dizer desemprego,saúde a pior de todos os tempos onde se assiste pela televisão pessoas morrendo nos corredores de hospitais, iguais a porcos, qto a aposentadoria digna é uma humilhação. E por onde andam os políticos que dizem defender os brasileiros? É uma vergonha. dia deste assisti pelo jornal nacional, o povo passando fome em Xavantina MT e o presidente emprestando dinheiro ao FMI e para a Africa. Que os politicos roubem menos e passe um pouco do roubo p/ o inss, se é que vai quebrar o inss com os aposentados. Os presidentes dos Partidos já estão na tv falando dos milagres que vão fazer se eleitos, após eleitos vão p/ Brasília roubar o povo, e fazer seu pé de meia, com o suor do verdadeiro trabalhador.

  63. Gerson Teodoro Intima Says:

    Caros Deputados e Senadores:

    Nós brasileiros aposentados estamos cansados de ver nos noticiários as berrações cometidas por congressistas de mal carater, que abusam do poder pensando que nós brasileiros somos trouxas e que não vemos nada.
    Essa desculpa do governo que a Previdencia não tem CAIXA para suprir o aumento dos aposentados é uma grande balela, a previdencia é auto suficiente e todos nós sabemos disso.
    Entendo que os brasileiros que contribuiram honetamente nso seus 35 anos de serviço tem todo direito de exigir aquilo que é de seu direito…COMO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO, AUMENTO JUSTO NA APOSENTADORIA

  64. JOSE MARTINS DOS SANOS Says:

    espero que 13 maio us deputdo o fim do fator previdenciario ia regularizar os beneficio dos aposentado pencinista eu estou 61 ano ainda osalario caiu quase 40 por cemto espero os deputado votem certo

  65. Otalino José de Farias Says:

    Se a CPMF não causou rombo nos cofres do Governo, não é o fim do Fator Previdenciário que vai causar. Segundo boatos dos que entendem do Setor Financeio da Previdência, existem recursos suficientes e necessários para o Fim do Fator Previdenciário, sem consequências danosa aos cofres públicos do Govêno. Não é porque somos interessados, mas o que, o governo do sr. fhc fez com os aposentados e pensionista foi algo insano, pois os aposentados e pensionistas existem em todos seguimentos familiares. Será que êle não tem família? Ou é diferente de todos seres humanos? Na verdade um sociólogo deveria ter mais sencibilidade do que, um cidadão comum. Tomara que os nossos irmãos Deputados Federais e o Presidente Lula, põe um fim neste ato impensado que corroeu quase todo o nosso salário de aposentados e pensionistas. Ainda há tempo, vamos confiar em Deus que entende melhor as nossas reclamações. Um abraço Otalino.

  66. Geraldo Says:

    Se os trabalhadores não se unirem e forem para as ruas ou invadir o Congresso Nacional este fator não vai cair. Os brasileiros, de forma geral, estão orfãos de políticos neste país. São, com raríssima exceção, sem vergonha, sem escrúpulos, corruptos e aproveitadores de ocasião. Se o governo da situação quiser comprá-los, é muito fácil. Essa vergonha começou com a irresponsabilidade do maldito Fernando Henrique e terminou com o Sr.Lula.

  67. Dídimo Marcon Says:

    Na verdade, o Brasil só teve um Presidnete até hoje: GETÚLIO VARGAS. Os demais, só existiram e existem para tirar aquilo que ele criou. Só pensam neles! Dane-se o povo TRABALHADOR! Somente um presidente que ame seu povo governará para o povo. O que vemos atualmente é uma câmara federal e o presidente imbuídos apenas em benesses e ótimos salários, sem dizer a aposentadoria precoce por eles criada. Pouca vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  68. armanda Says:

    parabens paulo pim , pelo menos valeu sua intenção, precisa é acabar com os cartoes e viagens dos deputados e senadores garanto que daria pra aposentar milhares de brasileiros famintos e sem teto. ou pelo menos direitos iguais. nada contra quem trabalha em prol dos menos favorecidos.

  69. roberto de castro Says:

    olha aqui senhores deputados,e o proprio presidente se voces nao resolverem este problema do fator previdenciario com urgencia voces vao pagar nas urnas nas proximas eleicoes.vao querer pagar pra ver nos aguarde.

  70. Polybio Ribeiro junior Says:

    voceis sabem oque significou a aposentadoria para mim, hoje tenho vergonha do salario que ganho como aposentado. aposentei em abril de 2008, com 53 anos de idade e 34 anos de contribuicao. Contribuicao esta que na media das 80 ultimas pagas,deu 5 salarios minimos. com o fator previdenciario e espectativa de vida sabem quanto recebo R$799,00, sendo que no proprio calculo do inss deveria receber R$1360,00…………. QUERO TER ORGULHO DE SER APOSENTADO ……….MAS RECEBENDO ESTA MER……………….DA SO ANDO É COM VERGONHA .

  71. Osvaldo Says:

    Existe contradiçao, em relaçao ao fator previdenciario, O Governo intiste em mante-lo sob alegaçao de escassez de recursos. Segundo os Auditores Fiscais da Receita Federal, na pessoa do Sr. Rodrigo Passos, em reuniao na comissao de Seguridade Social e Familia da Camara dos Deputados, disse que e contraditorio, pois ao mesmo tempo o Governo defende a Reforma Tributaria, e pretende *GARFAR* 27 Bilhoes de Reais , da Previdencia, para investir na Reforma Tributaria. Muito embora, segundo a Auditoria Fiscal da Receita Federal, existe um superavit de 52 Bilhoes de Reais na Previdencia, porem si sofrer este *ROMBO*, ai sim a Previdencia, ficaria bastante comprometida. Agora nos perguntamos, a Previdencia tem obrigaçao de custear recursos para a Reforma Tributaria, NAO. que busquem recursos em outras areas, pois o dinheiro da Previdencia e sagrado, uma especie de poupança que o trabalhador faz, quando esta na ativa, para quando si aposentar, gozar os seus direitos tendo uma vida digna.

  72. Brasileiro Says:

    SEM FATOR OU REDUTOR PREVIDENCIÁRIO.

    NO PERÍODO; IMPERIAL, DITADURA VARGAS E NA DITADURA DE 1964; NO BRASIL FORAM AS EPOCAS DE CRESCIMENTO EM INFRA-ESTRUTURAS REALIZADAS E NUNCA SUPLANTADAS EM PERÍODOS DE PRESIDENTES ELEITOS DEMOCRÁTICAMENTE; EXCEÇÃO PARCIAL FEITA AO GOVERNO JK QUE IMPLANTOU AS BR – RODOVIAS, ALIENANDO-SE FERROVIAS E PORTOS JÁ CONSTRUIDOS.

    NO PERÍODO DA DITADURA MILITAR DE 64; NUNCA USURPARAM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES CONSEGUIDOS ATRAVÉS DE OUTRA DITADURA QUE REMONTA A EPOCA DE GETULIO VARGAS.

    NENHUMA ARTIMANHA DE ATOS SECRETOS, MP – MEDIDA PROVISÓRIA OU ATRAVÉS DE ATOS INSTITUCIONAIS (OS JÁ TÃO DIVULGADOS ATOS INSTITUCIONAIS AI 1, AI 2, AI 3, AI 4 E O AI 5)
    OS ATOS INSTITUCIONAIS ALARDEADOS E TÃO LARGAMENTE UTILIZADOS PELOS POLÍTICOS APÓS A ANISTIA, PELOS ANOS QUE COMO CASSADOS OU COMO REFUGIADOS POLÍTICO, E QUE APARENTAVAM SER UMA GLÓRIA OU MÉRITO PERTENCER A CATEGORIA DE REFUGIADOS OU ANISTIADOS.

    OS ATOS INSTITUCIONAIS MUITO RELEMBRADOS PARA TER DIREITO A REINTEGRAÇÃO DE POSSE AOS SEUS CARGOS, FUNÇÕES E INDENIZAÇÕES CORRIGIDAS, ATUALIZADAS COM APOSENTADORIAS INTEGRAIS EM SUAS CATEGORIAS SEM FATOR OU REDUTOR PREVIDENCIÁRIO.

    DEMOCRATICAMENTE, A POPULAÇÃO BRASILEIRA SÓ CONSEGUIU BENEFÍCIOS COMO TRABALHADORES NA DITADURA DE GETÚLIO VARGAS E MELANCOLIMENTE USURPADOS SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS COM GOVERNOS ELEITOS DEMOCRATICAMENTE COM 0
    PSDB – Partido Soc. Democr. Brasileiro – FERNANDO HENRIQUE CARDOSO E
    C0M PT – Partido Dos Trabalhadores – LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.

    PARA UMA ANÁLISE BEM MAIS AMPLA;
    NO BRASIL COM CRESCIMENTO EM OBRAS E INFRAESTRUTURA E PARA QUE TENHAMOS CLAREZA NA ÁREA DE JUSTIÇA SOCIAL;
    A OPÇÃO PARA QUE O TRABALHADOR TENHA REINTEGRADOS SEUS DIREITOS ADQUIRIDOS EM ÉPOCAS DITATORIAIS, FEROZMENTE ROUBADOS E USURPADOS POR GOVERNANTES DEMOCRATICAMENTE ELEITOS.
    VIVA A DITADURA? OU VIVA A DEMOCRÁCIA?

  73. maria vilma Says:

    trabalhei durante 33 anos, e aposentei com apenas 70% do salário , não acho justo ser reconhecida apenas por parte do meu trabalho , estou votando para o fim do fator previdenciario , não só pelos meus direitos , mas por milhares de brasileiros que estão na mesma situação que eu . Obrigada

  74. Glaucio Castilho Says:

    Não entendo como um governo que se diz estar sempre ao lado do povo, ainda quer questionar ou esperar o parlamento aprovar um ajuste comparativo ao ao salário minimo que por si só ja diz o que este salário é capaz. Mas para emprestar dinheiro ao FMI ,uma bagatela de U$02 bilhões a fundo perdido não foi preciso muito esforço.Para de fazer chantagem com os aposentados senhor president, ainda mais agora vespera de eleições que com certeza será mais uma bandeira que seus correligionários erguerão a seu favor.
    REAJUSTE JÁ, E SEM MUITAS DISCUSSÕES, CHEGA DE FAZER A GENTE PEDIR EMPRÉSTIMO BANCÁRIO COM JUROS EXORBITANTES.

  75. Maria Olívia Santos Wanderley Gomes Says:

    Estou fazendo em Julho 55 anos e 31 anos de contribuição ao INSS,em geral pelo teto de contribuições.Em face à PEC referente ao fim do fator previdenciário(Paulo Paim) e agora mais recente com a alternativa do Sr.Pepe Vargas,estou acompanhando e observando a tendência na tentativa de melhorar minha aposentadoria…Conto com o esforço dos senhores numa causa justa ao trabalhdor brasileiro,onde me incluo!

  76. zoraide Says:

    Meus comentários estão todos aqui , com todos estes cidadãos e cidadãs aposentados,que como sabemos,hoje em dia,nós, os aposentados é que,em muito casos,bancando nossos jovens netos ou mesmo filhos,pois na atual sociedade não está havendo empregos suficientes para nossos filhos manterem,com dignidade,suas famílias,seus filhos,que são o futuro do país;está tudo tão dificil…Por favor,colegas,que por algum motivo tem maior poder de representação,vamos juntos lutar para as PLs do nosso dignissimo senador Paulo Paim tenha as respostas que todos esperamos de nosso carismático e no passado tão sofrido como nós.Vamos lutar acreditando que nosso apelo será ouvido.Ao nosso amigo senador painho dos aposentados,vomos acreditar.Senador Paim é um grande guerreiro e tem muitos soldados na câmara.

  77. JOSE RAIMUNDO DE ABREU Says:

    Concordo com tudo o que ja foi dito. O fator previdenciário é nada mais nada menos que uma setença de morte prematura dos aposentados e pensionistas. Talvez seja melhor, a continuar essa política malvada, antes de se aposentar, seja melhor optar pelo Bolsa Família.
    No meu caso, por exemplo, quando me aposentei recebia cerca de 5,6 salários mínimos, hoje recebo apenas 3,11 salários mínimos, assim mesmo por ter entrado na Justiça e ter conseguido um pequeno reajuste, senão…, ou seja, já perdi cerca de 55,5% de lá pra.
    Senhores Deputados, acordem e não ajam de acordo com a vontade do Ministro da Previdência e do Ministro da Fazenda, pois, se não mais uma mariolazinha, o Presidente Lula declarou que pode (?) sancionar e acabar com essa vergonha.

  78. Armindo Nardes Says:

    A espectativa dos Aposentados e pensionistas é grande, vamos aguardar o resultado do dia 08 de julho. Aí sim, vamos dar a nossa verdadeira opinião sobre o Governo do Presoidente Lula.
    Sabemos que a maioria no Congresso Nacional é aliádo à êle. Portanto faz aquilo que interessa ao Presidente. São poucos os que pensam de maneira diferente-ou seja: Nos Aposentados e Pensionistas que sofreram para ter o direito de na velhice, caso chegasse lá tivesse uma vida menos sofrida.
    Mas infelizmente muitos dos nossos representantes no Congresso Nacional acha que não temos direito algun, e mesmo que temos êles poderão acabar com estes direito num voto que, aliás são votos secreto para que ninguém fique sabendo quem foi contra nossos direitos.
    Eu me sinto envergonhado de termos Representantes incompetentes que das quais foram nois que os elegemos.
    Mas não tém problema. as eleições se aproximam e temos que aprender devolver o mesmo que estão fazendo por nóis, aguarde!

  79. Armindo Nardes Says:

    Quém sabe o Presidente não dói na conciencia e deixe que os Nobres Deputados volte a defender os nossos direitos que adquirimos com tanto sacrifício.
    Quém sabe se nestas viágens feita pelo Presidente Lula êle não encontrou algun especialista em “Aminésia” e fês o tratamento correto. Pois êle na sua campanha política criticava tanto do Ex-Presidente Fernado Henrique Cardoso por ter inventado este infeliz Fator.
    Dizia que, se eleito fosse, acabaria com este Fator injusto que estava tirando de quem tanto contribuiu pelo desevolvimento deste país.
    Não dá nem para acreditar que hôje êle muda assim de posição. Será que êle nunca mais pensa em continuar na política? Será que ele não pensa em fazer sucessor? Acho que não. Pois se pensasse ele não pensava duas vêzes em deixar que os seus aliados aprovassem este Projeto de Lei que tanto interessa os aposentados e pensionistas. É seu dever. Não estamos pedindo nada, apenas queremos que respeitem os nossos direitos que conquistamos com muito sacrifício.
    Olhe lá Presidente! Estamos de olhos bem abertos , aqueles que pizarem na bola recerão o trôco que merece.
    Estamos na espectativa do próximo dia oito, mesmo com as esperãnças já diminuída mas estamos atentos. não pense em que somos tão inocentes, a ponto de não compreendermos quem está ao nosso favor, e aguarde!

  80. Rosinha Gomes Says:

    Minha pergunta se resume: ATÉ QUANDO ESTE PAÍS VAI DISCRIMNAR OS APOSENTADOS ???
    Trabalha-se durante toda uma vida para ter segurança na velhice e quando se aposenta não consegue sequer sobreviver com a migalha que recebe da previdência… É pelo menos DESUMANO !!! O Fator previdenciário veio para diminuir ainda mais o pouco que se recebe sem sequer acompanhar a inflação… É um ABSURDO !!!! Chamo isto ABUSO DE PODER !!!! DESACATO AO DIREITO ADQUIIDO !!! Nosso povo é muito sofrido… Não tem direitos, mas deveres…. Quantos mais ???? E trabalho ?? Quem consegue emprego aos 55 anos???? Podem me dizer ???

  81. ademirrocha Says:

    Caro Colega aposentado Armido Nardes, quem sofre de aminésia são os nossos colegas aposentados, pois muitos votaram no Ricardo Berzzoinne aquele cumpanheiro do pt que era ministro da previdencia, lembra? então ele continua lá no clube de Brasilia pago com o nosso salário, e te garanto que ele não esta nem um pouco preocupado com o tal fator previdenciario, que o Fernando Henrique fez e que o Berzoine colocou em prática, facíl não? PT voando nas asas do PSDB.

  82. carlos pereira da silva Says:

    estou a um ano para me aposentar e acho um absurdo este maldito fator previdenciario, a lei deveria valer a partir da data da publicacao e nao retroagir. acho um roubo este fator previdenciario. FHC e quem fez a lei certamente nao farm uso para si proprio dela.

    • sinair pires mendes Says:

      Olá!
      O que eu tenho a izer é o seguinte:
      -Tenho 31 anos de contribuição, e sonho com a hora de me aposentar.Estou muito cansada,dessa luta, e se cheguei ate esse ponto foi para merecer descansar com um pouco de saude,mais jovem, adoraria acordar amanhã e ter a noticia que o FATOR PREVIDENCIARIO FOI APROVADO.Será o dia mais FELIZ da minha vida.Ajude-nos.Por favor!!!!!! sinair

  83. JURANDIR COELHO DA CRUZ Says:

    Estou pedindo a Deus todos os dias para que o fator previdenciario chegue, realmente, ao fim. Nao é justo pagarmos um valor e na hora de aposentar ter uma média de calculo abaixo do que contribuimos. SE OS DEPUTADOS FORAM PARA ACABAR COM TAL FATOR, CREIAM QUE ESTARAO FAZENDO A MAIS VERDADEIRA E CRISTALINA JUSTIÇA. E MAIS, AINDA, O PRESIDENTE LULA ACATANDO ESTA VOTAÇAO FAVORAL ESTARÁ AJUDANDO MAIS AO POVO BRASILEIRO QUE COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL. DEPUTADOS VOTEM FAVORAVEL AO FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO VOCES SERAO MUITO ABENÇOADOS POR DEUS. Entendo que a Previdencia disponibiliza beneficios para muitas pessoas que nunca contribuiram como os idosos que completam 65 anos e os de necessidades especiais, também, os trabalhadores rurais que só contribuem com o sindicato com uma quantia muita pequena. Sugiro que para cada setor deva ter seu caixa de assistencia social. Uma açao social para idosos e pessoas com deficiencias nunca deveria tirar do caixa da previdencia mas ter um caixa proprio para isso. Os trabalhadores rurais, também, deveriam contribuir com a previdencia igual aos trabalhadores urbanos, podendo diferenciar apenas na idade para aposentar-se. Continue aqui, senhores deputados, pedindo a Deus que os ilumine na hora de votar e que o Presidente Lula seja sensivel para aceitar a resposta dos parlamentares que sao o esteio onde apoiam os brasileiros esperançosos, do que o melhor pode vir para amenizar suas ansiedades. A aposentadoria é um sonho daqueles que dao a vida pelo progresso do Brasil e nada mais justo do que valoriza-los na idade mais avançada e na hora que mais necessitam. Agradeço pelo espaço concedido. Que Deus proteja e guarde os nossos governantes.

  84. Aguida de Oliveira Souza Says:

    ´Neste país o trabalhador é totalmente discriminado. Fator previdenciário… isso é discriminação, bandido é cheio de privilégios, o trabalhador contribui para o país crescer e não é reconhecido. O povo brasileiro deveria lotar Brasília para pressionar os políticos, da mesma maneira que lotam os estádios de futebol, show de cantores, deveriam lotar também Brasília, queria ver se os políticos brincar, gozar a nossa cara como estão fazendo. Está faltando sangue quente em todos nós brasileiros.

  85. Osvaldo. Says:

    A ARRECADAÇAO DA PREVIDENCIA TEM RECORDI EM 2009 Apesar da crise economica que tem afetado o pais em alguns indicadores, a arrecadaçao da Previdencia Social, bate recordi historico, em Maio de 2009, somando a casa dos R$14.4 Bilhoes de Reais. Em todo ano de 2009, a arrecadaçao vem crescendo mes a mes. Ja e hora de utilizar os recussos da Previdencia, para ajudar milhoes de Aposentados e Pencionistas, que se encontram na miseria

  86. Osvaldo. Says:

    SOB, PRESSAO DA COBAP E DA FORÇA SINDICAL. Presidente da Camara dos Deputados, Deputado, Michel Temer, garante votaçao dos tres projetos do Senador Paulo Paim, no maximo ate o fim da semana…………….. Nao foi em vao o sacrificio de centena de Aposentados, que acamparam na Esplanada dos Ministerio em Brasilia, para precionar a Camara, a votar com urgencia os tres projetos do Senador Paulo Paim, que extingue o fator previdenciario, e restabelesse os ganhos dos Aposentados, no mesmo percentual que aumenta o Salario Minimo , e devolve aos Aposentados todas as perdas, que sofreram, desde a criaçao do fator previdenciario, e tambem , sustar o veto dos 16,67%, referente ao ultimo reajuste do Salario Minimo

  87. Osvaldo. Says:

    CENTRAIS SINDICAIS E ANFIP, DEFENDEM FIM DO FATOR .Em reuniao realizada dia 24 de Junho de 2009, em Sao Paulo, as Centrais Sindicais, reiteraram o apoio aos projetor do Senador Paulo Paim que regulariza os ganhos dos Aposentados. Posiçao da ANFIP, demostrando inclusive por meio de estudos e dados desenvolvidos pela entidade, que o suposto DEFICIT alegado para justificar a criaçao do fator previdenciario, em 1999, bao existia na epoca, assim como nao existe hoje tambem, muito pelo contrario, existe sim e SUPERAVIT, de 52 Bilhoes de Reais. Portanto nao tem motivos para nao aprovar os aludidos projetos.

  88. Otalino José de Farias Says:

    Vamos a luta porque o dia 10/07/2009, onde haverá palestra relativa a definição da extinção do Fator Previdenciário. Nos os aposentados e pensionistas estamos pedindo aos nossos distintos deputados federais que, sejam coerente com nós que contribuimos com o crescimento do nosso Brasil. Se não sermos coerentes em perseverar na luta pelo fim do Fator Previdenciário.

  89. carlos c. espindola Says:

    esperamos que os senhores dep. lembrem dos seus pais, seus amigos ,seus avos.

  90. Sergio Soares Says:

    Ano que vem teremos eleições e será o ano que completarei 35 anos de contribuição, vamos todos ficar de olho quem fiacará contra nós e caça-los nas urnas.

  91. Alaor Valério Says:

    A falta de verba para pagar o que é devido aos aposentados, continua sendo a mentira mais descarada do século.Não estamos pedindo esmolas-apesar de já estarmos mendingando-e sim,que nos restituam verdadeiramente o que nos devem.As eleições estaõ próximas.Somos mais de 22 milhões de vótos.Está na hora de sabermos votar e mostrar finalmente a força do aposentado.

  92. Ricardo Rodrigues do Patrocínio. Says:

    Aposto com quem quiser: A Previdência não quebra se for extinguido o Fator Previdenciário. Sem Fator= + Emprego(Aposentados vão comprar mais e assim gerando mais empregos nos Comércios e nas Indústrias) + Recolhimentos ao INSS + Impostos para os Municípios, Estados e União. Antes de acabar a CPMF o Governo tinha o mesmo argumento e hoje o que se vê é uma arrecadação estrondosa. ABAIXO O FATOR PREVIDENCIÁRIO PARA O BEM DO BRASIL, DO IDOSO E DO JOVEM !…… Abraços Ricardo, (rrpcariocadagema@gmail.com)

  93. Aloynar Says:

    Povo Brasileiro já assistir ao longo dos meus 73 anos incriveis fatos contra a Democracia Brasileira e ai está mais huma contra os Aposentados, espero que na camra Federal tenham a dignidade de aprovar os projetos do Senador PAULO PAIM e aos mais Senadores que aprovaram por unanimidade a extinção do famigerado Fator Previdenciario. Amigos a VELHICE É UMA TRISTEZA MAIS PARA OS APOSENTADOS É UMA DESGRAÇA viu Senhores Deputados acreditamos nos senhores….

  94. katerine elizabeth brero Says:

    fator previdenciario, todos os brasileiros celetistas o estão esperando.

    Acredito no Presidente!

  95. katerine elizabeth brero Says:

    Na empresa que trabalho, apesar de sermos funcionarios públicos, o regime é CLT. Muitas colegas estão com mais de 30 anos de trabalho, como a idade delas é pouco mais de 50 anos, ainda não entraram com o pedido de aposentadoria por causa do fator. Que calamidade! O desconto chega a 40% do ganho real. Algumas já se aposentaram e continuam trabalhando, pois se deixarem de fazer mais uma jornada de trabalho não conseguem sustentar a família. Isto é uma aberração!
    Katerine

  96. sineas soares fontes Says:

    Gostaria de saber a opinião verdadeira da bancada dos deputados do PT do Mato Grosso do Sul com relaçaõ ao fator previdencário, pois não conheço nenhum manifesto a esse respeito. Ficaria agradecido em receber estas informações. Taí Sr. BIFF- Sr. WANDER e o Sr. PEDRO KEMP.

  97. Adilton C. Silva Says:

    HOJE DIA 02.08 FIQUEI MUITO TRISTE ASSISTINDO O VLEI FEMININO, CIELO, VOLEI MASCULINO, E SENTI QUE ELES NA FUNCAO DELES, BRIGAM PELO QUE ESTAO FAZENDO, LUTAM ATE A MORTE. PORQUE OS POLITICOS, NAO CRIAM VERGONHA EFACAM, IGUAL OS ATLETAS, AO QUAL ME REFERI,FAZER AS COISAS CERTAS, NAO EM SEUS FAVORES.TINHA ESPERANCA DE QUE O FATOR PREVIDENCIARIO TIVESSE O FIM.POREM QUE INFORMAR A ESTAS PESSOAS QUE TANTO ESCREVEM, AOS SEUS DEPUTADOS, QUE NAO SE ILUDAM, JA MAIS VAI TER O FIM PREVIDENCIARIO. E SO MENTIRA, NAO ESTA NEM EM PAUTA, PARA A VOTACAO. OS DEPUTADOS TRABALHAM MUITO POR ISSO ESTAO DE RECESSO. SO TERIA FIM O MALDITO FATOR SE FOSSEM EM FAVOR SO DOS DEPUTADOS, ERA VOTADO NA CALADA DA NOITE, POR BAIXO DOS PANOS, ASSIM COMO ESTA ACONTECENDO NO SENADO, QUE TANTO ROBAM E O PROPRIO PRESIDENTE FICA EM FAVOR E UMA TROPA DE LADRAO. E ASSIM A VIDA SEGUE.CHEIA DE ESPERANCA, E FICA………

  98. joel santiago machado Says:

    falta a aprovação da camara dos deputados e o fim do veto do exmo.sr.presidente da república luiz inácio lúla da silva. só nos resta fazer uma coisa,aguardar a aprovação do fim do fp caso não haja uma aprovação,vamos dar o troco que estes maus políticos merscem na próxima eleição. já estou fazendo uma enorme lista de nomes destes políticos desafetos do povo,principalmente dos políticos do partido do pt e de outros partidos que também fazem parte desta verdadeira balbúrdia. chega dos aposentados ficarem sofrendo reivindicando migalhas,enquanto que para voces políticos,uma aprovação do memo genero,basta entrar em pauta numa noite no outro dia já está apravado. que vergonha! não se esqueção que atrás de um aposentado tem também a sua familia que é na maioria em média de cinco pessôas,isto quer diser cinco votos,multiplicados pelo número de aposentados é = ? será que isto não é significativo? no entanto é só aguardar para as próximas eleições. vamos lá meu povo não está muito longe de se resolver esta pendenga,vamos as urnas nas para derrubar esta cambada de safados, urubús vestidos de preto,para enganar quem paga ou já pagou e muito os salários deles que não é pouco. vamos lá meu povo…

  99. reinaldo Says:

    ACHEI UMA SAIDA VAMOS TODOS A BRASILIA E SO SAIREMOS DE LA DEPOIS QUE LULA ASSINAR DOCUMENTO DIZENDO QUE O LUCRO DO QUEIJO SUIÇO QUE ELE VAI FAZER DO BRASIL CAUSANDO TERREMOTOS,, SERA PARA PAGAR O QUE O BRASIL NOS DEVE

  100. SERGIO NEI Says:

    2010 E´ANO DE ELEIÇÃO, TEMOS QUE AVALIAIR QUAIS SÃO OS POLITICOS BEM INTENCIONADOS QUE ESTÃO A FAVOR DOS APOSENTADOS. ESTOU ATÉ HOJE ESPERANDO UMA POSIÇÃO DO SR. PRESIDENTE DA REPUBLICA, QUE JÁ ESTÁ NO 2º MANDATO, E ATÉ AGORA NADA. TRABALHO A MUITO TEMPO, ESPERO TER UMA APOSENTADORIA DIGNA, IGUAL AO SENHOR PRESIDENTE, SENADORES E OUTROS ”PROTETORES DO PROLETÁRIADO BRASILEIRO”

  101. joao de deus peres Says:

    caro fernando
    adoro o teu blog, ele tem me ajudado muito no meu trabalho, gosto de ver a opinião de outros brasileiros, mas eu queria te perguntyar:
    COMO ESTA O FATOR PREVIDENCIARIO HOJE?

    QUAL É A NOTICIA ESCLARECEDORA?

    ABRAÇOS
    /
    JOAO DE DEUS

  102. Marcia da conceição Says:

    Difato, o poder sobe a cabeça das pessoas,mas não poderia ser diferênte com o presidente Lula.

    Agradeço pela a oportunidade de poder me expressar
    Até uma outra hora

  103. Marcia da conceição Says:

    Se é o que somos,então,devemos nos honrar,por sermos tão brasileiros.

  104. Marcia da Conceição Says:

    Na minha opinião,ofator previdenciário já mais deveria existir.Porque a única coisa que aconteceu com ele, foi prejudicar os aposentodos e pencionistas.

  105. Harvobin Says:

    Tenho um filho assim como milhares de brasileiros aposentados tem, porem esta desempregado.Se todos conseguirem se aposentar haverá empregos para os jovens e haverá recadação tambem.Então é mentira que o fundo cairia. Senhores politicos, deixem nos descançarmos e os jovens trabalharem.

  106. Harvobin Says:

    Emprestar 20 bi para o FMI eles tem.Colocar um banco do
    BNDS em Londres ai já é demais.Eu convoco toda a população brasileira a não ir para as urnas votar. Se existe apagão na energia.,vamos fazer o APAGÃO DO VOTO.
    E meter uma sova nestes politicos corruptos e a corja dos
    Juizes que tem gordas aposentadorias e fazem vistas grossas contra o povo brasileiro

  107. ivete marcowicz Says:

    Eu começeia contribuir aos 16 anos, quando dei entrada na minha aposentadoria em abril de 2008, voltei para trás e desisti, minha aposentadoria seria 683,00, me senti muito humilhada. Então o fim do fator previdenciário não nada de extraordinário, a não dar ao trabalhador o que é devido. Será que os deputados tb obedecem ao fato previdenciário quando se aposentam?

  108. ivete marcowicz Says:

    Eu acho que um verdadeiro desrespeito com o povo brasileiro, com o trabalhador, dizendo que a previdencia não teria recursos para bancar o fim do fator previdenciário, e as fraudes, os desvios que constantemente aparecem na midia, como fica? que banca estes furos. Isto é muito revoltante.

  109. Osvaldo Nunes Faria Says:

    Ai, minha gente as tucanalhadas voltaram a atacar novamente .Presidente Lula, nao vacile nao ,pois si V.Excia nao Aprovar os Projetos do Senador Paulo Paim que regulariza os ganhos dos Aposentados, os tucanos poderao ganhar as eleiçoes em 2010, e tudo que o senhor fez de bom em prol do povo, vai rolar pelo esgoto, como ja conhecemos a maneira devastadora dos tucanos governar.

  110. Adilton Cabral Silva Says:

    O PRESIDENTE LULA DIZ QUE, SE APROVADO O FIM DO FATOR PREVIDÊNCIÁRIO VAI QUEBRAR O INSS, SERÁ QUE NÃO QUEBROU O SR JOSÉ DIRCEU, O SR DELUBIO SOARES, O SR JOSÉ GENUINO? E OUTROS TANTOS COM DOLAR NAS COECAS NAS MALAS, E ASSIM VAI. SÓ QUEBRA PARA QUEM TRABALHA, PARA AQUELES QUE REALMENTE CONTRIBUIRAM P/ O INSS, SERÁ QUE A DILMA NÃO FOSSE MINISTRA TINHA O TRATAMENTO DE SAÚDE QUE TEVE? OU TERIA O TRATAMENTO DOS MISERÁVEIS DO SUS, A SENADORA IDELI NÃO QUEBROU COM AS DESPESAS, DE VIAGEM A ARGENTINA, PARA FAZER CURSO DE POLÍTICA PARA PODEREM SURRUPIAR MAIS DOS BRASILEIROS. E ASSIM A VIDA SEGUE.

  111. Jonas de Freitas Says:

    A verdade e triste realidade dessa situação, se resume em tres coisas: covardia, falta de luta e egoismo, pois o povo brasileiro um espera pelo outro, e ninguem tem coragem de ir a luta: Só ficam esperando que o político vá resolver e lutar por cada brasileiro: Mas isso é um engano. Cada tem que lutar e fazer uma corrente forte, ai sim teremos um ótimo resultado.

  112. Ilza Maria Malta da Silva Says:

    Óla, só quero saber quando essa novela vai acabar. Isso e convardia com os Brasileiros. Somos um povo forte, mais quando ficamos velhos não temos dignidade, por causa de certos politicos que só veem o lado deles e da familia deles os outros e que se dane. Por isso pensem bem na hora de votar quem esta contra o fator. Nem pense em votar neles. Aqui fica o meu protesto.

  113. JOSE MARIA PEREIRA Says:

    LEVAR 30 ANOS PARA DESBARATAR AS QUADRILLHAS DE LADROES DO INSS HE PIADA SE ROUBAR UMA LATA DE SARDINA HE CADEIA NA HORA .Onde eata a fortuna que a jorgina nos rouboun maldita seja ela.Ela distribui essa grana toda com quem.Eainda querem matar as criancas e adolecentes in’frato0res .Prendam e tomem o dinheiro ruobado e devolva aos que foram lesados.Recolho 95.00 reais todo mes tenho 69 anos trabalho consertando carros ddesde aos 14 anos.E pra esses vagabundos roubaras e ficar impunes.tomara que eles queimen nos infernos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: