Após ação dos BCs, Bovespa abre em baixa e dólar dispara

SÃO PAULO – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu em queda nesta quarta-feira, 8, seguindo a tendência dos mercados no mundo. O dólar segue em alta e na BM&F disparava 6,19%, a R$ 2,455, por volta das 10 horas (de Brasília). Para evitar mais um dia de pânico entre os investidores, líderes de diversos países anunciaram medidas de socorro nesta manhã. As atenções se voltam principalmente para a ação coordenada do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e outros grandes bancos centrais do mundo de cortar em 0,50 ponto porcentual as taxas de juro de suas respectivas economias. Às 10h08 (de Brasília), o Ibovespa cedia 3,36%, aos 38.790 pontos.

A ação anunciada nesta manhã envolveu sete bancos centrais: o Fed, o BC inglês, o BC europeu, o BC chinês, o BC suíço, o BC canadense e o BC sueco. O governo britânico também anunciou nesta quarta um pacote de até US$ 88 bilhões para resgatar o sistema bancário do país.

Mais cedo, a Bolsa de Tóquio despencou 9,38%, em sua maior queda desde que os mercados globais sofreram a pior desvalorização diária da história na “segunda-feira negra” de 19 de outubro de 1987.

Agência Estado

Rizzolo: Em um cenário de extrema aversão ao risco, o dinheiro pára de circular pelo mundo, principalmente o fluxo para as economias emergentes. Ontem a Casa Branca alertou o Brasil e os emergentes sobre a gravidade da crise, foi um “sinal”. Anteontem à noite, o governo avisou que vai editar uma MP (medida provisória) que autoriza o Banco Central do Brasil a comprar diretamente a carteira de crédito de bancos comerciais. O que se teme é que as medidas adotadas pelo governo até agora, não sejam suficientes, e o pior, existe claramente um resistência por parte do governo em utlizar as reservas para amenizar o aumento do dólar. Entendo que chegará o momento de utilizá-las. A situação é de extrema gravidade, e o governo petista, por vaidade não pode subestimar o que está ocorrendo. Ontem o alerta da Casa Branca aos emergentes, principalmente ao Brasil, não deixou dúvida: o governo americano quer mais empenho do governo brasileiro e dos demais. Observem que todos anunciam um pacote de medidas, até o governo inglês, mas no Brasil de Lula ” não haverá pacotes”, a popularidade é soberana ..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: