Aposentados pedem que Câmara revogue o “fator previdenciário”

Representantes dos Sindicatos Nacionais de Aposentados e Pensionistas da CUT, Força e CGTB propõem aos deputados que mantenham a decisão do Senado Federal e ponham fim ao perverso redutor dos proventos imposto pelo desgoverno FHC

Representantes dos Sindicatos Nacionais de Aposentados e Pensionistas da CUT, Força e CGTB se reuniram terça-feira em São Paulo para organizar ações unitárias para assegurar que a Câmara Federal mantenha a decisão do Senado de pôr fim ao fator previdenciário e estender o aumento do salário mínimo ao conjunto das aposentadorias.

JUSTIÇA

Com o apoio das centrais, os sindicatos decidiram lançar um documento unificado resgatando o significado do fim do fator, para que se faça justiça social com milhões de aposentados que tiveram seus proventos violentamente arrochados ao longo do período de vigência da medida neoliberal. Os sindicalistas farão corpo-a-corpo com os deputados em Brasília, enfatizando a necessidade da aprovação dos dois Projetos de Lei do Senado, o PLS 296/03, que prevê a extinção do fator previdenciário, e o PLS 58/03, que garante a isonomia no aumento salarial dos benefícios pagos pela Previdência Social. Ambos projetos, de autoria de Paulo Paim (PT-RS), foram aprovados em regime de urgência e seguem agora para apreciação da Câmara.

Antiga reivindicação dos aposentados, o fim do fator previdenciário é considerado chave para impedir que os trabalhadores continuem sendo obrigados a trabalhar mais do que o tempo de contribuição, caso não queiram perder parte dos salários ao se aposentar. O mecanismo de arrocho inventado pelo desgoverno de Fernando Henrique é calculado considerando, na data de início do benefício, a idade e o tempo de contribuição do segurado, a expectativa média de sobrevida para ambos os sexos e uma alíquota de 31%, que equivale à soma da alíquota básica de contribuição da empresa (20%) e da maior alíquota de contribuição do empregado (11%).

CONTRABANDO

O presidente do Sindicato dos Aposentados da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (Sindapb/CGTB), Oswaldo Lourenço, afirmou que “o movimento sindical vem batalhando há anos para acabar com este contrabando imposto pelo governo Fernando Henrique, que vem forçando os trabalhadores a se aposentarem mais tarde, apesar de já terem contribuído mais de 35 anos com a Previdência”. “O fator obriga o trabalhador a esperar até os 65 anos de idade para se aposentar, caso ele não queira perder até 40% do valor da pensão. Os mais penalizados são os trabalhadores mais humildes, que começam a trabalhar ainda jovens e em serviços pesados. Isso os abriga a contribuir, em alguns casos, mais de 40 anos para não perderem o que têm direito”.

Hora do Povo

Rizzolo: O mais interessante nessa questão, é a posição do governo de desrespeito aos aposentados. Não há dúvida que o ato de apoio dos Representantes dos Sindicatos Nacionais de Aposentados e Pensionistas da CUT, Força e CGTB é um gesto louvável e acima de tudo ético para com aqueles que com a mísera aposentadoria muitas vezes acabam sustentando famílias inteiras como filhos até netos.

A previdência como já afirmei várias vezes, é um instrumento de distribuição de renda no Brasil, e não há como conceber que o governo petista vire as costas para os trabalhadores e conspire na contra mão dos interesses dessa minoria pobre. O fator previdenciário é uma vergonha que deve ser abolida, na verdade um perverso redutor dos proventos imposto pelo desgoverno FHC. Agora o que não podemos é aceitar as elegações do governo petista que não tem dinheiro suficiente para os aposentados, mas para conceder aumento aos 20.000 comissionados petistas que trabalham na administração federal tem de sobra, alem disso criam novas secretarias inchando mais ainda a máquina federal. Sem contar o Bolsa família com reajuste acima da inflação, porque é ano eleitoral.

Os defensores do fator previdenciário procuraram transmitir a idéia de que o trabalhador poderia escolher entre retardar sua aposentadoria ou ver o valor de seu benefício reduzido. Na prática, porém, essa liberdade de opção do trabalhador é limitada drasticamente por um mercado de trabalho caracterizado pelas altas taxas de desemprego, longos períodos de procura por uma nova ocupação, baixa formalização e grande dificuldade de reinserçãodos trabalhadores acima dos 50 anos no mercado. Esses fatores empurram a grande maioria dos que atingem condições de se aposentar a optarem, mesmo que a contragosto, por um benefício reduzido. É triste ver o presidente Lula desprezando os idosos, ou seja, para os petistas tudo , para os aposentados nada ! Vamos nos mobilizar, divulgue o Blog do Rizzolo !

Obs. Leitores, agora temos o domínio próprio: http://www.blogdorizzolo.com.br

102 Respostas to “Aposentados pedem que Câmara revogue o “fator previdenciário””

  1. Nailto M.B. Says:

    Concordo plenamente com o fim do fator, pois sou da marinha mercante trabalho com maquinas no navio desde 1980 e o inss não aceita o meu tempo para aposentadoria. Tenho 54 anos. grato. aguardo resposta.

    • claudeci Says:

      eu ja tenho tempo comum e especial mas se eu colocar agora perco 40 porcento o que faso espero maiis 7 ano para que da especial

  2. Maristela D. L. Says:

    Acho que está na hora de acabar com o fator previdenciario, ou melhor, nao deveria nem ter existido. Existem outras formas de controlar as contas publicas (deficit previdneciario), devendo TODOS sem exceção ter parte nessa contribuição. Este pais descarrega somente no trabalhar assalariado as contas e na hora de passar o cartão corporativo são eles que o fazem! É hora de acabar. Quando é que a Camara vai analisar e julgar o fim do fator previdenciario? Vou pedir a Deus que ilumine nossos representantes e vamos ver se eles mereceram o nosso voto.
    Maristela

  3. Jorge Says:

    Quero prarabenizar o Deputado Paulo Paim por mais esse projeto que e de gande importacia para o trabalhador brasileiro, acabando definitivamante com o fator “maldito” FHC, o país inteiro esta na expectativa de uma decisão favoravel.

  4. Ubaldo Says:

    Os funcionários de empresas, como a petrobras, por possuirem a complementação da PETROS, portanto o governo FHC teve uma atitude irresponsável com os trabalhadores que não possuem um plano como a “PETROS” quando inventou o fator previdenciário.

  5. SEBASTIÃO MORETTI FILHO Says:

    Quero parabenizar o Senador Paulo Pain pela s/ inciativa em propor um PL q/acaba sepulta A MAIOR INJUSTIÇA c/ aqueles q/ ingressou num sistema previdenciário esperando um aposentadoria justa. Se o problema vem sse arrastando desde o governo do FHC, não seria nada mais q/ justo q/ o Lula não vete esta iniciativa, pois ele em toda s/ trajetória à chegada ao poder, sempre fez parte de seus discursos, na defesa dos trabalhadores e aposentados. Que me desculpe o Sr. Lula, pois será uma traição c/ todos s/s irmãos.É preciso q/ os trabalhadores ficam atentos. Querer justificar o erro do FHC do passado p/ continuar com o presente. Não sou petista, mas adimiro a coragem q/ do Senador. Nada mais que justo.

  6. Jose Carlos Tasso Machado Says:

    GOSTARIA DE DEIXAR UM PEQUENO COMENTARIO.JA QUE O GOVERNO ESTA TAO PREUCUPADO COM A ESPECTATIVA DE VIDA DA POPULACAO PORQUE ELE NAO DEVOLVE O VALOR PAGO CORRIGIDO EM 35 ANOS DE CONTRIBUICAO E DEIXA O CONTRIBUINTE TOUCAR A VIDA DELE COM ESTA CONTRIBUICAO QUE LHE FOI IMPOSTA OBRIGATORIAMENTE E NAO NECESSITARIA APOSENTAR QEUM NAO CONCORDA COM ESTA BARBARIE QUE E O FATOR PREVIDENCIARIO.EU GOSTARIA QUE ISTO ACONTECESSE PORQUE EM 35 ANOS DE CONTRIBUICAO O QUE EU CONTRIBUI PARA A PREVIDENCIA EU VIVERIA O RESTO DA MINHA VIDA MUITO BEM.

  7. Raimundo Says:

    Srs…
    E quem já se aposentou, terá seu beneficio reajustado?

  8. jsv Says:

    Se o Governo consegue prever quanto tempo de vida teremos , aplicando este fator , porque não consegue também prever o futuro do País e fazer um Governo melhor .
    Vamos todos lutar para que revoguem esta lei e se faça justiça , como por exemplo , corrigindo os salários de quem está aposentado e foi atingido por esta lei .
    Pelo que sei também DEUS só existe um que pode prever os acontecimentos futuros .

  9. emilia Says:

    o atual presidente sempre teve sua posição em relação à justiça social do trabalhador de uma classe social injustiçada, da qual ele mesmo ja fez parte, então é incoerente que ainda assim não aceite acabar com o fator previdenciario que reduz o custo de vida dos aposentados que contribuiram por tantos anos com descontos consideraveis, e agora veja seus benefícios reduzidos até pela metade, isso não é justiça social, isso vem de um governante tido pelo atual governo, como sendo “governante dos ricos”, então nada mais justo do que acabar com esse arrocho nas classes menos favorecidas, pois com certeza o povo está aprendendo a reconhecer seus direitos e quem são as pessoas que tentam vetá-los….

  10. claudia Says:

    Muito me espantou, ao tomar conhecimento do valor de minha aposentadoria (janeiro/2007), após + de 30 anos de contribuiçao. Isto é roubo, isto é injusto, isto é vergonhoso!Tempo cumprido, idade cumprida… passo a receber 70% do valor que me seria de direito. Não posso concordar com isso. Quero lutar por meus direitos e de todos que estão nesta mesma situação. É inquietante perceber que trabalhar ¨de verdade¨,viver valores e preceitos morais, pregando e ensinando aos nossos filhos a justiça, a responsabilidade e a honestidade… e na hora de colher os louros? Só decepção! Não é justo.
    Gostaria de informações para somar meus esforços nesta luta. Por favor…

  11. Rivaldo José da Silva Orico Says:

    Não consigo entender essa falta de coerência com o aposentado,que tanto trabalhou,que contribuiu tantos anos.Gostaria de saber das autoridades se conseguiriam viver com um salãrio reduzido ainda com grandes perdas provocadas por esse fator previdenciário.pagamos no teto todos esses anos e quando se aposenta se recebe metade do teto ainda com redução devido ao fator previdenciário.Senhoe presidente da republica,não podemos viver como mendigos,em nação tão rica com um povo trabalhador,que paga seus impostos em dia,não pode viver apenas com um salário minimo,esse povo é heroi.Então vamos olhar para os velhinhos que produziram a riqueza e que ainda se viram para sobreviver tamanha injustiça com seus salários.Agradecemos a senador Paulo Paim e demais senadores pela luta em favor dos direitos dos aposentados que o gonerno FHC impós ao trabalhadores e aposentados deste país.

  12. Aparecida Says:

    Acho que está passando da hora de acabar com o fator previdenciário. O incrível é que a maioria dos governantes já estão aposentados e ganham salários exorbitantes. Pare eles tudo e para os trabalhadores que pagam realmente os impostos nada. Chega de prejudicar os que pagaram pela sua aposentadoria. Não ao fator previdenciário.

  13. luis Says:

    Sera que o salario deles eles reduzirão, o fato é que voçe começa cedo a trabalhar para ter um final de vida mais tranquelo e aproveitar enquanto tem alguma saude e não da mais par se aposentar porque vai receber a metade do que teria direito. FIM DO FATOR PREVIDENCIARIO JA.

  14. Fernando Says:

    Parabenizo o Senador Petista PAULO PAIM, pelo seu gesto democrático de acabar com esse fator previdenciário, que é um instrumento maldoso, que prejudica o pobre do trabalhador, no calculo do valor da aposentadoria, tornando o valor muito abaixo do que o valor de direito. Mas sera se aprovado o projeto, os que ja se aposentaram neste período com o fator previdenciário, poderão recorrer e corrigir o valor da aposentadoria.

  15. Walmor Says:

    É uma bárbárie, uma afronta, uma injustiça, uma indignidade aos trabalhadores que se aposentam, a aplicação de uma norma (fator previdenciário)que retira parte de uma aposentadoria que já é pouca. Que País é este, com regras diferentes para o Serviço Público? Começamos a trabalhar dentro de uma lei que foi mudada no fim do percurso, retirando a esperança de uma vida inteira.Nada mais justo e necessário do que acabar com o Fator Previdenciário.

  16. Lopes Says:

    Será que o PT usou os trabalhadores para chegarem ao poder e agora dá as costas a quem lhes deu sustentação até agora?

    • Sebastião Cruz Says:

      Nosso governo sempre falou que era do povo, agora esta na hora de mostrar, e acabar com essa vergonha de calculo, que só faz acabar com o salario que o trabalhador tanto sonhou um dia, e na hora que mais precisa é roubado , tudo começou com o sr. fernando henrique , mas dele tudo bem , que classe ele pertence? da onde ele vem e para quem ele trabalha. toda a sua historia nos sabemos , não poderiamos esperar outra coisa, gostaria que os deputados e senadores e governantes pensasse um pouco como o Paulo Paim, e tivesse gratidão por aqueles que são a razao de eles hoje esta lá e usufluindo de um otimo salario e mordomias.
      chega de sofrimento, salario ja entra com fator , depois e comido pelo longo tempo, chega a quase nada, so não pode ser nada, porque não pode ter salario menor que o minimo, deve ser revisto isso , o salario aposentado tem de acompanhar o minimo, o valor tem de ser rejustado pelo minimo. Lula vê isso, como vc diz , vc já foi trabalhador como nós. entao acorda. olha o Brasil todo te esperando.

  17. Lopes Says:

    Temos que continuar lutando pelos nossos direitos, aposentei em 2003, o que fazer?

  18. Bernardo Says:

    Meu primeiro emprego com carteira assinada foi em 1968 com quatorze anos de idade. Hoje com 53 e quase quarenta anos de contribuiçao e 15 anos em trabalho insalubre que me dariam mais 7 anos de contribuiçao, tenho que esperar chegar aos 60 anos se pretender me aposentar com meu salario integral, e um absurdo o que fez com os aposentados o Fernando Henrique que alias e um aposentado por mais de um rendimento.

  19. Jorge Luis Says:

    Vamos Lutar para acabar com FATOR PREVIDENCIARIO, essa herança maldita
    deixada pelo governo de FHC.

  20. Marísia BaESE Says:

    Apoio plenamente a LUTA para acabar com FATOR PREVIDENCIARIO, essa herança maldita deixada pelo governo de FHC e preservada pelo atual governo.
    Parabenizo, também, o Deputado Paim esse esse projeto importante para o trabalhador brasileiro, para acabar definitivamante com o fator redutor. Eu e o país todo esta na expectativa de uma decisão favorével.

  21. severo Says:

    FHC DEVE SE ESQUECIDO COMO GOVERNO,LEMBRADO QUANDO FOR CANDITATO E APAGADO DA VIDA POLITICA,LUIZ INACIO LULA DA SILVA, DEVE SER OBSERVADO ENQUANTO GOVERNO,LEMBRADO QUANDO FOI CANDITADO E JULGADO APÓS FIM DO GOVERNO. PARABENS SENADOR PAULO PAIM,HOMEM DIGUINO QUE DEVE SER LEMBRADO COMO UM BENFEITOR ! FIM DO FATOR PREVIDÊNCIARIO.

  22. Eduardo Vasconcelos Says:

    Concordo plenamente como o fim desse famigerado fator herança maldita desse governo iqualmente maldito FHC.
    Bom quero lembrar a todos que entramos em período de campanha eleitoral e os mesmos bandidos que apoiaram o FHC para instituir essa excrecencia estão agora em campanha, justamente, atacando o tal fator previdenciário “ver Roberto” eis PCB e outros.
    Gostaria de propor um movimento de todos os interessados em Brasília para pressionar o congresso a aprovar o fim do FP, e depois no palácio e pressionar o Lula e impedí-lo de não sansionar a lei.

  23. Maria da Graça Soares Says:

    Bom dia….

    Quero saber se no dia da votação na camara, o voto dos deputados vai ser secreto? Eles tem é que mostrar a cara para o povo ver quem é contra ou a favor do fator previdenciário. Mais uma coisa tenho acompanhado o nosso processo na camara dos doputados (3299/2008), o relator e o Deputado Germano Bono – DEm (RS). O processo chegou lá em Abril é esta parado até agora….

  24. ALOISIO Says:

    É REALMENTE UM ASSALTO, É UM ABSURDO VOTO QUE OS POLÍTICOS POSSAM ACABAR COM ESTE FATOR PREVIDENCIARIO QUE USURPA AS
    APOSENTADORIAS, ESTA ÉSTÓRIA DE QUE A PREVIDENCIA TEM DÉFICT EU NÃO ACREDITO, E SE ISTO ACONTECE É POR MÁ GESTÃO OU ROUBO….

  25. José Carlos Ercoles Says:

    Estou encaminhando esse mes meu pedido de aposentadoria e dá medo hora que chegar o valor???? será que nós trabalhadores que contribuimos certinho vamos ter que cobrir o rombo da previdência???e os que a roubaram continuam numa boa, alguns presos mas com dinheiro no banco.

  26. MARIA Says:

    DEIXO MEU COMENTÁRIO, POIS É UM ATO AMORAL DOS GOVERNOS CONTRA NÓS TRABALHADORES ASSALARIADOS QUE SEMPRE PAGAMOS IMPOSTOS CORRETAMENTE E NA DECISÃO DA APOSENTADORIA SOFREMOS PENALIDADES INDEVIDAS E INJUSTAS.
    PRECISAMOS SABER SE OS DEPUTADOS FEDERAIS VÃO CUMPRIR COM A SUA PARTE… E NÃO SE ESQUEÇAM SOMOS MUITOS INDIGNADOS!

  27. NILVA Says:

    Parabéns ao senador Paulo Paim, sou a favor do fim do fator previdenciario, contribuo para a precidencia desde 1976, aí em 1999, se altera a lei, como mudar as regras no meio do jogo? isto é um abuso.

  28. Alfredo Moia Cortez. Says:

    Olha vou falar bem a verdade, a forma que esse FATOR PREVIDENCIARIO foi implantado para nós OS SEGURADOS E APOSENTADOS da PREVIDENCIA, é de uma tamanha vergonha que nem da vontade mais em acreditar em nossas Leis, cade a Constituição minha gente. O que fala e o porque criaram a LEI 10.406/02, é só ver esta, não se poderia prejudicar tanta gente como nos prejudicou a EC-20/98 , DC-3048/99 e por último a LEI – 9.876/99 a Própria do Fator Previdenciário. No meu caso acreditei no Governo Federal é claro no Brasil, contribui desde 1.969 até o ano de 2.005,portanto 36 anos minha gente e deste total uns 25 anos ou mais contribuindo sempre e interrupidamente sobre 10 salário/contribuição conforme permitia a Lei da Previdencia. Deixei de fazer uma Previdencia Privada, pois sempre acreditava no Governo e nossos Politicos nunca nos iam trair, mas infelismente nos trairam. Falo agora com sinceridade no meu caso, mas sei que pelo Brasil afora tem milhares que estão sofrendo como eu. Vejam só no final de 2.005, requeri minha aposentadoria por contribuição 35 anos, veja só, levei foi um susto, nos tiraram mais ou menos R$ 1.200,00 do seu valor devido. Se não vejam, hoje 10 salários mínimos são nada menos e nada mais que R$ 4.150,00, sabe quanto recebo R$ 1.825,00. É como dizia o Boris Cazori, isto é mesmo uma vergonha. Do jeito que vai indo os reajustes, daqui uns anos vou estar recebendo um salário mínimo. Vamos acordar o governos caros amigos Senadores e Deputados. Acho que não estão se preocupando porque as suas aposentadorias são diferentes das nossas e também do Judiciário na época dessas mudanças é claro, não são bobos, garantiram não 100% mas um total de 92,25% se não me angano. Espero que nossos colegas politicos façam alguma coisa e urgente e nos traga de volta o que nos roubaram e façam as coisas certas. Deveriamos repensar os planos anteriores Compulsórios que os governo teve que devolver, Plano Collo, Bresser e outros mais.
    Grato;

  29. francisco Says:

    vejo como uma grande injustiça este fator previdenciario, contribui durante 35 anos é injusto não receber aposentadoria integral.Tomara que o povo de o troco nesta eleição elegendo politicos serios. Pois ainda vejo um pais com muita injustiça para com o trabalhador Brasileiro.

  30. Luiz Alvino Neto Says:

    Alvino Agosto, 2008 em 9:26 pm
    Vejo como uma grande injustiça este fator previdenciário, contribui durante 32 anos sedo 16 em obras subterrânea em uma hidro elétrica hoje sou lesado em 40 % do valor de meu beneficio calculado meu benéfico em 2007 em R$ 2.400.00 só mim restou R$ 1.400,00 mas esse e o pais que nos construímos.

    “OBRIGADO MEUS GOVERNANTES”

  31. Raimundo Nonato Vasconcelos Says:

    _Quem trabalhou em ambiente insalubre consegue se aposentar mais novo em virtude da conversão do tempo especial em tempo comum. Neste caso é legal aplicar o fator previdenciário no cálculo de conseção de benefício?

    _Como podemos fazer para proibir o INSS de ficar indeferindo os pedidos de aposentadoria dos trabalhadores que trabalharam em ambiente insalubre nas décadas de 70,80, e 90. Obrigando o trabalhador gastar com advogados para terem seus direitos adquiridos reconhecidos?
    _Aguardo respostas.
    _Grato pela atenção

  32. Lourdes Altoe Says:

    Por favor, deputados e senadores e sr. Preisdente LULA, Acabem com o fator previdenciário.Acho que está passando da hora de acabar com o fator previdenciário. Chega de prejudicar os que pagaram pela sua aposentadoria. Não ao fator previdenciário.

  33. esdras moreira de oliveira Says:

    Quero parabenizar o Senador Paulo Paim,pela proposta do fim do fator previdenciario.Um absurdo essa heranca do FHC.Estou com 55 anos e meio de idade, 37 anos e meio de contribuicao, portanto, mais de 02 anos contribuindo desnescessariamente,na esperanca da queda deste bendito fator.Pago sobre o maximo desde 2003,sendo q anteriormente, variou. Nao sei o q faco, se aposento ou aguardo ate nao sei qdo

  34. Paulo Silva Says:

    Sugiro a todos os aposentados do Brasil a fazerem campanha contra o PT e o PSDB se o FATOR PREVIDENCIARIO for vetado pelo LULA. Somos uma grande maioria (Filhos, Filhas, Netos, Genros, Sogra, Sogro, etc. É uma rede muito grande.

  35. Jucelia Says:

    É uma vergonha esse Fator Previdênciário! Trabalhamos uma vida toda, sempre contribuindo. E, depois de 30 ou 35 anos não podemos nos aposentar. Os mais penalizados, são aqueles que começam a trabalhar cedo, para ajudar no sustento da família. Parabéns Senador Paulo Paim, por lembrar dos pobres e humildes(principalmente (TRABALHADORES)sim, porquê quem pode, paga previdência privada. Esperamos que DEUS ilumine nossos deputados na hora de votar a extinção desta herança maldita do desgoverno de FHC.E que o nosso Presidente Lula não esqueça as suas origens. Se elegeu Presidente, graças a essa classe trabalhadora, que hoje é penalizada. Quanto ao déficit da Previdência, façam devolver o que roubam. administrem com seriedade o que é público. Por quê nós, que contribuimos certinho temos que pagar o rombo?

  36. Luiza Rovetta Says:

    Aposentados, vamos nos unir para derrubar este maldito fator previdenciário que arruina nossas vidas….

  37. margarida cássia souza Says:

    depois de mais de 30 anos de trabalho e com 46 anos, requeri minha aposentadoria, qd chegou quase infartei, não conformo até hoje com o valor que recebo, peço encarecidamente que revejam essa lei. assim não dá.

    obrigada Paulo Paim,

  38. norma monteiro Says:

    pague previdencia por 30 anos e so por ter 48 anos me aposentei muito mal, enquanto eu trabalhava muitos que nunca quizeram faze-lo estao melhor do que eu, puxa, presidente ve se reve esta questao, eu ainda trabalho pela ufmg, sera que terei aposentadoria tao ruim
    norma lycia gomes monteiro

  39. Sueli Aparecida de Souza Says:

    Adquirir a aposentadoria por Tempo de Contribuição ( 30 anos)e por não possuir a idade mínima, houve um perda significativa no meu benefício, devido ao FATOR PREVIDENCIÁRIO.
    Gostaria de saber se os aposentados que “sofreram” esta PERDA, terão direitos?

  40. Robson Says:

    Quero parabenizar o Deputado Paulo Paim por mais esse projeto que e de gande importacia para o trabalhador brasileiro, acabando definitivamante com o fator “maldito” FHC, o país inteiro esta na expectativa de uma decisão favoravel.

  41. Pedro Says:

    PAUTA DE REUNIÃO ORDINÁRIA EM 8/10/2008 às 9h30 – C O N F I R M A D A

    3 – PL 3299/2008 – do Senado Federal – Paulo Paim – (PLS 296/2003) – que “altera o art. 29 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, e revoga os arts. 3º, 5º, 6º e 7º da Lei nº 9.876, de 26 de novembro de 1999, modificando a forma de cálculo dos benefícios da Previdência Social”. Explicação: Extingue o fator previdenciário para que o salário de benefício (aposentadoria) volte a ser calculado de acordo com a média aritmética simples até o máximo dos últimos 36 (trinta e seis) salários de contribuição, apurados em período não superior a 48 (quarenta e oito) meses.
    RELATOR: Deputado GERMANO BONOW.
    PARECER: pela aprovação.
    Vista ao Deputado Chico D’Angelo, em 03/09/2008.

  42. ANTONIO SILVA Says:

    Apesar de ser contra a proposta, o presidente Lula admite a possibilidade de sancioná-la. Eu não entendo. O Lula sempre foi contra o FATOR PREVIDENCIARIO; ele e toda a cúpula do PT. Como é que agora ele vem essa de que admite a possibilidade de sanciona-la ???. Ele quer é acabar com o que resta do PT, isso sim, ou o PODER LHE SUBIU A CABEÇA.

  43. jose moreira Says:

    No senado está aprovado, resta agora nos mobilizar-mos contra as possíveis falcatruas que o governo tentará propor aos deputados; é provável que muitos deles já estejam de olho em mais essa grana que o governo irá oferecer-lhes para que rejeitem a proposta de devolver ao povo o que lhe foi tirado.Olho neles e muita mobilização.

  44. ranieri bomdkan Says:

    vamos fazer vigilia na camara dos de-puta-dos. temos que pressionar afinal quem pga o salario deles sanão o povo?

  45. jose moreira Says:

    vamos tentar convencer os deputados através de uma grande molização nacional…vamos fazer manifestação como na época da cassação do fernando collor. vamos à luta.

  46. Robinson Tores Galveas Says:

    Não acredito que este governo(lula) deixe passar este projeto que acaba com o fato previdenciário e faz justiça com os trabalhadores. Acredito sim no Sr. Paulo Paim que mesmo sendo do PT quer fazer justiça, mas seus próprios colegas não deixarão. Vamos a luta, precionar os deputados. Quem sabe assim poderemos ter um fim de vida com mais dignidade, está na MÃO DE VOCÊS DEPUTADOS E DO SR. LULA.
    O BRASIL PRECISA DE PESSOAS IGUAIS A VOCÊ PAULO PAIM, HOMEM DE CARÁTER E DIGNIDADE e QUE LUTA POR IGUALDADE SOCIAL.
    Robinson

  47. Paulo Cesar Says:

    Meus amigos, se o Lula vetar qualquer um dos projetos do Senador Paulo Paim com relação aos aposentados, estará mostrando realmente que ele é, um aproveitador que deu sorte enganando o povo que acreditou nele. O aposentado é o maior distribuidor de renda que tem no País, e não entendo como ele não vê isso ou não que ver. Que culpa tem o trabalhador que tem 30, 35 anos trabalhado e na hora de se aposentar vem alguém e diz que o INSS não tem dinheiro para pagar sua aposentadoria ? Então devolva seus 30 ,35 anos trabalhado corrigido é claro, para que ele possa procurar outra previdencia. Parem de tirar dinheiro da previdencia que dá para pagar quem já trabalhou um vida inteira e agora quer receber o que é seu de direito. São 30,35 anos de trabalho, merecemos mais respeito, não somos burros como algums pensam. Porque não abram as contas da Previdencia para que o Povo decida se tem ou não tem dinheiro para pagar os aposntados ?? hem ?? Mostram os créditos e os débitos ?? hem ??? que tal ??? vamos lá seu ministro da previdencia. Deixe de falar que não dinheiro e mostre o caixa para que todos decidam. A previdencia é do povo e não do governo.

  48. LUIZ XAVIER Says:

    Me aposentei, último ano, ja com 35 anos de contribuição, e tive a sensação de ser assaltado/roubado, pois este fator previdênciário, não é nada diferente de um assalto, metem a mão no seu bolso, simplesmente um desrepeito ao trabalhador, segurado da previdência que contribuiu uma vida.

    Na alteração da lei, em 1999, tinha uma expectativa de direito adquirido, ja com 27 anos de contribuição, restando apenas 8 anos, para poder me aposentar, e nem sequer respeitaram esta expectativa, mudaram as regras., surrupiaram.

    Parabéns ao deputado. Paulo Pain, estamos na expectativa, que se faça justiça, e realmente derrube este fator previdênciario.

  49. LUIZ XAVIER Says:

    digo Senador Paulo Pain

  50. Aldenor Jose da Silva Says:

    Parabéns ao Paulo Paim pela iniciativa, Lula dará uma facada nas costas do trabalhador Brasileiro se vetar o fim do famigerado FATOR PREVIDENCIARIO. Esperamos que a camara aprove também em regime de urgência este fim, ai sim, poderemos comecar a acreditar que temos representantes na política.

  51. Valdir DonizetePradella Says:

    Parabéns deputado Paulo Paim, o resgate da qualidade de vida do aposentado depende desta lei.
    A RECEITA PARA CUSTEAR TAL LEI É SIMPLES MALHA FINA EM TODAS AS EMPRESAS DO PAIS, NÃO IMPORTANDO SE A EMPRESA É UMA FORMIGA OU UM ELEFANTE.
    VAI SOBRAR DINHEIRO COM CERTEZA……………….

  52. Norivaldo Pereira Says:

    Que vergonha saber que este pais descarrega tudo que não presta em cima de nós trabalhadores.
    Fator previdenciario que coisa maldosa , que só atraza nossas vidas , que pais é esse, cadê o patriotismos destes governantes?

  53. Juca Says:

    Gostaria que alguém calculasse o quanto acumulou um trabalhador que sempre contribuiu no teto por 35 anos. Quanto ele teria se tivesse investido esse valor x quanto o governo lhe pagará se tiver que se aposentar com 49 anos, por exemplo, como será o meu caso. Hoje tenho 47 anos a 33 anos de contrubuição.

  54. Juca Says:

    Eu fiquei abismado ao ler a reportagem abaixo. Vejam o nome que está por tráz dessa idéia maluca. Vocês não irão acreditar. Alguém pode responder se é isso mesmo? Se for, temos que retirar todos os parabéns dado a alguém!!!
    ” O governo federal apresentará ao Fórum Nacional da Previdencia Social uma nova forma de cálculo para aposentadoria, o Fator 95. Se aplicado exigirá pelo menos mais 3 anos de contribuição, além dos 35 atuais. Pela regra proposta, a soma da idade e do tempo de contribuição deve ser igual ou superior a 95.
    Hoje, a idade média da aposentadoria do brasileiro é 54,2 anos. A soma com os 35 anos mínimos exigidos de contribuição dá 89,2.
    Para se aposentar pela regra proposta serão necessários mais 5,8, isto é, mais três anos de contribuição, ou seja, 57,2 anos e 38 de contribuição, o que gera fator 95,2.
    A proposta do governo, se aprovada, vai substituir o fator previdenciário, que leva em conta a idade e a expectativa de vida na data do pedido de aposentadoria.
    O senador Paulo Paim (PT-SP) é um dos defensores.”

  55. Juca Says:

    Pelo comentário acima, é importante que cada um saiba exatamente o que está defendendo e a quem está parabenizando. Já imaginou se você faz toda uma torcida por eliminar o fator previdenciário e cai numa armadilha dessa?

  56. sebastiao Says:

    concordo que eh uma injustiça a criaão deste FAOR PREVIDENCIARIO, para quem ja contribui ha muito tempo. se querem cria-lo que o façam mas para as pessoas que estao iniciando a contribuir.

    QUERO ENVIAR UMA MENSAGEM DIRETAMENTE AO SENADOR PAULO PAIM, VCS PODEM ME INFORMAR COMO DEVO FAZE-LO?

  57. Ana Oliveira Says:

    Tem percebido que não e de interesse da mídia divulgar o andamento o projeto do Senador Paulo Paim em derrubar o Fator Previdenciario. Não está na hora de mobilizar-mos a sociedade no sentido de participarem e de todas as manifestações.

  58. Eduardo Andrade Says:

    Ontem 23/04 a camara não votou a emenda para o reajuste dos aposentados nos mesmos percentuais do salário minimo. Acreditos que eles acham que os aposentados não precisam mais viver, e devem sumir logo. Porém hoje ja estão rosnando com o corte das passagens, pois dizem que seus salários minimos não dão para arcar som suas despesas. Pobres aposentados.

  59. paulo cesar goncalves santos Says:

    se o fator previdenciário não acabar gente só nos resta entrar-mos juntos eu digo todo trabalhador aposenntado e que esta apto a se aposentar na justiça,pois a OAB já se colocou do nosso lado,esta ideia é a do fim do poço.

  60. Fred B. Lucht Says:

    Realmente a midia (principalmente a Globo e Band) não tem interesse de divulgar noticias s/ o projeto do Brilhante Senador Paulo Pain, porque ainda estao naquela de fazer média com o Sr.Lula.Eu não sei como estes Politicos tem coragem de olhar para os Velhos/Aposentados.O nobre Senador Paulo Pain vem a muitos e muitos anos lutando pelo seu projeto, e é muito interessante, porque em setembro/2008 quando iniciou a “crise”, já em outubro (30 dias após) o Sr.Lula distribuio farto dinheiro aos “banqueiros”. Isto que ele é do partido dos trabalhadores. É o fim do mundo.Eu contribui por mais de 35 anos,sempre com 10 salários, e após 8 anos de aposentado recebo apenas 5. Quando foi para descontar mensalmente a parcela divida ao INSS, foi feito conforme as Leis deste Pais , e agora? para receber ?
    Bem dia 13 de maio esta próximo. vamos ver .???

  61. manoel pereira filho Says:

    gostaria de apertar a mão do senador
    paulo paim pelo belícimo trabalho.

  62. CARLOS DIAS Says:

    COM TANTA FARRA, DO DINHEIRO PÚBLICO, CADA SEMANA QUE PASSA, FICAMOS SABENDO, O QUE FIZERAM COM O NOSSO DINHEIRO.É LÓGICO, DEVE SOBRAR, BASTANTE DINHEIRO, PARA AS MORDOMINAS.NA INTERNET, HOJE, VEM A NOTÍCIA, 261, DEPUTADOS DEVOLVERAM, O DINHEIRO DAS PASSAGENS.SOMENTE QUANDO, TUDO ISTO, VEM A TONA E QUE TOMAM, ESTA INICIATIVA.NÓS PAGAMAMOS, PARA PARENTES DE PARLAMENTARES, VIAJAR PARA O EXTERIOR, ISTO É UM ABURDO, ENQUANTO MILHARES DE PESSOAS, MORREM SEM UM ATENDIMENTO MÉDICO, MUITOS MORREM EM FILAS DE ESPERA.É SÓ LIGAR, OUVIR OS NOTÍCIARIOS, NOSSO SISTEMA DE SÁUDE, ESTÁ FALIDO.TEM DINHEIRO PARA AS FARRAS, MAS PARA DEVOLVER AOS APOSENTADOS, QUE CONTRUIRAM O BRASIL E PAGARAM, A PREVIDENCIA, DURANTE LONGOS ANOS, ALEGAM QUE NÃO TEM VERBA, MAS DESVIAM O DINHEIRO, ARRECADO DA PREVIDENCIA, PARA OUTROS FINS.OS PROJETOS DO SENADOR PAULO PAIM, VISAM DEVOLVER AOS APOSENTADOS A DIGNIDADE DE UMA VIDA MELHOR.E NÃO É FAVOR E SIM, UMA PRESTAÇÃO DE CONTAS, COM QUE PAGOU A PREVIDENCIA SOCIAL.OS POLÍCITOS, VOTAM SEU PRÓPRIO SALÁRIO, E É LÓGICO, SEMPRE RECEBEM, SEUS AUMENTOS.AINDA TEMOS DIREITO AO VOTO.TEMOS QUE NOS UNIR, PARA ACABAR, COM O VOTO SECRETO, E AÍ, SABEREMOS, COM VOTAM, AQUELES QUE ELEGEMOS E SABEREMOS, DAR RESPOSTAS, NAS URNAS.PEÇO A TODOS, MANDEM AOS DEPUTADOS FEDERAIS, QUE APROVEM, OS PROJETOS DO SENADOR PAULO PAIM, REFERENTE AOS APOSENTADOS E O FIM DO VOTO SECRETO.POVO UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO.DEPENDE DE NOSSA UNIÃO, A VITÓRIA.MENSAGEM DE UM APOSENTADO DO INSS, QUE CADA VEZ MAIS, SEU SALÁRIO, ESTÁ SENDO DEFASADO.

  63. Benedito Aparecido Gomes Says:

    Olá amigos!
    Acho o fator previdenciário um desrespeito com o trabalhador Brasileiro, e essa é a hora do PT e os aliados mostrarem que estão com os trabalhadores e acabarem com essa lei que prejudica tanto a classe trabalhadora desse País, e se não extinguirem essa lei,provarão que o Presidente Fernando Henrique e seu partido PSDB estavam com a razão ao aprovarem a Lei.
    Abraços a todos.
    Benedito

  64. Fred B. Lucht Says:

    Infelizmente o PT , Lula e seus camaradas, estao contra os aposentados, porque nao é possivel tanta demora , Agora o Sarney e o Temer querendo fazer média com o Lula e jogando a definiçao para frente.Tomara que no dia 26/05 chegue ao fim esta novela.Mas é muito importante que os nomes dos senadores e deputados saiam na votaçao, para se saber quem votou contra os aposentados, e ai podermos saber quem sao estes safados, que na verdade jamais deveriam ser politicos, pois sao ladroes do povo. Porque quando por mais de 35 anos foi a cada mes descontado encima do que a lei deste Pais mandava, agora na hora de receber o retorno a mesma lei do mesmo Pais, não vale. Mas a hora esta chegando .

  65. ALBINO MACHADO DIAS Says:

    FATOR PREVIDENCIARIO E CALCULO DO SALÁRIO DE BENEFÍCIO:Concordo com a proposta do fator 95 ou 85 para substituir o fator previdenciário, mas não concordo com a fórmula de cálculo adotada pelo INSS, do salário de benefício em que se utiliza a média dos 80% maiores salários de contribuição corrigidos a partir de julho de 1994, A LEI Nº. 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991. A correção, somente a partir de 1994, prejudica aqueles que têm hoje 35 anos de contribuição à previdência e, cujos maiores salários de contribuição (tomando como referência o salário mínimo da época) se deram no período anterior a 1994 (contribuintes desde 1974 e já com tempo suficiente para se aposentar).
    A meu ver, o correto e justo seria, estabelecer, mês a mês, a correspondência entre o salário de contribuição e o salário mínimo da época (tomando como base a série histórica do salário mínimo) e calcular a média dos 80% maiores valores obtidos. Multiplicando o valor médio assim obtido pelo salário mínimo na época da concessão da aposentadoria se obteria a Renda Mensal Inicial Corrigida, ou seja, o primeiro salário de benefício.
    Analisando o caso real de um trabalhador que na simulação do INSS ( DATAPREV) terá uma “Renda Mensal Inicial Corrigida de R$1.140,18.” este mesmo trabalhador, adotando a correspondência entre o salário de contribuição e o salário mínimo conforme parágrafo acima, passa a ter uma Renda Mensal Inicial Corrigida de:
    • R$1517, 60, se mantido o fator previdenciário e mantido a media dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo;
    • R$1897, 85, se extinto o fator previdenciário e mantido a media dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo;
    • R$1978, 19, se extinto o fator previdenciário e adotado a média dos media dos 70% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo, conforme proposta da deputada Rita Camata;
    • R$2158,12, se extinto o fator previdenciário e adotado a média dos 50% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo.
    Ver-se portanto que o maior confisco não se deve ao fator prevideciario mas a formula de calculo adotada pelo INSS.

    PS.
    Quem tiver interesse em receber as planilhas que detalham as simulações acima, entre em contato comigo pela e-mail:albinomd@yahoo.com.br .

  66. silviaritacostabrito Says:

    manda essa cambada, de politicos que estão no poder dirigindo a vida dos aposentados brasileiros, a viverem com esse salario,,quero ver a marca de papel higienico que eles vão usar…….

  67. JOAQUIM CANDIDO DA SILVA Says:

    BON DIA
    CONCORDO PLENAMENTO COM A REDUÇÃO DO FATOR PREVIDENCIARIO EU MESMO JÁ RECOLHI 38 ANOS DE INSS COM 9 ANOS RECOLHENDO NO TETO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO APOSENTAR NEM COM 50% DO TETO, OS GOVERNANTES TEM QUE PENSAR UM POUÇO NESTA GENTE QUE AJUDOU E AJUDA A CONSTRUIR ESTE PAÍS.

  68. REGINALDO R DA SILVA Says:

    QUERO SABER SE A ALGUMA DECISAO DO TRIBUNAL SUPERIOR, SOB O FATOR PREVIDENCIARIO PARA ALGUM APOSENTADO QUE ENTROU COM PROCESSO E GANHOU

  69. Otalino José de Farias Says:

    Quando eu vejo o incencibilidade dos nossos políticos que as vésperas de mais uma eleição, falando comom se fossem os homens mais sérios e hidôneos, fico imaginando, até quando querem continuar fingindo e enganando o povo. Até mesmo os seus familiares sofrem os piores tipos de humilhação e perdidos no espaço. Vejam a história da cpmf-contribuição provisória da movimentação financeira. A pedido na época pelo então Ministro da Saúde, Dr. Adib Jatene, em estudos analisados por técnicos da área, a medida seria e foi por pouco tempo, para COMPLEMENTAR, a parcela do Orçamento do referido Ministério. Vejam o que aconteceu, muitos dos políticos que hoje estão no poder eram contra ao projeto. Tendo o projeto passado por minoria, foi gerada a complementação provisória para na época suprir um rombo de R$ 400.000.000,00 (quatrocentos milhões de reais). Tão logo funcionou o novo sistema de auxílio financeiro, os políticos que eram contrários, viram o rendimento surtindo efeito positivo, pularam para dentro do barco. O Brasil inteiro viu o Dr. Jatene falou neste barco eu não, pediu a sua pura e simplesmente esoneração do cargo de Ministro demostrando a sua seriedade moral. Os que no início eram contrários, gostaram tanto do dinheiro sofrido dos contribuintes que, quando vencia o tempo provisório do tributo, queriam fazê-lo permanente, simplesmente com o argumento de que, não poderiam perder aquilo que antes foram contra, hoje na importância por eles informada de R$ 41.000.000.000,00 (quarenta e hum bilhões de reais), ao ano. Os políticos que se diziam contra, estão hoje todos um na garupa dos outros, simplesmente dando uma banana ao eleitorado brasileiro. Deus está so olhando, vamos ver o final do fritar dos ovos. Esqueço algumas coisas, mais nem tudo.

  70. marilia Says:

    Se não fosse a ajuda que dou todo mês ao meu pai ele estaria morrendo de fome,visto que a aposentadoria que ele recebe é uma vergonha e quando o salário aumenta o dele não é pelo menos compativel,um absurdo,pois,ele trabalhou uma vida e sempre pagou impostos em dia,peço o fim do fator previdenciário.

  71. livia Says:

    Quero deixar registrada aqui a indignação que assola todos os aposentados e familiares dos mesmos com a cobrança do Fator Previdenciário. Meu pai, por exemplo, trabalhou dignamente, contribuiu religiosamente com o pagamento do INSS, e agora na velhice depende de nós filhas para comprar os seus remédios para manter-se vivo. É na velhice que mais precisamos de apoio. É muito fácil para os políticos encherem seus próprios bolsos a qualquer custo, mas, quando se trata de conceder uma migalha de direito dos pobres brasileiros, eles se esquivam e inventam mecanismos para dizerem não.

  72. laura Says:

    Meu pai sempre trabalhou,pagou impostos em dia e agora se não fosse pela minha ajuda , ele estaria MORRENDO DE FOME!!Por isso peço o fim do fator previdenciario.

  73. Vania Says:

    Gente,

    Pelo amor de Deus, tenho tempo e idade para me aposentar, mas só que com este fator previdenciário não dá, meu salário ficará muito abaixo do que eu ganho.
    CHEGA DE FALCATRUAS, DÊM AOS TRABALHADORES AQUILO QUE ELES CONSEGUIRAM POR DIREITO E NÃO COM FALCATRUAS

  74. A. Santos Says:

    Falta 12 meses para ter direito a aposentadoria proporcional mas o fator previdenciario me imperde. de não deixa a vaga pra outro trabalhador. surgestão acaba o fator previdenciario. deixa este dinheiro circular no pais. para gerar emprego, e ter consumo, ou seja, o mercado fluir normalmente. pra que reter dinheiro.na mão de pouco será não é o que se faz na previdencia? nego acreditar.

  75. Waldir Alves da Silva Says:

    O fator previdenciario esta bloqueando o desenvouvimento
    se muitos se aposentarem, vai circular mais dinheiro no mercado e assim o comercio cresce
    “”” Fim do Fator Previdenciario “”

    favor divulgar os resultados das ultimas negociações sobre esse assunto
    Obrigado

  76. antonio eustaquio da costa Says:

    Só quem é aposentado e é ¨subtraído¨em seu minguado salário que muitos teimam em chamá-lo de benefício pode dizer como somos tratados pelos que não passam por dificuldades financeiras após dar uma vida em pról deste Brasil,e pagar aos que nos tiraram este malfadado fator previdenciário

  77. antonio eustaquio da costa Says:

    Salario:valor recebido por serviço prestado.
    Benefíco:valor recebido como prêmio,gratificação ou outros valores acima do que lhe é devido.
    Aposentado não tem benefício,recebe por serviços prestados durante no mínimo 30 anos.E ainda covardemente nos tiram o que seria merecidamente direito adquirido.Fora o fator previdenciário.Temos que ser tratados com dignidade,sem favor algum.Quem não quer nos devolver o que temos direito,não merece nosso apoio e muito menos os votos que irão nos implorar no ano que vem.

  78. antonio eustaquio da costa Says:

    É uma vergonha os valore que são ¨roubados¨ da nação e dizerem que não têm como pagar aos aposentados o que foi tirado nosso.É uma questão de honra nos devolverem o que é nosso.Confio naqueles que irão votar pela volta de um pouco de dignidade a nós.

  79. SEVERO Says:

    vamos ficar atentos pq o PSDB de josé serra ja está com propraganta partidaria em rede de televisão, eles falam em vários beneficios que foram projeto do partido, um desses beneficios é o plano real. por favor vamos ficar atentos pq o fator previdênciario também foi criação deles!!!! cuidado pq serra e fhc são farinha do mesmo saco!!!!

  80. SEVERO Says:

    vamos ficar atentos pq FHC criou o fator previdênciario e LULA está fazendo de tudo para que não seja aprovado o fim! companheiros vamos ficar de olho nos parlamentares pq será nas urnas que falaremos mais alto!!!

  81. SEVERO Says:

    só falta a petrobrás para ser privatizada!!!

  82. SEVERO Says:

    chiiiiiiiii ja vi tudo! o fator previdênciario vai ser subistituido pelo 85/95 ! não podemos aceitar isso, se aceitarmos quando chegar prox. a aposentadoria o contribuimte ja está quase morto, e mesmo que venha a ganhar mais grande parte será gasto com remédios!!!!

  83. SEVERO Says:

    obs eu sei oque falo pois sou aposentado!!!

  84. antonio jose tomazella Says:

    solicito apoio do sr deputado para equiparacao das porcentagem para o aumento das aposentadodia

  85. solange Says:

    Gostaria de poder um dia gritar bem alto Deputados e Senadores merecem os seus valores (com dignidade) a partir do momento em que esse projeto ou lei do fator previdenciário cair e as coisas melhorarem para nos trabalhadores que passamos a maior parte de nossas vidas dentro de uma empresa, sem poder desfrutar do aconchego de um lar, de ver um filho crescer, e um milhão de coisas que nos impedem de acontecer em nossas vidas por ter que sairmos todo dia de casa 8h as vezes até 10h ate chegarmos em nossas casas, ao chegarmos quase 5 décadas fora de nosso lar e que outro tanto não teremos para usufruir podiamos pelo menos fazer jus do contribuimos com nosso país e termos o retorno daquilo que realmente e de fato nos foi descontado seria a alegria de milhões de brasileiros ter seus direitos reconhecidos. Não estamos pedindo nada de graça é fruto do nosso trabalho, de nosso suor ,de nossas lágrimas por tudo o que passamos nesses 30 anos de trabalho, que ao chegarmos ao fim deste tivessemos uma luz no fundo do túnel teu esforço foi reconhecido, ao invés que ingratidão . Deputados, Senadores queremos voltar e aplaudilos mas façam alguma coisa por nós que para isso vocês tem voz e poder. abraço e estou confiando e quero que me deem esse voto de confiança.

    • marilei de fatima giatti anversa Says:

      Concordo com a Solange pois contamos (nós eleitores deste imenso País do Oiapoque ao Chuí) com o apoio de todos Deputados e Senadores visando o fim do fator previdenciário para aposentadoria com dignidade e qualidade de vida.

  86. JOSE CARLOS PINHEIRO MUNHOZ Says:

    Sou aposentado Administrador de Empresas tive resultodo satisfatório com a media dos 120 ultimos salários de contribuição, sempre paguei referente ao teto de desconto em folha de pagamento., e não estou recebendo vencimentos, que equivalem a cinquenta porcento da média aplicada pelo inss., já entrei com processo contra a previdencia há dois anos, e não tive nenhum a resposta., desta forma o aposensentado recebe vencimentos corruidos , pois tenho que continuar trabalhando, sendo explorado, para manter-me ., com um pouco de dignidade a minha familia.

  87. Jones de pina ferreira Says:

    Quero nesta oportunidade, manifestar minha adimiração pelo Senador Paulo Paim, pelo entusiasmo com que defende os aposentados e pensionistas, oxalá houvesse outros senadores que vestissem a camisa dos aposentados, vejo outros deputados falando na tribuna em defesa dos aposentados, fico feliz também, quanto ao fator previdenciário é um cancer na vida do trabalhador e tem que ser estirpado. F ERNANDO HABEAS CORPUS,(FHC) FOI A CELULA DOENTE QUE PROVOCOU ESTE CANCER. ABRAMOS NOSSOS OLHOS E ACOMPANHEMOS A VOTAÇÃO NA CÂMARA, NÃO ESQUEÇAMOS DOS TRAIDORES DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, O ESTATUTO DO IDOSO ESTÁ AI MAS AS DIFICULDADES CONTINUAM. REMÉDIOS CADA VEZ MAIS CAROS. UM ABRAÇO A TODOS APOSENTADOS. QUE DEUS NOS PROTEJA E NOS DÊ O QUE NOS É DE DIREITO.

  88. GRAÇA Says:

    Em 14 meses darei entrada na minha aposentadoria, se o fator for aprovado agora, como fica a regra 95/85 para quem está as portas da aposentadoria, vai valer o fim do fator para esses também, ou não?
    No meu caso, tenho 50 anos hoje e quando completar os 30 anos terei 51, pela regra dos 85, eu teria 51+30=81 – terei que trabalhar mais 4 anos para ter direito a aposentadoria sem o fator previdenciário?
    Se assim for eu não concordo, a regra deveria valer para os filiados que tenham menos de 25 anos, porque não é justo a gente trabalhar tantos anos e na reta final o governo muda as regras e o trabalhador tem que se arrastar mais anos pra ter direito a um benefício justo. Quando a promulgação das novas regras em 88 deveríamos cumprir um pedágio de 40% so saldo restante, cumprimos, agora a lei muda novamente, quem nos garante que daqui a 4 anos a lei não muda novamente e vamos então nos arrastar mais alguns anos para ter direito. E Então?

    A regra 95/85 é uma descalabro, um insulto a NÓS trabalhadores que somos obrigados a ter o desconto em folha todos os meses e quando estamos perto de nos aposentar aparece essa nova regra que nos humilha e avilta como se fossemos os reais causadores do ROMBO da previdencia, cadê a Guilhermina que roubou milhões dos cofres da Previdência e os politicos que se aposentam no fim do mandato com salário integral, e esse Presidente que teve um dedo extirpado e mama na teta do governo a mais de 30 anos, o que temos que fazer para valer nossos direitos? Deveriamos TODOS OS BRASILEIROS entrar com ação contra o INSS e pedir nosso dinheiro de volta. COMO que alguém pode roubar 50% do salário final prevendo que viveremos ainda 30 anos e para tanto não precisamos ganhar o correto? Para o bolso de quem vai os meus 50% que foi negado?
    TOTALMENTE CONTRA A REGRA DOS 95/85 porque estamos pagando a muito tempo porisso. VERGONHA NACIONAL.

  89. Ricardo Rodrigues do Patrocínio. Says:

    JUSTIÇA DÁ REVISÃO A BENEFÍCIO PROPORCIONAL

    Os segurados filiados ao INSS que se aposentaram de forma proporcional a partir de 1999 podem ter uma revisão no benefício de até 50% na justiça. a decisão, inédita, é da turma recursal(2ª instância) do Juizado Especial Federal de Santa Catarina.
    Isso porque, segundo a decisão, não deve incidir o fator previdenciário(fórmula que reduz a aposentadoria de quem se aposenta mais cedo) sobre esses benefícios. O motivo é que eles já possuem uma regra na qual é exigida uma idade mínima.
    O benefício proporcional equivale a, no mínimo, 70% da aposentadoria integral.
    “Sendo a idade um dos integrantes do fator previdenciário, não se pode fazê-la incidir duas vezes no benefício: Na exigência da idade mínima e como integrante do fator previdenciário”. diz a decisão.

  90. V era Lucia Silva Nogueira Says:

    Prezado Deputado,

    Deixo aqui registrada a minha indignação com toda a injustiça que é cometida com os aposentados, além dessa vergonha nacional que é esse “FATOR PREVIDENCIARIO” que nos tirou a possibilidade de termos uma vida mais ou menos digna depois de aposentedos, ainda somo cobrados de maneira vergonhosa quando ainda precisamos continuar trabalhando para complementar esse “BENEFICIO”, pois quando continuamos trabalhando temos a obrigação de c on tinuar contribuindo para a Previdencia (no meu caso com aliquota de 11%), porem direitos não temos nenhum, tais como: se ficamos doentes ou sofremos um acidente de trabalho não temos direito a beneficio por já recebermos aponsentadorias ou se perdemos nosso emprego também não temos direito ao Seguro Desemprego, também pq. recebemos aposentadorias. Aí eu pergunto já que somos obrigados a perda pelo Fator, não deveriamos ter uma legislação que nos proteja contra esses abusos, como não termos o desaconto de aliquota previdenciaria.
    Fico muito triste com a situação politica de nosso Pais, por esse motivo declaro minha revolta aqui e o meu não comparecimento as Urnas.

    Obrigada Deputado pela sua luta por nós, sei que o senhor tem se dedicado muito a esta causa, infelizmente temos poucos politicos com a sua indole, que realmente entram para politica para lutar pelo povo que o elegeu.

    Sem mais,

    Vera Nogueira

  91. Sérgio Castro Says:

    Obrigado Deputado por ter abraçado a causa deste maldito e injusto ¨fator previdenciário¨para por um definitivo FIM.
    Esta fórmula 85/95 é outra injustiça, mais uma sacanagem com o trabalhador, pricipalmente os Homens. Porque toda lei coloca o homem tendo que trabalhar mais tempo que a Mulher? Onde está a igualdade de direitos? É somente para as mulheres? Não somos todos iguais? Recentemente o IBGE divulgou relatório afirmando que os Homens estão vivendo em média 07 anos menos que as mulheres. Será que os poderosos(ministro da prev.social, presidente Lula, Dima Rousself entre outros) preferem fingir que não tomaramconhecimento desta realidade?

  92. Salgueiro Says:

    Sou aposentado me recuso a reclamar, tenho uma ideia só que não sei como colocar em pratica, não precisamos acabar com o fator previdenciario, porque não o dividimos com os vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, funcionarios publicos em geral desde o menor salario ao maior, com certeza este indice distribuido, os aposentando poderia perder no maximo um 5% de seu beneficio, e facil só não sei como colocar em pratica, peço ajuda aos meus representantes que são os que defendem meus intereses que são os senhores Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, Senadores e Presidennte da Republica, certo que eles irão atender a esta solicitação ficarei no aguardo.

  93. Severo Says:

    caros companheiros aposentados, fiquemos atentos a esta manobra do deputado pepe vargas(pt). que não é fim do fator previdenciario e sim subsitituição por outra formula maquiavélica, quando voce entrou no mercado de trabalho, a 35 anos atras, foi dito, que voce se aposentaria integralmente, dentro dos calculos dos salários de referencia da previdencia e não cortar o seu beneficio em até 40%, portanto não iremos as urnas e 2010, se formos votaremos nulo, e orinteremos nossos filhos, netos, esposa, cunhados, primos e etc.. a fazer o mesmo.

  94. José Maria Bezerra Says:

    Gostaria de saber se existe um teto de aposentadoria do inss. Ou seja, qual o VALOR MÁXIMO DE UMA APOSENTADORIA PAGA PELO INSS ?
    EXISTE ESSE TETO ?
    AGUARDO RESPOSTA.
    FAVOR RESPONDER PARA: Josemaria.bezerra@oi.com.br
    AGRADEÇO
    José Maria Bezerra

  95. José Maria Bezerra Says:

    Existe um teto na aposentadoria do Inss?
    Ou seja, qual o valor máximo de uma aposentadoria paga pelo Inss (valor mensal) ?
    Gostaria de receber RESPOSTA.
    Favor responder para : josemaria.bezerra@oi.com.br
    Agradeço muito

  96. gilmar g Says:

    senhores tenho tanto para FALAR mais fico no lembrete,OLHA…..2010 aposentados sao 20 milhoes de votos temos internet para angariar votos em todo brasil ou o CONTRARIO OBRIGADO Srs.Deputados

  97. willame castro aires Says:

    vamos nos unir com esse deputado.e da a resposta para os de fernando henrique nas eleiçõe futuras parabéns deputados que estão na luta.

  98. Márcio Says:

    Tem que acabar com o maldito FATOR PREVIDENCIÁRIO, mas po que nimguem ta falando é que vão propor a tal de aposentadoria 85-95. Para mulheres a soma da idade mais o de contribuição tem que dar 85 anos e os homens 95 anos. Isto é o mesmo que trocar o 6 por meia dúzia, ou não?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: