Advogados dos presos de Guantánamo’ apóiam Obama

“Os EUA precisam de um presidente capaz de restabelecer o domínio da lei e o compromisso com os direitos humanos”, afirma manifesto do grupo

“Estamos com Obama para restabelecer o domínio da lei e o compromisso com os direitos humanos”, afirma o grupo “Advogados de Guantánamo”, em sua declaração de apoio ao pré-candidato democrata à Presidência dos EUA.

Os “Advogados de Guantánamo”, reconhecido grupo de advogados que defende os presos seviciados na base norte-americana em Cuba, manifestaram seu apoio à candidatura do senador democrata Barack Obama. “Os Estados Unidos precisam de um presidente capaz de restabelecer o domínio da lei, demonstrar o compromisso com os direitos humanos e restaurar a reputação do país na comunidade internacional”, afirma o grupo, em comunicado oficial.

Obama tem ampliado apoios e fortalecido sua candidatura com a defesa do fechamento da prisão na base, afirmação que tem sido reiterada em vários comícios. Desde 2002, o enclave ianque na ilha caribenha é usado como cativeiro de “combatentes inimigos” seqüestrados pela CIA. Nesta condição, o governo dos EUA submete seus prisioneiros a práticas perversas e desumanas, como já fartamente documentado. Como se não bastassem as torturas, Bush faz tábua rasa das convenções internacionais sobre prisioneiros políticos, inclusive impedindo o acesso a advogados e a qualquer garantia jurídica. Oficialmente, o número de detentos chega a 300, inúmeros capturados ilegalmente e conduzidos até o local por meio de vôos clandestinos, violando a soberania de vários países europeus.

Na avaliação de Gary Issac, um dos que assinam o manifesto – que já conta com a assinatura de mais de 80 profissionais de direito -, “não se trata de um debate entre a ‘América vermelha’ (conservadora) e a ‘América azul’ (liberal)”, mas da luta por justiça. “Em nossas viagens pelo país, encontramos muitos americanos, de diferentes orientações, profundamente perturbados com o que acontece em Guantánamo”, ressaltou. De acordo com Gary, o grupo amplia apoios na medida em que a população vai tomando conhecimento das barbaridades praticadas.

Hora do Povo

Rizzolo:A base norte americana de Guantánamo em Cuba, é exemplo de ilegalidade e arbitrariedade cometida pelos republicanos dos EUA em nome de uma luta contra o ” terror”. Obama é um candidato progressista democrata, que já reiteradas vezes se manifestou contrário a essa base do horror. O desrespeito aos Direitos Humanos, se expressa de forma assustadora em Guantánamo, vez que o direito de defesa é totalmente prejudicado, face às práticas perversas ali perpetradas em nome de uma pseudo legitimidade. Como sempre digo, vamos torcer para que os democratas retomem a grande nação americana. O povo americano merece.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: