Chávez denuncia manipulação de monopólio da mídia nos EUA

p7-chavez.jpg

“Um dia, mais cedo do que tarde, o povo norte-americano encontrará em sua alma a força para se livrar da tirania que o oprime”, afirmou Hugo Chávez no programa “Alô Presidente” do domingo

“O que a secretária de Estado de Washington, Condoleezza Rice, disse durante a Assembléia Geral da Organização de Estados Americanos, no Panamá, é falso. Ela falou que o povo dos Estados Unidos assiste todos os dias à CNN, à ABC, e que a independência e liberdade de imprensa lá garante um atento e minucioso exame das políticas do governo. Mas, como o povo assiste? O que é que esse povo vê? Os meios de comunicação dos EUA manipulam o povo”, afirmou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante o programa “Alô Presidente”, em edição transmitida do estado de Apure no domingo, 10.

MENTIRAS DA CNN

Um dos inúmeros exemplos da manipulação perpetrada pelo monopólio dos meios de informação dos EUA a que o presidente se referiu ficou registrado. No início de maio, a CNN apresentou imagens de uma manifestação ocorrida em Acapulco, no México, como se fosse em Caracas, em apoio à RCTV. A falsificação pode ser vista em vídeo no seguinte endereço eletrônico: www.aporrea.org. Na véspera do último dia da concessão não renovada do canal Rádio Caracas de Televisão, fato que foi usado pela mídia norte-americana para atacar o governo venezuelano, o ministro de Comunicação e Informação, William Lara, entrou com um processo contra a CNN por falsificação de informações, baseado nesse programa.

Em seu pronunciamento no “Alô Presidente”, Chávez assinalou que seu governo não é contra a cultura norte-americana, e muito menos contra o povo norte-americano, mas argumentou sobre a necessidade de combater o imperialismo. “O imperialismo é a política de esmagar a independência e a soberania dos nossos países, de se apropriar das nossas riquezas. Não é possível construir um novo país, desenvolver a nossa economia, tomar conta de nosso petróleo, e deixar avançar para cima de nós os Estados Unidos”, ressaltou.

“Um dia, mais cedo do que tarde, o povo norte-americano encontrará na sua alma a força para se livrar da tirania que o oprime; com o esforço de vocês, com o intelecto, para o bem de vocês, do povo dos Estados Unidos e do mundo”, enfatizou, se dirigindo a quatro estudantes americanos de Nova Jersey, que participaram de todo o programa.

No programa, o chefe de Estado venezuelano destacou o papel dos jovens nas mudanças que o país vive. “A revolução é da juventude, e o futuro está brotando. Tem que expressar as idéias que cada um tem. Tomara que os jovens que defendem interesses da oligarquia o digam, mas não jogando pedras, nem se deixando usar”, sublinhou.

Hugo Chávez inaugurou três empresas de produção socialista, duas no estado de Apure e a terceira em Anzoátegui. Em visita à fábrica que processará 36 mil litros de leite diários, localizada na cidade de Elorza, Chávez propôs a criação de um fundo especial de financiamento para garantir a sustentação das empresas de produção socialista. “Deve ser uma ação planificada, não vamos repetir o modelo capitalista. Não será vendendo mercadorias que a produção socialista vai se financiar. Devemos ter a vontade e a firmeza necessária para não nos deixarmos arrastar pelo mais fácil, pela torrente capitalista”, destacou.

MANIFESTAÇÃO

Agitando bandeiras nacionais, do Partido Socialista Unido da Venezuela, PSUV, assim como estandartes de sindicatos e outras entidades, milhares de pessoas marcharam no domingo para repudiar o desrespeito aos símbolos pátrios, principalmente à bandeira nacional, perpetrado em manifestações da oposição. Nos últimos dias, bandeiras foram destruídas, viradas ao avesso, apresentadas com as cores trocadas, por grupos que defendiam a continuidade da licença da RCTV.

“É inaceitável que pessoas que se dizem venezuelanos desrespeitem os símbolos do nosso país”, disse Héctor Acosta, historiador e professor da Universidade Central de Venezuela, UCV. Os manifestantes se reuniram na Praça Miranda e caminharam até o Panteão Nacional onde se realizou o ato de desagravo à bandeira.

SUSANA SANTOS

Hora do Povo

Rizzolo: Realmente não há nada de errado no modo de vida americano, agora essa cultura republicana texana, retrógada é o que estraga, os intelectuais americanos já estão se mobilizando , hoje em muitos lares americanos , como também em outras estantes como a minha se proliferam livros de Noam Chomsky, não há duvida na afirmação que “Um dia, mais cedo do que tarde, o povo norte-americano encontrará na sua alma a força para se livrar da tirania que o oprime; com o esforço de vocês, com o intelecto, para o bem de vocês, do povo dos Estados Unidos e do mundo”.

Temos que combater o imperialismo que é a política de esmagar a independência e a soberania dos outros países, de se apropriar das riquezas dos mesmos, coisa de Texano, Republicano, extrema direita , fascismo, ou seja o passado, ninguem cresce esmagando o outro, e não tem nada de romântico nessa afirmação e sim de cientifico.

Os exploradores da direita americana não sobreviverão por muito tempo, isso me lembra o depoimento de um plantador de coca da Colombia quando o perguntaram porque plantava coca, dizia ele, ” enquanto a juventude americana não descobrir um sentido para a vida , temos que abastece-los de coca para nós não morrermos de fome e para que eles encontrem na vida um sentido através desse triste pó ” .

O capitalismo é a essência do individualismo, a morte do coletivo, o isolamento , que leva ao convívio da droga , da anestesia, do nada; para poder sim os poderosos exercer ainda mais o domínio da sua pátria, do seu solo, e do seu intelecto, com mais destreza e facilidade, pois assim enebriado voce entregará tudo docilmente ”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: